O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Chico Xavier, dos hippies aos problemas do mundo — Entrevistas — Emmanuel


1

Entrevistadores

1. — ALMIR GUIMARÃES — Cumprindo promessa feita há cinco meses atrás, a alta direção dos “Diários e Emissoras Associadas”, a divisão de telejornalismo do Canal 4, São Paulo, Tv Tupi, dá início a mais um programa da série “Pinga-Fogo-71”. Nosso convidado desta noite dispensa apresentações. Por dois motivos: primeiro, por ser conhecido de Norte a Sul, de Leste a Oeste, pela posição de excepcional destaque que ocupa em todos os quadros da doutrina espírita em nosso País, apontado pelos mestres como um dos maiores psicógrafos do mundo; segundo, porque esse Pinga-Fogo é um prolongamento de um primeiro acontecido na noite de 28 de julho passado. Aqui está um dos maiores médiuns psicógrafos do mundo: 112 obras, de autores diversos, até o momento. Aí está Francisco Cândido Xavier, Chico Xavier.

Chico Xavier, são seus os instantes iniciais para a abertura dos nossos trabalhos e o seu primeiro contato com milhares de telespectadores que nos honram com sua audiência.

CHICO XAVIER — Sinceramente, devemos confessar que estamos aqui numa posição imerecida. Emprestou-se tamanha solenidade a este programa que, sinceramente, nos surpreendemos sobremaneira. Mas era impossível recusar um convite tão gentil da parte da Tv Tupi Canal 4, do nosso grande São Paulo, quando recebemos aqui tantos testemunhos de respeito e de apreço, já que fomos convidados para um encontro de Natal, de modo a comentarmos a doutrina cristã, diante da vida contemporânea, razão porque solicitei de todos os companheiros espíritas cristãos uma prece em meu favor para que eu possa cumprir o dever a que fomos chamados. Devo também declarar de público que, pessoalmente, não estou representando o pensamento de nenhuma instituição espírita evangélica do nosso País. A Tv Tupi, por seus dignos representantes neste programa, convidou-nos em caráter pessoal, a fim de conversarmos do ponto de vista das nossas impressões mediúnicas, em contato com os nossos amigos espirituais já desencarnados, experiência essa na qual estamos desde o ano de 1927. Por último, pedimos licença para dizer que rogamos aos nossos benfeitores espirituais que nos assistissem, que me inspirassem para que a palavra que eu possa dizer não venha a ofender os nossos governantes, as nossas leis, as nossas autoridades, porque nós sabemos que sem lei nós rolaríamos no caos. Portanto, qualquer enunciado verbal dos pensamentos que eu venha a expor são filhos de nosso coração, de nossa fé, de nossa profunda fé cristã. Pedimos tanto, que sentimos ao nosso lado o nosso grande benfeitor, para mim, especialmente grande benfeitor Emmanuel, que me pede transmitir as palavras do apóstolo São Paulo, na epístola a Tito, no capítulo 3, versículos 1 e 2: “Lembra-lhes para que se sujeitem aos que governam, às autoridades, sejam obedientes; sempre prontos para as boas obras. Não difamem ninguém, não sejam altercadores, mas cordatos, dando prova de cortesia para com todos os homens.


ALMIR GUIMARÃES — A equipe de entrevistadores que irá abordá-lo hoje é composta de profissionais da imprensa, os mais experimentados, os mais tarimbados, todos eles estudiosos da doutrina espírita. Temos três convidados especiais e dois que são elementos já seus conhecidos e elementos efetivos da equipe do Pinga-Fogo. Vicente Leporace, diretor responsável por um dos mais importantes informativos radiofônicos do País, o “Trabuco”, que a Rádio Bandeirantes de. São Paulo leva aos céus do Brasil todas as manhãs; Freitas Nobre, um dos mais atuantes parlamentares da bancada do MDB paulista na Câmara Federal, jornalista de raros méritos e estudioso da doutrina espírita; Dr. Ernani Guimarães Andrade, parapsicólogo de renome internacional, diretor do Departamento de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psico-Biofísicas. No momento, no campo da Parapsicologia, o Dr. Ernani Guimarães Andrade está realizando uma série de importantes pesquisas sobre os fenômenos da reencarnação ocorridos no Brasil. Parece-me que está examinando cerca de 50 casos. Durval Monteiro, este já seu conhecido. Está cursando a Faculdade de Comunicações da Universidade de São Paulo e é secretário da Primeira Edição do “Diário da Noite”; repórter Saulo Gomes, tenho uma notícia triste nesta apresentação do Saulo. É este o seu último programa de televisão. Ele está se despedindo definitivamente do rádio e da televisão para se dedicar a uma outra atividade, Repórter da Rádio e Tv Tupi.


Abrir