Questões diversas. (226-229.)
— Dissertação de um Espírito sobre a influência moral. (230.)
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Questões diversas.
226. — 1º
O desenvolvimento da mediunidade guarda relação com o desenvolvimento
moral dos médiuns?
“Não; 2 a faculdade propriamente dita se radica no organismo; independe do moral. 3 O mesmo, porém, não se dá com o seu uso, que pode ser bom, ou mau, conforme as qualidades do médium.”
2º Sempre se há dito que a mediunidade é um dom de Deus, uma graça, um favor. Por que, então, não constitui privilégio dos homens de bem e por que se veem pessoas indignas que a possuem no mais alto grau e que dela usam mal?
“Todas as faculdades são favores pelos quais deve a criatura render graças a Deus, pois que homens há privados delas. 2 Poderias igualmente perguntar por que concede Deus vista magnífica a malfeitores, destreza a gatunos, eloquência aos que dela se servem para dizer coisas nocivas. O mesmo se dá com a mediunidade. 3 Se há pessoas indignas que a possuem, é que disso precisam mais do que as outras, para se melhorarem. 4 Pensas que Deus recusa meios de salvação aos culpados? Ao contrário, multiplica-os no caminho que eles percorrem; põe-nos nas mãos deles. Cabe-lhes aproveitá-los. 5 Judas, o traidor, não fez milagres e não curou doentes, como apóstolo? Deus permitiu que ele tivesse esse dom, para mais odiosa tornar aos seus próprios olhos a traição que praticou.”
3º Os médiuns, que fazem mau uso das suas faculdades, que não se servem delas para o bem, ou que não as aproveitam para se instruírem, sofrerão as consequências dessa falta?
“Se delas fizerem mau uso, serão punidos duplamente, porque têm um meio a mais de se esclarecerem e o não aproveitam. 2 Aquele que vê claro e tropeça é mais censurável do que o cego que cai no fosso.”
4º Há médiuns aos quais, espontaneamente e quase constantemente, são dadas comunicações sobre o mesmo assunto, sobre certas questões morais, por exemplo, sobre determinados defeitos. Tem isso algum fim?
“Tem, e esse fim é esclarecê-lo sobre o assunto frequentemente repetido, ou corrigi-los de certos defeitos. Por isso é que a uns falarão continuamente do orgulho, a outros, da caridade. É que só a saciedade lhes poderá abrir, afinal, os olhos. 2 Não há médium que faça mau uso da sua faculdade, por ambição ou interesse, ou que a comprometa por causa de um defeito capital, como o orgulho, o egoísmo, a leviandade, etc., e que, de tempos a tempos, não receba admoestações dos Espíritos. 3 O pior é que as mais das vezes eles não as tomam como dirigidas a si próprios.”
4 NOTA. É frequente usarem os Espíritos de circunlóquios em suas lições, dando-as de modo indireto, para não tirarem o mérito àquele que as sabe aproveitar e aplicar. Porém, tais são a cegueira e o orgulho de algumas pessoas, que elas não se reconhecem no quadro que se lhes põe diante dos olhos. Ainda mais: se o Espírito lhes dá a entender que é delas que se trata, zangam-se e o qualificam de mentiroso, ou malicioso. Só isto basta para provar que o Espírito tem razão.
5º Nas lições ditadas, de modo geral, ao médium, sem aplicação pessoal, não figura ele como instrumento passivo, para instrução de outrem?
“Muitas vezes, os avisos e conselhos não lhe são dirigidos pessoalmente, mas a outros a quem não nos podemos dirigir, senão por intermédio dele, que, entretanto, deve tomar a parte que lhe caiba em tais avisos e conselhos, se não o cega o amor-próprio.
2 “Não creias que a faculdade mediúnica seja dada somente para correção de uma, ou duas pessoas, não. O objetivo é mais alto: trata-se da Humanidade. 3 Um médium é um instrumento pouquíssimo importante, como indivíduo. Por isso é que, quando damos instruções que devem aproveitar à generalidade dos homens, nos servimos dos que oferecem as facilidades necessárias. 4 Tenha-se, porém, como certo que tempo virá em que os bons médiuns serão muito comuns, de sorte que os bons Espíritos não precisarão servir-se de instrumentos maus.”
