52 Levanta-te, ó Sião, levanta-te, reveste-te da tua fortaleza, compõe-te com os vestidos da tua glória, Jerusalém cidade do Santo! Porque não tornará daqui em diante a passar por ti o incircuncidado nem o imundo.
2 Sacode-te do pó, levanta-te, assenta-te, Jerusalém; desata as cadeias do teu pescoço, cativa filha de Sião.
3 Porque eis aqui o que diz o Senhor: Vós fostes vendidos por nada, e sem prata sereis resgatados.
4 Porque eis aqui o que diz o Senhor Deus: O meu povo desceu no princípio ao Egito, para habitar ali como estrangeiro; e Assur sem causa alguma o oprimiu.
5 E agora que tenho eu que fazer aqui, diz o Senhor, visto ter sido levado sem nenhuma razão o meu povo? Os seus dominadores obram iniquamente, diz o Senhor, e o meu nome é blasfemado incessantemente todo o dia.
6 Por esta causa o meu povo saberá o meu nome naquele dia; porque eu mesmo que falava, eis aqui estou presente.
7 Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia e prega a paz; do que anuncia o bem, do que prega a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus está para reinar!
8 Ouvir-se-á a voz dos teus atalaias; eles levantarão a voz, juntamente darão louvor; porque olho a olho verão quando o Senhor voltar a Sião.
9 Folgai, e louvai de chusma [em multidão], desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu Jerusalém.
10 O Senhor preparou o seu santo braço aos olhos de todas as gentes; e todos os confins da terra verão o Salvador, que nosso Deus nos há de enviar.
11 Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa manchada! Saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor!
12 Porque vós não saireis em tumulto, nem vos apressareis com fugida; porque o Senhor irá diante de vós, e vos ajuntará o Deus de Israel.
13 Eis-aí está que meu servo terá inteligência, ele será exaltado, e elevado, e ficará em alto grau sublimado.
14 Assim como pasmaram muitos à vista de ti, assim será sem glória o seu aspecto entre os varões, e a sua figura entre os filhos dos homens.
15 Este borrifará muitas gentes, diante dele mesmo taparão os reis a sua boca; porque o viram aqueles a quem se não anunciou coisa alguma a seu respeito; e os que o não ouviram, o contemplaram.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.