1.
Os problemas do lar de Ildeu ofereciam-nos ensanchas a preciosos estudos
no terreno puro da alma.
2 Em razão disso, de volta
à Mansão em companhia do Assistente, valíamo-nos do tempo para buscar-lhe
a opinião clara e sensata, acerca de momentosas questões que nos esfervilhavam
a mente.
3 Hilário foi o primeiro a
quebrar a longa pausa, indagando:
— Meu caro Silas, não temos ali, no caso de Roberto e Marcela, um quadro autêntico do chamado complexo de Édipo, que a psicanálise freudiana pretende encontrar na psicologia infantil?
4 Nosso amigo sorriu e obtemperou:
— O grande médico austríaco poderia ter atingido respeitáveis culminâncias
do espírito, se houvesse descerrado uma porta aos estudos da lei de
reencarnação. 5 Infelizmente,
porém, atento à pragmática científica, não teve bastante coragem para
ultrapassar a observação do campo fisiológico, rigidamente considerado,
imobilizando-se, por isso, nas zonas obscuras da inconsciência, em que
o “eu” enclausura as experiências que realiza, automatizando os próprios
impulsos. 6 Marcela
e Roberto não poderiam trair, na condição de mãe e filho, as simpatias
carreadas do pretérito ao presente, tanto quanto Ildeu, Sônia e Márcia
não conseguiriam fugir à predileção que os ligava desde o passado. O
problema é de afinidade em sua estrutura essencial. Afinidade com dívidas,
exigindo resgate.
7 Lembrei-me, então, dos exageros
que podemos atribuir à teoria da libido, a energia através da qual,
segundo a escola de Freud, o instinto sexual se revela na mente, e teci
alguns comentários alusivos ao assunto, detendo-me, de maneira especial,
na amnésia infantil, a que o famoso cientista empresta a maior importância
para explicar as operações do inconsciente.
8 Silas, atencioso, completou
sem hesitar:
— Bastaria compreender na encarnação terrestre um Espírito usando um
corpo para entender que as amnésias decorrem naturalmente da inadaptação
temporária entre a alma e o instrumento de que se utiliza. 9
Na infância, o “ego”, em processo de materialização, externará reminiscências
e opiniões, simpatias e desafetos, através de manifestações instintivas,
a lhe entremostrarem o passado, das quais mal se lembrará no futuro próximo,
de vez que estará movimentando a máquina cerebral em desenvolvimento,
máquina essa que deverá servi-lo, tão só por algum tempo e para determinados
fins, 10 ocorrendo idêntica
situação na idade provecta quando as palavras como que se desprendem
dos quadros da memória, traduzindo alterações do órgão do pensamento,
modificado por desgaste.
2.
— E a tese da libido como fome sexual característica em todos os viventes?
— Insisti, curioso.
2 — Freud, — considerou
Silas, — deve ser louvado pelo desassombro com que empreendeu a viagem
aos mais recônditos labirintos da alma humana, para descobrir as chagas
do sentimento e diagnosticá-las com o discernimento possível. Entretanto,
não pode ser rigorosamente aprovado, quando pretendeu, de certo modo,
explicar o campo emotivo das criaturas pela medida absoluta das sensações
eróticas.
3 Confiou-se o Assistente
a ligeira pausa e prosseguiu:
— Criação, vida e sexo são temas que se identificam essencialmente
entre si, perdendo-se em suas origens no seio da Sabedoria Divina. Por
isso, estamos longe de padronizá-los em definições técnicas, inamovíveis.