6º Visto que as qualidades morais do médium afastam os Espíritos imperfeitos, como é que um médium dotado de boas qualidades transmite respostas falsas, ou grosseiras?
“Conheces, porventura, todos os escaninhos da alma humana? 2 Demais, pode a criatura ser leviana e frívola, sem que seja viciosa. 3 Também isso se dá, porque, às vezes, ele necessita de uma lição, a fim de manter-se em guarda.”
7º Por que permitem os Espíritos superiores que pessoas dotadas de grande poder, como médiuns, e que muito de bem poderiam fazer, sejam instrumentos do erro?
“Os Espíritos de que falas procuram influenciá-las; mas, quando essas pessoas consentem em ser arrastadas para mau caminho, eles as deixam ir. 2 Daí o servirem-se delas com repugnância, vista que a verdade não pode ser interpretada pela mentira.”
8º Será absolutamente impossível se obtenham boas comunicações por um médium imperfeito?
“Um médium imperfeito pode algumas vezes obter boas coisas, porque, se dispõe de uma bela faculdade, não é raro que os bons Espíritos se sirvam dele, à falta de outro, em circunstâncias especiais; 2 porém, isso só acontece momentaneamente, porquanto, desde que os Espíritos encontrem um que mais lhes convenha, dão preferência a este.”
3 NOTA. Deve-se observar que, quando os bons Espíritos veem que um médium deixa de ser bem assistido e se torna, pelas suas imperfeições, presa dos Espíritos enganadores, quase sempre fazem surgir circunstâncias que lhes desvendam os defeitos e o afastam das pessoas sérias e bem intencionadas, cuja boa-fé poderia ser ilaqueada. 4 Neste caso, quaisquer que sejam as faculdades que possua, seu afastamento não é de causar saudades.
9º Qual o médium que se poderia qualificar de perfeito?
“Perfeito, ah! bem sabes que a perfeição não existe na Terra, sem o que não estaríeis nela. 2 Dize, portanto, bom médium e já é muito, por isso que eles são raros. 3 Médium perfeito seria aquele contra o qual os maus Espíritos jamais ousassem, uma tentativa de enganá-lo. 4 O melhor é aquele que, simpatizando somente com os bons Espíritos, tem sido o menos enganado.”
10º Se ele só com os bons Espíritos simpatiza, como permitem estes que seja enganado?
“Os bons Espíritos permitem, às vezes, que isso aconteça com os melhores médiuns, para lhes exercitar a ponderação e para lhes ensinar a discernir o verdadeiro do falso. 2 Depois, por muito bom que seja, um médium jamais é tão perfeito, que não possa ser atacado por algum lado fraco. 3 Isto lhe deve servir de lição. As falsas comunicações, que de tempos a tempos ele recebe, são avisos para que não se considere infalível e não se ensoberbeça. 4 Porque, o médium que receba as coisas mais notáveis não tem que se gloriar disso, como não o tem o tocador de realejo que obtém belas árias movendo a manivela do seu instrumento.”
11º Quais as condições necessárias para que a palavra dos Espíritos superiores nos chegue isenta de qualquer alteração?
“Querer o bem; repulsar o egoísmo e o orgulho. Ambas essas coisas são necessárias.”
12º Uma vez que a palavra dos Espíritos superiores não nos chega pura, senão em condições difíceis de se encontrarem preenchidas, esse fato não constitui um obstáculo a propagação da verdade?
“Não, porque a luz sempre chega ao que a deseja receber. 2 Todo aquele que queira esclarecer-se deve fugir às trevas, 3 e as trevas se encontram na impureza do coração.
4 “Os Espíritos, que considerais como personificações do bem, não atendem de boa vontade ao apelo dos que trazem o coração manchado pelo orgulho, pela cupidez e pela falta de caridade.
