O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão.
Doutrina espírita - 1ª parte.

Índice |  Princípio  | Continuar

Revista espírita — Ano X — Janeiro de 1867.

(Idioma francês)

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS.


Carta do Sr. Roustaing, de Bordeaux.

O Sr. Roustaing, de Bordeaux,  †  dirigiu-nos a carta seguinte, pedindo a sua inserção:


Sr. Diretor da Revista Espírita,

Na obra que anunciastes no número da Revista Espírita de junho último [v. Os Evangelhos explicados], e intitulada: “Espiritismo Cristão ou Revelação da Revelação – os Quatro Evangelhos, seguidos dos mandamentos explicados em espírito e em verdade, pelos evangelistas assistidos pelos apóstolos e Moisés, recolhidos e postos em ordem pelo Sr. J.-B. Roustaing, advogado na Corte Imperial de Bordeaux, antigo bastonário, 3 vol., Paris, Livraria Central, nº 24, 1866”, obra que presenteei à direção da Revista Espírita de Paris nos meses de abril e maio últimos, que a aceitou, foi omitida na impressão, o que escapou à correção das provas, uma passagem do manuscrito. Esta passagem omitida e que está assim concebida, tem seu lugar depois da última linha da página 111 do 3º volume:

“E esta hipótese da parte dos espíritas: – Se o corpo de Jesus tivesse sido um corpo terrestre – e se os anjos ou Espíritos superiores tivessem podido torná-lo invisível, levá-lo e o tivessem levado – no momento mesmo em que a pedra foi arrancada e derrubada, seria, a priori, inadmissível e falsa; ela deve, com efeito, ser afastada como tal, em presença da revelação feita pelo anjo a Maria, depois a José; revelação que então seria mentirosa, que não o pode ser, emanando de um enviando de Deus, e que deve ser interpretada, explicada segundo o espírito que vivifica, em espírito e em verdade, segundo o curso de leis da Natureza, e não rejeitada.” (Vide supra, 3º vol., págs. 22-24; – 1º vol., págs. 27 a 44; 67 a 86; 122 a 129; 165 a 193; 226 a 266; – 3º vol., págs. 139 a 145; 161 a 163; 168 a 175).

Pela publicidade em vosso jornal, para levar ao conhecimento dos que leram, dos que leem e dos que lerão esta obra, esta omissão que ocorreu na impressão, e a fim de que os que têm esta obra possam acrescentá-la a mão, na página indicada, o parágrafo acima mencionado – venho solicitar a gentileza da inserção da presente carta no mais próximo número da Revista Espírita de Paris, pelo que vos agradeço antecipadamente.

Aceitai, senhor Diretor, etc.

Roustaing,

Advogado na Corte Imperial de Bordeaux, antigo bastonário.

Rue Saint-Siméon, 17.


Abrir