1 Vós sois o sal da Terra!… ( † )
2 Com esta frase dirigida aos companheiros, o Senhor define a influência do Cristianismo, como fator preservativo da paz entre os homens.
3 Nestes dois mil anos de atividade, os cristãos tem sido a força que evitam o alastramento dos esquemas que surgiram no seio da Humanidade. E nos mais de quinhentos anos de vida organizada, o Brasil tem sido um exemplo de cordialidade e temperança, demonstrando paciência e tolerância nas crises de relacionamento internacional.
4 Nunca o país se dispôs a ameaçar os seus vizinhos, a afrontar dissensões e iniciar-se a guerra de conquista; e, em todos os séculos de nossa história, qualquer movimentação militar não agiu em detrimento dos povos vizinhos, a não ser em defesa de seus patrimônios, quando foi compelido a ir às armas para fazer valer os princípios da paz e do direito que lhe norteiam a vida.
5 Nunca menosprezou as nações limítrofes e nem as espezinhou em quaisquer circunstâncias.
6 Pairemos assim, irmãos e conservemos os nossos desígnios de tranquilidade, perante os povos vizinhos ou povos visitados por nossas embaixadas para acordo e ajustamento entre as comunidades que nos são fronteiriças.
7 Assim pois, em quaisquer momentos difíceis das relações com vizinhos estejamos atentos aos nossos ideais de paz e amor, respeito e luz, a fim de que a nossa civilização do coração determine e viva sempre sob a serena paz da influência de Jesus.
Maria Dolores
Mensagem recebida no Grupo Espírita da Prece em 29/05/1999