2 Por isso és inescusável, ó homem que julgas; pois julgando a outro a ti mesmo condenas, fazendo isto que julgas.
2 Porque sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, para aqueles que tais coisas fazem.
3 E tu, ó homem, que julgas aqueles que fazem tais coisas, fazendo o mesmo, pensas que escaparás ao juízo de Deus?
4 Acaso desprezas as riquezas da sua bondade, paciência e longanimidade? Ignoras que a benignidade de Deus te convida à penitência?
5 Mas pela tua dureza, e coração impenitente, entesouras para ti ira, no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
6 No qual retribuirá a cada um segundo as suas obras: ( † )
7 E aos que perseverarem nas boas obras, glória e honra, e imortalidade, com a vida eterna por certo.
8 Mas ira e indignação aos que são contenciosos, e que não obedecem à verdade, mas dão crédito à iniquidade.
9 Tribulação e angústia sobrevirá à alma de todo homem que faz o mal, do judeu primeiramente e do grego.
10 Mas glória, honra e paz será dada a todo o que fizer o bem, ao judeu primeiramente e ao grego.
11 Pois para com Deus não há acepção de pessoas.
12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e quantos pecaram sob a lei, pela lei serão julgados.
13 Porque os que apenas ouvem a lei, não são justos diante de Deus; mas os que fazem o que manda a lei, serão justificados.
14 Porque quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, esses tais não tendo lei, a si mesmos servem de lei.
15 Os quais mostram a obra da lei escrita nos seus corações, eles rendem testemunho à sua própria consciência, e cogitando, umas vezes se autoacusam e outras se desculpam,
16 No dia em que Deus há de julgar as obras ocultas dos homens por Jesus Cristo, segundo o meu Evangelho.
17 Mas se tu, que te cognominas judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus,
18 E conheces a sua vontade, e distingues o que é mais proveitoso, e és instruído na lei;
19 Tu mesmo que presumes ser o guia dos cegos, lume daqueles que estão em trevas;
20 Instrutor dos insipientes, mestre das crianças, que tens a regra da ciência e da verdade na lei;
21 Tu, pois, que ensinas a outrem, a ti mesmo não ensinas; tu que pregas que se não deve furtar, furtas;
22 Tu que dizes que se não deve cometer adultério, cometes; tu que abominas os ídolos, sacrilegamente os adora;
23 Tu que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei.
24 (Porque o nome de Deus é blasfemado por vós entre as gentes, assim como está escrito). ( † )
25 A circuncisão na verdade é proveitosa se guardares a lei; mas se fores transgressor da lei, és um circunciso incircunsidado.
26 Pois se o incircunciso guardar os preceitos da lei, não é verdade que o seu prepúcio será reputado como circuncisão?
27 E não te julgará, o que é naturalmente incircunciso e cumpridor da lei, a ti, que com a letra e com a circuncisão és prevaricador da lei?
28 Porque não é judeu o que o é manifestamente; nem é circuncisão a que se faz exteriormente na carne;
29 Mas é judeu o que o é interiormente; e a circuncisão do coração é no espírito e não segundo a letra, cujo louvor não vem dos homens, senão de Deus.
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- Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio
Pereira de Figueiredo edição
de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida,
edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis
Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.
Veja também: Novum Testamentum Graece (NA28 - Nestle/Aland, 28th revised edition, edited by Barbara Aland
and others) Parallel
Greek New Testament by John Hurt.