4 Não podemos, dessa
forma, reter a concepção do sexo nos desequilíbrios humanos, como quem preferisse estudar a luz do sol exclusivamente numa caixa de lixo. 5
Examinado como força dinâmica da vida, à face da criação incessante,
o sexo, a rigor, palpitará em tudo, desde a comunhão dos princípios
subatômicos à atração dos astros, porque, então, expressará força de
amor, gerada pelo amor infinito de Deus. 6
O ajuste entre o oxigênio e o hidrogênio decorrerá desse princípio,
no plano químico, formando a água de que se alimenta a Natureza. 7
O movimento harmonioso do Sol, equilibrando a família dos mundos, na
imensidade sideral, além de nutrir-lhes a existência, resultará dessa
mesma energia no plano cósmico. 8
E a própria influência do Cristo, que se deixou crucificar em devotamento
a nós outros, seus tutelados na Terra, para fecundar de luz a nossa
mente, com vistas à divina ressurreição, não será, na essência, esse
mesmo princípio, estampado no mais alto teor de sublimação? 9
O sexo, pois, não poderia ausentar-se do reino espiritual que nos é
conhecido, por ser de substância mental, determinando mentalmente as
formas em que se expressa. 10
Representa, desse modo, não uma energia fixa da Natureza, trabalhando
a alma, e sim uma energia variável da alma, com que ela trabalha a Natureza
em que evolve, aprimorando a si mesma. 11
Apreciemo-la, assim, como sendo uma força do Criador na criatura, destinada
a expandir-se em obras de amor e luz que enriqueçam a vida, igualmente
condicionada à lei de responsabilidade, que nos rege os destinos.
12 Hilário, que ouvia atenciosamente
as elucidações expostas, considerou:
— Semelhante argumentação dá-nos a entender que a força sexual não se destina simplesmente a gerar filhos…
13 Não me calou agradavelmente
a ponderação que julguei de todo inoportuna, ante a elevação e a transcendentalidade
a que Silas projetara o tema em estudo, mas o Assistente sorriu bem-humorado
e respondeu:
14 — Hilário, meu
amigo, na Terra, é vulgar a fixação do magno assunto no equipamento
genital do homem e da mulher. Contudo, é preciso não esquecer que mencionamos
o sexo como força de amor nas bases da vida, totalizando a glória da
Criação. 15 Foi ainda
Segismundo Freud quem definiu o objetivo do impulso sexual como procura
de prazer… Sim, a assertiva é respeitável, em nos reportando às experiências
primárias do Espírito, no mundo físico; entretanto, é indispensável
dilatar a definição para arredá-la do campo erótico em que foi circunscrita.
16 Pela energia criadora
do amor que assegura a estabilidade de todo o Universo, a alma, em se
aperfeiçoando, busca sempre os prazeres mais nobres. Temos, assim, o
prazer de ajudar, de descobrir, de purificar, de redimir, de iluminar,
de estudar, de aprender, de elevar, de construir e toda uma infinidade
de prazeres, condizentes com os mais santificantes estágios do Espírito.
17 Encontramos, desse
modo, almas que se amam profundamente, produzindo inestimáveis valores
para o engrandecimento do mundo, sem jamais se tocarem umas nas outras,
do ponto de vista fisiológico, embora permutem constantemente os raios
quintessenciados do amor para a edificação das obras a que se afeiçoam.
18 Sem dúvida, o
lar digno, santuário em que a vida se manifesta, na formação de corpos
abençoados para a experiência da alma, é uma instituição venerável,
sobre a qual se concentram as atenções da Providência Divina; entretanto,
junto dele, dispomos igualmente das associações de seres que se aglutinam
uns aos outros, nos sentimentos mais puros, em favor das obras da caridade
e da educação. 19 As
faculdades do amor geram formas sublimes para a encarnação das almas
na Terra, mas também criam os tesouros da arte, as riquezas da indústria,
as maravilhas da Ciência, as fulgurações do progresso… E ninguém amealha
os patrimônios da evolução a sós. Em todas as empresas do acrisolamento
moral, surpreendemos Espíritos afins que se buscam, reunindo as possibilidades
que lhes são próprias, na realização de empreendimentos que levantam
a Humanidade, da Terra para o Céu…
20 Após breve pausa, acentuou:
— O próprio Cristo, Nosso Senhor, para cimentar os alicerces do seu apostolado de redenção, chamou a si os companheiros da Boa Nova que, embora a princípio não lhe compreendessem a excelsitude, dele se fizeram apóstolos intimoratos, selando com o Mestre Inesquecível um contrato de coração para coração, por intermédio do qual lançaram os fundamentos do Reino de Deus na Terra, numa obra de abnegação e sacrifício que constitui, até hoje, o mais arrojado cometimento do amor no mundo.
3.
