2 E eu, quando fui ter convosco, irmãos, anunciar-vos o testemunho do Cristo, não usei de sublimidade ou de sabedoria nas palavras.
2 Porque julguei não saber coisa alguma entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
3 E eu estive entre vós em fraqueza e temor, e grande tremor;
4 Tanto a minha conversação como a minha pregação, não consistiu em palavras persuasivas de humana sabedoria, mas em demonstração de espírito e de virtude;
5 Para que a vossa fé não seja na sabedoria dos homens, mas na virtude de Deus.
6 Não obstante isto, entre os de maior compreensão falamos da sabedoria; não porém da sabedoria deste século, nem da dos príncipes deste século, que são perecíveis;
7 Mas falamos da sabedoria de Deus que é um mistério, que está oculta, que foi predestinada por Deus antes dos séculos para nossa glória.
8 A qual nenhum dos príncipes deste século conheceu; porque se a houvessem conhecido, nunca teriam crucificado ao Senhor da Glória.
9 Mas assim como está escrito: O que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano jamais pressentiu, isto preparou Deus para aqueles que o amam. ( † )
10 Mas, para nós Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito tudo penetra, ainda o que há de mais oculto nas profundezas de Deus.
11 Pois qual dos homens sabe o que existe no homem, senão o Espírito do homem que em si mesmo está? Assim também quanto às coisas que são de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12 Contudo, nós não recebemos o espírito deste mundo, mas sim o Espírito que em Deus está, para que saibamos o quanto Deus nos deu.
13 Do qual falamos, não com palavras doutas de humana sabedoria, mas com a doutrina do espírito, comparando o que é espiritual ao não que não é espiritual.
14 Mas o homem, ainda animal, não percebe aquelas ideias que procedem do espírito de Deus, porque lhe parecem uma estultícia, e não as pode entender; porquanto precisam ser examinadas espiritualmente.
15 Aquele, porém, que é espiritual embora a tudo julgue, ele próprio a ninguém julga. ( † )
16 Porque, quem conheceu o Espírito do Senhor, que o instrua? ( † ) Nós, porém, temos o espírito do Cristo.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google
- Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio
Pereira de Figueiredo edição
de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida,
edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis
Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.
Veja também: Novum Testamentum Graece (NA28 - Nestle/Aland, 28th revised edition, edited by Barbara Aland
and others) Parallel
Greek New Testament by John Hurt.