1. — Vários jornais reproduziram o seguinte artigo:
“O incidente da semana — escrevem de Roma, † ao Times — é a ordem dada ao Sr. Home, o célebre médium, para deixar a cidade pontifícia em três dias.
“Convidado a apresentar-se à polícia romana, o Sr. Home passou por um interrogatório formal. Perguntaram-lhe quanto tempo pretendia passar em Roma; se se entregava às práticas do Espiritismo depois de sua conversão ao catolicismo, etc., etc. Eis algumas palavras trocadas na ocasião, tais quais o próprio Sr. Home registrou em suas notas particulares, e que ele transmite, ao que parece, com muita facilidade.
“— Depois de vossa conversão ao catolicismo, exercestes o poder de médium? — Nem depois, nem antes exerci tal poder, pois, como não depende de minha vontade, não posso dizer que o exerço. — Considerais esse poder como um dom da Natureza? — Eu o considero como um dom de Deus. — Que religião ensinam os Espíritos? — Isto depende. — Que fazeis para que eles venham? — Respondi que nada fazia. Mas no mesmo instante, batidas repetidas e distintas foram ouvidas sobre a mesa onde escrevia o meu investigador. — Mas também fazeis as mesas se moverem? perguntou ele. No mesmo instante a mesa se pôs em movimento. '
“Pouco tocado por esses prodígios, o chefe da polícia convidou o mágico a deixar Roma em três dias. Abrigando-se, como era direito seu, sob a proteção das leis internacionais, o Sr. Home relatou o fato ao cônsul da Inglaterra, o qual obteve do Sr. Matteucci a garantia de que o célebre médium não seria incomodado e poderia continuar sua estada em Roma, desde que se abstivesse, durante esse tempo, de qualquer comunicação com o mundo espiritual. Coisa admirável! O Sr. Home acedeu a esta condição e assinou o compromisso que lhe exigiam. Como pôde comprometer-se a não usar um poder, cujo exercício independe de sua vontade? É o que não buscaremos penetrar.”
2. — Não sabemos até que ponto a narrativa é exata, em todos os seus detalhes. Mas uma carta, escrita ultimamente pelo Sr. Home a uma senhora do nosso conhecimento parece confirmar o fato principal. Quanto às batidas ouvidas na ocasião, julgamos que se pode, sem receio, incluí-las entre as facécias a que nos habituaram os jornais pouco preocupados em aprofundar as coisas do outro mundo.
De fato o Sr. Home está em Roma neste momento; e, para ele, o motivo é muito honroso para que não o digamos, já que os jornais houveram por bem aproveitar a ocasião para o ridicularizar.
O Sr. Home não é rico e não teme dizer que deve buscar no trabalho os recursos para fazer face às despesas sob sua responsabilidade. Pensou em encontrá-los no talento natural que tem pela escultura, e para se aperfeiçoar nesta arte é que foi para Roma. Com a notável faculdade mediúnica que possui, poderia ser rico, muito rico mesmo, se a tivesse querido explorar. A mediocridade de sua posição é a melhor resposta ao epíteto de hábil charlatão, que lhe lançaram ao rosto. Mas ele sabe que essa faculdade lhe foi dada com um fim providencial, para os interesses de uma causa santa, e julgaria cometer um sacrilégio se a convertesse em profissão. Ele tem bem alto o sentimento dos deveres que ela lhe impõe para compreender que os Espíritos se manifestam pela vontade de Deus para reconduzir os homens à fé na vida futura, e não para se exibirem num espetáculo de curiosidades, em concorrência com os escamoteadores, ou para servirem à cupidez dos que pretendessem explorá-la. Aliás, ele também sabe que os Espíritos não estão às ordens nem aos caprichos de ninguém e, menos ainda, de quem quer que queira exibir seus atos e gestos a tanto por sessão. Não há um só médium no mundo que possa garantir a produção de um fenômeno espírita num dado momento, donde forçoso é concluir que a pretensão contrária dá prova de absoluta ignorância dos mais elementares princípios da ciência; sendo assim, toda suposição é permitida, porque se os Espíritos não responderem ao chamado, ou não fizerem coisas muito admiráveis para satisfazer os curiosos e sustentar a reputação do médium, é mesmo necessário encontrar um meio de as dar aos espectadores em troca de seu dinheiro, se não se quiser devolvê-lo.
Nunca repetiríamos em demasia: a melhor garantia de sinceridade é o desinteresse absoluto. Um médium é sempre forte quando pode responder aos que suspeitassem de sua boa-fé: “Quanto pagastes para vir até aqui?”
Ainda uma vez: a mediunidade séria não pode ser e jamais será uma profissão. Não só porque seria moralmente desacreditada, mas porque repousa sobre uma faculdade essencialmente móvel, fugidia e variável, que nenhum dos que a possuem hoje está certo de a possuir amanhã. Só os charlatães estão sempre seguros de si mesmos. Outra coisa é um talento adquirido pelo estudo e pelo trabalho que, por isto mesmo, é uma propriedade, da qual é naturalmente permitido tirar partido. De modo algum a mediunidade está neste caso. Explorá-la é dispor de uma coisa da qual realmente não se é dono; é desviá-la de seu objetivo providencial; mais ainda: não é de si próprio que se dispõe, é dos Espíritos, das almas dos mortos, cujo concurso é posto a prêmio. Este pensamento repugna instintivamente. Eis por que em todos os centros sérios, onde se ocupam do Espiritismo santamente, religiosamente, como em Lyon, † Bordeaux † e tantos outros lugares, os médiuns exploradores seriam completamente desconsiderados.
Que aquele, pois, que não tem de que viver procure alhures os recursos e, se necessário, só consagre à mediunidade o tempo que materialmente a ela possa devotar. Os Espíritos levarão em conta o seu devotamento e os seus sacrifícios, ao passo que, mais cedo ou mais tarde, punem os que esperam dela fazer um trampolim, seja pela retirada da faculdade, pelo afastamento dos bons Espíritos, pelas mistificações comprometedoras, seja por meios ainda mais desagradáveis, como o prova a experiência.
O Sr. Home sabe muito bem que perderia a assistência de seus Espíritos protetores se abusasse de sua faculdade. Sua primeira punição seria a perda da estima e da consideração de famílias honradas, onde é recebido como amigo e onde não seria chamado senão da mesma maneira que as pessoas que vão dar representações em domicílio. Quando de sua primeira estada em Paris, † sabemos que certos círculos lhe fizeram ofertas muito vantajosas para dar sessões e que ele sempre recusou. Todos os que o conhecem e compreendem os verdadeiros interesses do Espiritismo aplaudirão a resolução que hoje toma. Por nossa conta pessoal nós lhe somos reconhecido pelo bom exemplo que dá.
Se insistimos novamente sobre a questão do desinteresse dos médiuns, é que temos razões de crer que a mediunidade fictícia e abusiva é um dos meios de que se servem os inimigos do Espiritismo com vistas a desacreditá-lo e o apresentar como obra do charlatanismo. É necessário, pois, que todos os que se interessam vivamente pela causa da doutrina se deem por advertidos, a fim de desmascarar as manobras fraudulentas, se houver, e mostrar que o Espiritismo verdadeiro nada tem de comum com as paródias que dele poderiam fazer, e que repudia tudo quanto se afaste do princípio moralizador, que é sua essência.
3. — O artigo acima referido oferece vários outros assuntos de observação. O autor julga dever qualificar o Sr. Home de mágico; nada há nisto de mais ingênuo. Mas, um pouco adiante ele diz: “o célebre médium”, expressão empregada em relação a indivíduos que adquiriram uma triste celebridade. Onde, pois, as infrações e os crimes do Sr. Home? É uma injúria gratuita, não só a ele, mas a todas as pessoas respeitáveis e altamente colocadas, que o recebem e, assim, parecem patrocinar um homem de má fama.
A última frase do artigo é mais curiosa, porque encerra uma dessas contradições flagrantes com que, aliás, os nossos adversários pouco se inquietam. O autor se surpreende que o Sr. Home tenha consentido no compromisso que lhe impunham e pergunta como pôde ele prometer não fazer uso de um poder independente de sua vontade. Se ele quisesse sabê-lo, nós o remeteríamos ao estudo dos fenômenos espíritas, de suas causas e de seu modo de produção, e ele ficaria sabendo como o Sr. Home pôde assumir um compromisso que, ademais, não diz respeito às manifestações que ele obtém na intimidade, ainda que sob os ferrolhos da Inquisição. Mas parece que o autor não liga tanto, já que acrescenta: “É o que não buscaremos penetrar.” Por essas palavras, insidiosamente dá a entender que tais fenômenos não passam de embuste.