Nesse ponto das elucidações que lhe fluíam do verbo afetuoso, permitiu-se
o Assistente mais longo intervalo. Percebendo, porém, que estimaríamos
ouvi-lo mais amplamente sobre o sexo, qual é concebido entre os homens,
de forma a enfileirar conclusões adequadas aos nossos estudos de causa
e efeito, voltou a dizer:
2 — Tais considerações
que expendemos, acerca de um tema assim tão vasto, externando-nos do
ângulo mais elevado que a nossa mente é suscetível de abarcar, não nos
dispensam do dever de exaltar a necessidade de sublimação da experiência
emotiva entre as criaturas. 3
Sabemos que o sexo, analisado na essência, é a soma das qualidades femininas
ou masculinas que caracterizam a mente, razão por que é imprescindível
observá-lo, do ponto de vista espiritual, enquadrando-o na esfera das
concessões divinas que nos cabe movimentar com respeito e rendimento
na produção do bem. 4
Entendo que vocês desejariam efetuar mais longa digressão educativa
nesse domínio, entretanto, cremos desnecessário minudenciar particularidades
ao redor do assunto, porque conhecem de sobejo que, quanto mais amplo
o discernimento do Espírito, mais imperiosas se lhe fazem as obrigações,
perante a vida. 5 O
sexo no corpo humano é assim como um altar de amor puro que não podemos
relegar à imundície, sob pena de praticar as mais espantosas crueldades
mentais, cujos efeitos nos seguem, invariáveis, depois do túmulo…
6 Meu colega, que ardia no
anseio de intensificar indagações, inquiriu, respeitoso:
— Silas amigo, assistimos no mundo a todo um acervo de conflitos sentimentais que, por vezes, culminam em pavorosa delinquência… Homens que renegam os sagrados compromissos do lar, mulheres que desertam dos deveres nobilitantes para com a família… Pais que abandonam os filhos… Mães que rejeitam rebentos mal nascidos, quando os não assassinam covardemente… Tudo isso em razão da sede dos prazeres sexuais que, não raro, lhes situam os passos nas sendas tenebrosas do crime… Todas essas falhas acompanham o Espírito, além da armadura de carne que a morte consome?
7 — Como não? — Respondeu
o Assistente, tristonho. — Cada consciência é uma criação de Deus e
cada existência é um elo sagrado na corrente da vida em que Deus palpita
e se manifesta. Responderemos por todos os golpes destrutivos que vibramos
nos corações alheios e não nos permitiremos repouso enquanto não consertarmos,
valorosos, o serviço de reajuste.
8 Impressionado, meu companheiro
persistiu:
— Imaginemos que um homem tenha conduzido uma jovem à comunhão sexual com ele,
à caça de mero prazer dos sentidos, prometendo-lhe matrimônio digno,
para abandoná-la vilmente ao próprio desencanto, depois de saciado em
seus desejos… A pobre criatura, desenganada, sem recursos para refugiar-se
no trabalho respeitável, entrega-se ao meretrício. O homem é responsável
pelos desatinos que a infelicitada companheira venha a praticar, compreendendo-se
que ele não terá marchado sozinho para semelhante aventura?
9 — É preciso reconhecer
que todos responderemos pelos atos que efetuamos, — explicou o interlocutor;
— contudo, no caso em foco, se o homem não é responsável pelos delitos
em que venha a falir a mulher desventurada, é ele, inegavelmente, o
autor da desdita em que ela se encontra. 10
E, em desencarnando com o remorso da traição praticada, quanto mais
luz se lhe faça no entendimento mais agudo lhe será o pesar de haver
cometido a falta. Trabalhará, naturalmente, para levantá-la do abismo
a que ela se arrojou por segui-lo, confiante, e reconduzi-la-á à reencarnação,
em cujos liames se demorará, aceitando-a por esposa ou filha, de modo
a entregar-lhe o puro amor prometido, sofrendo para regenerar-lhe a
mente em desequilíbrio e resgatando a sua consciência entenebrecida
pela culpa.
11 — Da mesma forma,
— aduziu Hilário, — notamos na sociedade terrestre homens arruinados
por mulheres desleais que os precipitaram na criminalidade e no vício…
12 — O processo
da reparação, no entanto, é idêntico. A mulher que lançou o companheiro
nas sombras do mal, em despertando à luz do bem, não descansará, enquanto
não reergue-lo para a dignidade moral, diante das Leis de Deus. 13
Quantas mães vemos no mundo, engrandecidas pela dificuldade e pela renúncia,
morrendo cada dia, entre a aflição e o sacrifício, para cuidar de filhos
monstruosos que lhes torturam a alma e a carne? Em muitos desses quadros
terríveis e emocionantes, oculta-se, divino, o labor da regeneração
que só o tempo e a dor conseguem realizar.
