O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Colheita do bem — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


81

Demonstrou apreciável aproveitamento do Evangelho

04/04/1951


1 Meus queridos filhos, Deus abençoe a vocês, conferindo-lhes muita saúde, paz e alegria na estrada de nossas lutas renovadoras.

2 Muito contente com a atitude de vocês à frente do céu tempestuoso, rendo graças a Deus pelo reconforto que vamos recebendo. A união espiritual é algo semelhante a um santuário invisível. Em seus fios magnéticos, sentimo-nos abrigados contra qualquer força desintegrante que nos assedie a tranquilidade.

3 Quem passa com serenidade pela floresta do mundo fatalmente encontrará, com mais intensidade, as víboras que se multiplicam no chão. Digo, com serenidade, porque essa condição pertence aos viajores que passam vigilantes no desempenho dos deveres que lhes competem. Servem aqui e servem ali, jamais regateando a cooperação que as circunstâncias lhes situam nos braços e, com isso, muitas vezes granjeiam a inimizade gratuita das criaturas que a ociosidade ou a indiferença encadeiam nos detritos inúteis.

4 Vocês fazem bem encarando os problemas de mais alto. O bom humor é remédio eficaz em tais horas, porque a energia mental requer o suprimento necessário de forças para sustentar-nos em plena luta. Quem semeia o bem, todavia, invariavelmente encontra as vozes amigas, convertidas em defensores do trabalho no qual empenha o coração. E vocês, com o auxílio do Alto, vão recebendo justas manifestações de apreço e carinho que só nos cabe endossar com os nossos votos de confiança no futuro. 5 Vejamos o que nos reserva o Senhor para o amanhã, conservando, porém, dentro de nós, de modo inequívoco, a certeza de que o Alto só nos confere o que mais se adapte às nossas necessidades de progresso e elevação. Das mãos do Senhor dependemos em todos os instantes e no círculo de quaisquer dificuldades não olvidemos louvá-lo e engrandecê-lo com as nossas moções íntimas de fé e reconhecimento. Defendamo-nos, assim, contra o mal, usando a boa vontade. Bem sabemos que não é fácil empregar o amor, genuinamente considerado, a propósito de qualquer acontecimento, mas a compreensão é como a água pura que pode servir a todos os lares e a todas as instituições indistintamente.

6 A calma e o espírito de cooperação com que o nosso caro Rômulo enfrentou a prova são justos motivos de contentamento para nós todos. Reconhecemos a dor do nome contundido na imprensa venal e descriteriosa, sabemos quão aguçado e venenoso é o estilete que nos procura a “carne espiritual” do ser e por isso, meu filho, sabemos quanto lhe dilaceraram as fibras interiores de homem as considerações impensadas. Você demonstrou apreciável aproveitamento do Evangelho e felicitamos o seu esforço nesse particular. Há momentos em que o falar se torna inútil ou ruinoso. O silêncio construtivo, cheio de palavras sem som de afirmações documentárias, em tais horas, é sempre mais valioso. E você, com a ajuda de Deus, tem sabido movimentar o monossílabo com a exatidão indispensável nas horas em curso.

7 Guarde intactas a sua alegria, a sua confiança, a sua operosidade e a sua coragem. O trabalho de um homem é a sua maior revelação na vida. Creia que o tempo é o grande e infalível descobridor de situações e de homens. E ele falará naturalmente por você sempre que o verbo humano se faça apagado, inconstante ou inexpressivo — será assim como a luz desta hora — por maiores que surjam as sombras da noite será sempre uma chama brilhante indicando a realidade.

8 Em seu coração mora o prazer das obrigações bem cumpridas e esperamos que a sua felicidade íntima seja acentuada sempre mais. Jesus nunca nos retira a oportunidade de trabalhar e cooperar na sementeira do bem. E a justiça é o meirinho invisível do Céu, buscando no mundo todo e em qualquer desajustamento para a necessária reestruturação. Não temamos e procuremos seguir adiante com as felizes convicções que nos enriquecem o espírito. De modo particular, continue atento às ameaças, usando os recursos que o mundo nos oferece. Todos os pontos principais de nossa “vacinação” já foram atacados. Você foi muito bem inspirado e muito feliz em toda medida levada a efeito, sem discussão e sem protestos. A parte mais importante do campo defensivo está devidamente semeada e, agora, pouco a pouco, tentemos atingir os amigos e companheiros de lides em comum, nos setores da cidade grande, para que alcancemos os nossos fins.

9 Bem-aventurados aqueles que pedem serviço ao Alto e nessa categoria incluo hoje você, ante as sinceras rogativas do seu coração de trabalhador do bem. Continuo insistindo na necessidade de se manter você na fortaleza do bom-ânimo para que as setas mentais do ambiente próximo e remoto não lhe firam as fibras psíquicas. Serenidade e alegria diante da vida. Serenidade e alegria perante as nossas provações e necessidades. Essa é a fórmula ideal para a vitória. A saúde orgânica de vocês é mais fundamental, mais importante que os problemas de qualquer procedência.

10 Você sabe que a existência na Terra tem parentesco afinado com as suas dificuldades entre as plantações e as enchentes. Numa estação, o sol ajuda a preparar a sementeira e em outras as águas levam-na. Vem, contudo, a perseverança e aproveita o adubo espesso das aluviões, quando não inutilizam à flor da terra e renova-se a lavoura em experimento, com a esperança voltada para a divina proteção. 11 Todos os administradores no mundo, e mormente aqueles de maior e mais respeitável patrimônio no tempo, são visitados de vez em quando pelas correntes escuras da enchente arrasadora da maldade e da calúnia. Mas os dias serenos retornam e tudo se refaz. Que esses pensamentos de renovação lhes refaçam o ânimo, fortificando-lhes os alicerces de paz e alegria. E que o Senhor nos abençoe. Estamos todos nós trabalhando ativamente pela rearmonização dos fios imponderáveis de nossa tranquilidade e aguardamos a alvorada nova confiantemente.

12 Pedi ao receitista me aconselhasse algo para a medicação de Maria, no ponto a que se refere, e ele lhe indica o Barita Carb., 5 gotas pela manhã, ao levantar-se, num cálice de água pura, durante um mês, e informa que fornecerá novas fórmulas logo depois do uso dos medicamentos já recomendados.

Ao grupo de filhos e netos, que me fala habitualmente às mais profundas fibras da alma, os meus votos de muita fortaleza, bom-ânimo e paz. E recebam com o meu coração um grande e apertado abraço do papai e velho amigo de sempre,


A. Joviano


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir