1. Pergunta: Dentro da psicofonia, se um médium dá passividade constantemente para irmãozinhos sofredores, tristes e chorosos, isso significa que o médium não está com a sintonia elevada?
Resposta: Todo médium deve estar em equilíbrio para trabalhar num grupo mediúnico. Quando dá manifestação a Espíritos sofredores, pode lhes proporcionar alívio e paz.
Existem médiuns que têm energias específicas para socorrer Espíritos suicidas, muito sofredores; essa é a missão dos médiuns de desobsessão. Não é, portanto, um desequilíbrio.
2. Pergunta: É verdade que um laço afetivo jamais se desfaz? E se for confirmada essa hipótese, podemos exemplificar essa situação com a empatia que sentimos pelas pessoas quando as vemos pela primeira vez e, por todo tempo, sem ao menos serem íntimas (parentes, amigos, etc.?).
Resposta: Sem dúvida, desde que originado de verdadeira simpatia. Mas, porém, se criou-se o laço principalmente por causa de ordem física, esse tende a desaparecer quando a causa se afasta. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra, porque não se acham subordinados aos caprichos dos interesses materiais e do amor-próprio.
Francisco Cândido Xavier
Emmanuel