14 — Tudo isso,
meu amigo, — tornou Hilário com manifesta amargura, — nos obriga a reconhecer
que, nas falhas do campo genésico, temos a considerar, acima de tudo,
a crueldade mental que praticamos em nome do amor…
15 — Isso mesmo,
— aprovou o Assistente. — Na perseguição ao prazer dos sentidos, costumamos
armar as piores ciladas aos corações incautos que nos ouvem… Contudo,
fugindo à palavra empenhada ou faltando aos compromissos e votos que
assumimos, não nos precatamos quanto à lei de correspondência, que nos
devolve, inteiro, o mal que praticamos e em cuja intimidade as bênçãos
do conhecimento superior nos agravam as agonias, de vez que, no esplendor
da luz espiritual, não nos perdoamos pelas nódoas e chagas que trazemos
na alma. 16 Isso,
para não falar dos crimes passionais, perpetrados na sociedade humana,
todos os dias, pelos abusos das faculdades sexuais, destinadas a criar
a família, a educação, a beneficência, a arte e a beleza entre os homens.
17 Esses abusos são
responsáveis não apenas por largos tormentos nas regiões infernais,
mas também por muitas moléstias e monstruosidades que ensombram a vida
terrestre, porquanto os delinquentes do sexo, que operaram o homicídio,
o infanticídio, a loucura, o suicídio, a falência e o esmagamento dos
outros, voltam à carne, sob o impacto das vibrações desequilibrantes
que puseram em ação contra si próprios, e são, muitas vezes, as vítimas
da mutilação congênita, da alienação mental, da paralisia, da senilidade
precoce, da obsessão enquistada, do câncer infantil, das enfermidades
nervosas de variada espécie, dos processos patogênicos inabordáveis
e de todo um cortejo de males, decorrentes do trauma perispirítico que,
provocando desajustes nos tecidos sutis da alma, exige longos e complicados
serviços de reparação a se exteriorizarem com o nome de inquietação,
angústia, doença, provação, desventura, idiotia, sofrimento e miséria.
18 Aliás, muito antes
da pompa terminológica das escolas psicanalíticas modernas, que se permitem
arrojadas conjeturas em torno das flagelações mentais, há quase vinte
séculos ensinou-nos Jesus n
que “todo aquele que comete o mal é escravo do mal” ( † )
e podemos acrescentar que, para sanar o mal, a que houvermos escravizado
o coração, é imprescindível sofrer a purgação que o extirpa.
4.
A conversação como que esmorecia, no entanto, Hilário, interessado em
dirimir as dúvidas que lhe escaldavam a cabeça, tomou novamente a palavra
e indagou, sem preâmbulos:
2 — E os problemas inquietantes
da inversão?
Silas deu-se pressa em aclarar:
— Não será preciso alongar elucidações. 3
Considerando-se que o sexo, na essência, é a soma das qualidades passivas
ou positivas do campo mental do ser, é natural que o Espírito acentuadamente
feminino se demore séculos e séculos nas linhas evolutivas da mulher,
e que o Espírito marcadamente masculino se detenha por longo tempo nas
experiências do homem. 4
Contudo, em muitas ocasiões, quando o homem tiraniza a mulher, furtando-lhe
os direitos e cometendo abusos, em nome de sua pretensa superioridade,
desorganiza-se ele próprio a tal ponto que, inconsciente e desequilibrado,
é conduzido pelos agentes da Lei Divina a renascimento doloroso, em
corpo feminino, para que, no extremo desconforto íntimo, aprenda a venerar
na mulher sua irmã e companheira, filha e mãe, diante de Deus, 5
ocorrendo idêntica situação à mulher criminosa que, depois de arrastar
o homem à devassidão e à delinquência, cria para si mesma terrível alienação
mental para além do sepulcro, requisitando, quase sempre, a internação
em corpo masculino, a fim de que, nas teias do infortúnio emotivo,
saiba edificar no seu ser o respeito que deve ao homem, perante o Senhor.