Todavia, a medida tomada pelo governo pontifício prova que este tem medo das manifestações ostensivas. Ora, não se pode temer um jogo de habilidades. Esse mesmo governo interditaria os supostos físicos, que imitam muito essas manifestações? Não, certamente, porque em Roma permitem muitas outras coisas menos evangélicas. Por que, então, interditá-las ao Sr. Home? Por que querer expulsá-lo do país, se não passa de um prestidigitador? Dirão que é no interesse da religião; seja. Mas, então, essa religião é muito frágil, já que pode ser comprometida com tanta facilidade. Em Roma, como noutro lugar, os escamoteadores executam, com maior ou menor habilidade, o truque da garrafa encantada, na qual a água se transforma em todas as espécies de vinho, e o do chapéu mágico, no qual se multiplicam pães e outros objetos. Entretanto, não receiam que isto desacredite os milagres de Jesus-Cristo, pois é sabido que não passam de imitações. Se temem o Sr. Home, é que há de sua parte algo de sério e não truques habilidosos.
Tal a consequência que tirará todo homem que refletir um pouco. Não entra na cabeça de nenhuma pessoa sensata que um governo, que uma corte soberana, composta de homens que, com toda justiça, não passam por tolos, se apavorem com um mito. Esta reflexão — por certo não seremos os únicos a fazê-la — e os jornais que se apressaram em divulgar o incidente, com vistas a ridicularizá-lo, muito naturalmente vão provocá-la, de sorte que o resultado será, como o de tudo que já foi feito para matar o Espiritismo, o de popularizar a ideia. Assim um fato, aparentemente insignificante, terá, inevitavelmente, consequências mais graves do que tinham pensado. Não duvidamos que tenha sido suscitado para apressar a eclosão do Espiritismo na Itália, onde já conta numerosos representantes, mesmo no clero. Também não duvidamos que a cúria romana se torne, mais cedo ou mais tarde, e sem o querer, um dos principais instrumentos de propagação da doutrina nesse país, porque está no destino que seus próprios adversários devem servir para espalhar por toda parte aquilo que eles mesmos farão para a destruir. Cego, pois, quem nisto não ver o dedo da Providência. Sem contradita, será um dos fatos mais consideráveis da história do Espiritismo, um dos que melhor atestam seu poder e sua origem.
[Revista de março de 1864.]
4. O SR. HOME EM ROMA.
(Conclusão.)
A ordem que tinha sido dada ao Sr. Home pelas autoridades pontifícias, de deixar Roma em três dias, tinha sido revogada, como vimos em nosso último número. Mas não se reprime o medo e mudaram de ideia; a licença de permanência foi retirada definitivamente, obrigando o Sr. Home, sob a acusação de feitiçaria, a partir imediatamente. É bom dizer que as batidas e o levantamento da mesa durante o interrogatório, que tínhamos relatado em forma dubitativa, pois não tínhamos certeza, são exatos. Isto devia ser um motivo a mais para pensar que o Sr. Home trazia consigo o diabo a Roma, onde jamais havia penetrado, ao que parece. Ei-lo, pois, bem e devidamente convicto, pelo governo romano, de ser um feiticeiro; não um feiticeiro para rir, mas um verdadeiro feiticeiro, pois, do contrário, não teriam levado a coisa a sério. Tivemos sob os olhos o longo interrogatório a que o submeteram, e a leitura, pela forma das perguntas, levou-nos involuntariamente aos tempos de Joana d’Arc; só faltava o desfecho comum da época para essas espécies de acusação. Os jornais brincalhões admiram-se de que no século dezenove ainda acreditem em feiticeiros. É que há pessoas que dormem o sono de Epimênides há quatro séculos. Aliás, como não acreditaria o povo, quando sua existência é atestada pela autoridade que a deve conhecer melhor, já que mandou queimar tanta gente? É preciso ser céptico como um jornalista para não se render a uma prova tão evidente. O que é mais surpreendente é que se façam reviver os feiticeiros nos espíritas, logo eles que vêm provar, com as peças nas mãos, que não há feiticeiros nem maravilhoso, mas apenas leis naturais.