11/07/1951
1 Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês todos, conferindo-lhes muita saúde, paz e bom-ânimo na senda comum.
Sentindo-lhes as preparações de viagem a São Paulo, formulo votos sinceros ao Senhor, a fim de que sejam aquinhoados por muitas alegrias na excursão de trabalho a que nos consagramos.
2 Não me cansarei de repetir as vantagens das jornadas fraternas e úteis através de outras paisagens e de outros climas. A Terra é um imenso império oferecendo maravilhosas oportunidades educativas. Onde formos, onde estivermos, aí encontraremos renovadas lições da vida, expressas de mil modos. Que o Mestre nos conceda força e disposição favorável para a conjugação do verbo “aprender”.
3 Às vezes, o ensinamento passa por nós sem que o percebamos, porque aprender, no fundo, é assimilar, e para que assimilemos é imprescindível tenhamos dentro em nós “qualidades formadas” para a incorporação, à economia da própria alma, daqueles valores que buscamos ou de que carecemos. Deus nos favoreça, como sempre, a fim de que desfrutemos valioso período de aprendizado no lar maior, que é o mundo vasto.
4 Ficarei satisfeito, meu caro Rômulo, com a sua passagem pelo Rio, atendendo, ainda mesmo que seja por tempo restrito, à nossa velha terapêutica do mar. A ocasião é adequada para o reajustamento das forças orgânicas e para o exame, ainda que indireto, de certos assuntos que nos preocupam a atividade regular.
5 Estimaria poder trazer-lhe notícias mais positivas acerca dos nossos casos particulares, mas por agora nada possuímos de novo para acrescentar ao que já explanamos. Você, porém, conseguirá muito em nosso favor abordando cordialmente os problemas na palavra de personalidades do seu campo administrativo, ou nos bastidores funcionais da capital da República. Você sabe que essas questões são antigas. Reis que sobem estimam contrariar os reis que descem. E o espírito inovador, em muitos casos, não passa de vandalismo destruidor. Aguardemos, fortalecendo-nos para as eventualidades.
6 De qualquer modo, meu filho, o mundo de amizades e dedicações que o seu esforço conquistou na esfera de sua missão habitual representa sagrado patrimônio de seu coração e creia que essas forças vão constituindo um valioso e forte anteparo às pretensões escuras de alguns aventureiros, em fantasia brilhante. Edificar a simpatia e a amizade será sempre construir sólido e resistente cais à frente das águas bravias em que se debatem as embarcações do mundo, em qualquer época de tempestade. E esteja certo de que esses elementos preciosos vão advogando a nossa causa com o brilho e com a segurança necessários. Esperemos. 7 Há ocorrências que precisamos relegar à retaguarda, avançando adiante. Prossigamos em nossa caminhada para a frente. A alma do serviço, toda vez que o serviço diz respeito ao bem de todos, possui compensações que raros conhecem e o seu roteiro vive tão maravilhosamente povoado de trabalho que a existência para você chega a ser algo semelhante a uma aventura divina. 8 Cada dia é um núcleo de revelações incessantes e com o dia ensejos mil de ajudar e fazer, estudar e servir aparecem a benefício do nosso crescimento espiritual para a vida eterna. Não temamos o que passou nem aquilo que esteja por vir. O passado e o futuro se revestem de valores, de certo modo, distanciados de nós. Vale recordar a experiência ou invocar a bênção que advirá em nosso benefício, mas não é interessante estragar o “hoje” em circunstância alguma. 9 Sei que a ação é o seu alimento vital na vida. Atenda, pois, ao seu dia com entusiasmo, paz e boa vontade. Não peçamos ao Senhor mais do que aquilo que nos esteja ordenado. ( † ) Semelhante ensino é do livro eterno, que nos legou o tesouro espiritual do Mestre, em suas diversas modalidades. E nessa pauta divina prossigamos construindo. 10 Temores e preocupações não edificam nem sustentam as boas obras. Entronizemos, acima de tudo, a nossa própria energia construtiva, porque tudo sobre a Terra tem o selo da transitoriedade. A própria vida no corpo é um empréstimo do Senhor, a título precário, e sem o propósito de louvar a irresponsabilidade e o relaxamento desejo exaltar, com vocês, o júbilo da tarefa bem cumprida a irradiar-se de uma consciência tranquila. Avancemos, destemerosos, para diante. Diligenciemos na criação de valores sempre mais altos e sempre novos na nossa mente e o Alto encontrará em nós as colunas firmes, aproveitáveis à sua manifestação.
11 Não se esqueçam, em se ausentando de casa, da nossa pequena farmácia providencial. Já estamos aprendendo e praticando os recursos da automedicação e isso é realmente muito importante em nossa vida espiritual, que é a vida para a eternidade.
12 Peço a Jesus para que o nosso aniversariante de amanhã seja bem amparado em suas lutas salvadoras. As tarefas novas não nos afastam da memória os amores velhos. E embora lastimando, por vezes, esse ou aquele, isso ou aquilo, estamos sempre rememorando com o coração quanto se realizou em nosso campo individual de ação de mais útil, de mais belo, ou de melhor. Quando não podemos apresentar felicitações com os lápis e papéis conhecidos no caminho humano, podemos, ainda assim, cumprimentar com o silêncio festivo do coração, emoldurado em preces e votos felizes. Que o Senhor nos abençoe.
13 Você, por mais dez a quinze dias, use o Kalmia Lat. e o Staphysagria. São recursos de valor na preservação de suas forças orgânicas gerais. Quanto ao mais ande contente, de coração desanuviado e cabeça erguida. A vida pertence, com as suas vitórias, àqueles que agem constantemente no bem e muito embora detenha o mal numa corte prolífica de embaixadores por toda parte o bem, apesar de oculto, é a energia que move a vida e o Universo.
14 Deus nos conceda boa viagem e aprestemo-nos para a saída. Conceder-nos-á Jesus a graça de seguir trabalhando, estudando e ajudando sempre mais.
O nosso receitista indica para a nossa estimada Maria um vidro do Anabiose.
Muitas felicidades ao Roberto e à Wanda, e reunindo vocês todos em meus braços muito saudosos sou muito reconhecidamente o papai e vovô muito agradecido e amigo de sempre,
A. Joviano