6 Nessa definição,
porém, não incluímos os grandes corações e os belos caracteres que,
em muitas circunstâncias, reencarnam em corpos que lhes não correspondem
aos mais recônditos sentimentos, posição solicitada por eles próprios,
no intuito de operarem com mais segurança e valor, não só o acrisolamento
moral de si mesmos, como também a execução de tarefas especializadas,
através de estágios perigosos de solidão em favor do campo social terrestre,
que se lhes vale da renúncia construtiva para acelerar o passo no entendimento
da vida e no progresso espiritual.
7 Compreendemos que Silas
se desincumbira brilhantemente da tarefa de esclarecer-nos, condensando,
em palavras singelas, luminosa síntese de vasto assunto que, decerto,
em nossa conceituação exigiria vários compêndios para ser devidamente
analisado.
5.
Meu colega, contudo, como quem desejava estudar todas as questões tangentes,
voltou a interrogar:
2 — Já que nos detemos,
em matéria de sexologia, na lei de causa e efeito, como interpretar
a atitude dos casais que evitam os filhos; dos casais dignos e respeitáveis,
sob todos os pontos de vista, que sistematizam o uso dos anticoncepcionais?
3 Silas sorriu de modo estranho
e falou:
— Se não descambam para a delinquência do aborto, na maioria das vezes
são trabalhadores desprevenidos que preferem poupar o suor, na fome
de reconforto imediatista. 4
Infelizmente para eles, porém, apenas adiam realizações sublimes, às
quais deverão fatalmente voltar, porque há tarefas e lutas em família
que representam o preço inevitável de nossa regeneração. 5
Desfrutam a existência, procurando inutilmente enganar a si mesmos,
no entanto, o tempo espera-os, inexorável, dando-lhes a conhecer que
a redenção nos pede esforço máximo. 6
Recusando acolhimento a novos filhinhos, quase sempre programados para
eles antes da reencarnação, emaranham-se nas futilidades e preconceitos
das experiências de sub-nível, para acordarem, depois do túmulo, sentindo
frio no coração…
6.
— E o aborto provocado, Assistente? — Inquiriu Hilário, sumamente interessado.
2 — Diante da circunspeção
com que a sua palavra reveste o assunto, é de se presumir seja ele falta
grave…
3 — Falta grave?!
Será melhor dizer doloroso crime. Arrancar uma criança ao materno seio
é infanticídio confesso. 4
A mulher que o promove ou que venha a coonestar semelhante delito é
constrangida, por leis irrevogáveis, a sofrer alterações deprimentes
no centro genésico de sua alma, predispondo-se geralmente a dolorosas
enfermidades, quais sejam a metrite, o vaginismo, a metralgia, o enfarte
uterino, a tumoração cancerosa, flagelos esses com os quais, muita vez,
desencarna, demandando o Além para responder, perante a Justiça Divina,
pelo crime praticado. 5
É, então, que se reconhece rediviva, mas doente e infeliz, porque, pela
incessante recapitulação mental do ato abominável, através do remorso,
reterá por tempo longo a degenerescência das forças genitais.
6 — E como se recuperará
dos lamentáveis acidentes dessa ordem?
O Assistente pensou por momentos rápidos e acrescentou:
— Imaginem vocês a matriz mutilada ou torturada, na mesa da cerâmica.
Decerto que o oleiro não se utilizará dela para a modelagem de vaso
nobre, mas aproveitar-lhe-á o concurso em experimentos de segunda e
terceira classe… 7
A mulher que corrompeu voluntariamente o seu centro genésico receberá
de futuro almas que viciaram a forma que lhes é peculiar, e será mãe n
de criminosos e suicidas, no campo da reencarnação, regenerando as energias
sutis do perispírito, através do sacrifício nobilitante com que se devotará n aos filhos torturados e infelizes de sua carne; aprendendo a orar, a
servir com nobreza e a mentalizar a maternidade pura e sadia, que acabará n reconquistando, ao preço de sofrimento e trabalho justos…
8 Inexplicavelmente, Hilário
emudeceu e, à face da lógica em que se baseavam as anotações de Silas,
não tive coragem de prosseguir perguntando, absorvido então pelo temor
de aprofundar em excesso num terreno em que terminaria por esbarrar
nos detritos de meus próprios erros, preferindo, assim, o silêncio para
reaprender e pensar.
[1] Evangelho de João, 8.34. — (Nota do Autor espiritual.)
[2] [No original: “serão mães”; [3] no original: “devotarão”; [4] no original: “acabarão.”]