5 “Expurguem-se, pois, os que desejam esclarecer-se, de toda a vaidade humana e humilhem a sua inteligência ante o infinito poder do Criador. Esta a melhor prova que poderão dar da sinceridade do desejo que os anima. É uma condição a que todos podem satisfazer.”
227.
Se o médium, do ponto de vista da execução, não passa de um instrumento,
exerce, todavia, influência muito grande, sob o aspecto moral. 2
Pois que, para se comunicar, o Espírito desencarnado se identifica com
o Espírito do médium, esta identificação não se pode verificar, senão
havendo, entre um e outro, simpatia e, se assim é lícito dizer-se, afinidade.
3
A alma exerce sobre o Espírito livre uma espécie de atração, ou de repulsão,
conforme o grau da semelhança existente entre eles. 4
Ora, os bons têm afinidade com os bons e os maus com os maus, donde
se segue que as qualidades morais do médium exercem influência capital
sobre a natureza dos Espíritos que por ele se comunicam. 5
Se o médium é vicioso, em torno dele se vêm grupar os Espíritos inferiores,
sempre prontos a tomar o lugar aos bons Espíritos evocados. 6
As qualidades que, de preferência, atraem os bons Espíritos são: a bondade,
a benevolência, a simplicidade do coração, o amor do próximo, o desprendimento
das coisas materiais. 7
Os defeitos que os afastam são: o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme,
o ódio, a cupidez, a sensualidade e todas as paixões que escravizam
o homem à matéria.
228.
Todas as imperfeições morais são outras tantas portas abertas ao acesso
dos maus Espíritos. 2
A que, porém, eles exploram com mais habilidade é o orgulho, porque
é a que a criatura menos confessa a si mesma. 3
O orgulho tem perdido muitos médiuns dotados das mais belas faculdades
e que, se não fora essa imperfeição, teriam podido tornar-se instrumentos
notáveis e muito úteis, ao passo que, presas de Espíritos mentirosos,
suas faculdades, depois de se haverem pervertido, aniquilaram-se e mais
de um se viu humilhado por amaríssimas decepções.
4 O orgulho, nos médiuns, traduz-se por sinais inequívocos, a cujo respeito tanto mais necessário é se insista, quanto constitui uma das causas mais fortes de suspeição, no tocante à veracidade de suas comunicações. 5 Começa por uma confiança cega nessas mesmas comunicações e a infalibilidade do Espírito que lhas dá. 6 Daí um certo desdém por tudo o que não venha deles: é que julgam ter o privilégio da verdade. 7 O prestígio dos grandes nomes, com que se adornam os Espíritos tidos por seus protetores, os deslumbra e, como neles o amor próprio sofreria, se houvessem de confessar que são ludibriados, repelem todo e qualquer conselho; evitam-nos mesmo, afastando-se de seus amigos e de quem quer que lhes possa abrir os olhos. 8 Se condescendem em escutá-los, nenhum apreço lhes dão às opiniões, porquanto duvidar do Espírito que os assiste fora quase uma profanação. 9 Aborrecem-se com a menor contradita, com uma simples observação crítica e vão às vezes ao ponto de tomar ódio às próprias pessoas que lhes têm prestado serviço. 10 Por favorecerem a esse insulamento a que os arrastam os Espíritos que não querem contraditores, esses mesmos Espíritos se comprazem em lhes conservar as ilusões, para o que os fazem considerar coisas sublimes as mais polpudas absurdidades. 11 Assim, confiança absoluta na superioridade do que obtém, desprezo pelo que deles não venha, irrefletida importância dada aos grandes nomes, recusa de todo conselho, suspeição sobre qualquer crítica, afastamento dos que podem emitir opiniões desinteressadas, crédito em suas aptidões, apesar de inexperientes: tais as características dos médiuns orgulhosos.
12 Devemos também convir em que, muitas vezes, o orgulho é despertado no médium pelos que o cercam. 13 Se ele tem faculdades um pouco transcendentes, é procurado e gabado e entra a julgar-se indispensável. Logo toma ares de importância e desdém, quando presta a alguém o seu concurso. 14 Mais de uma vez tivemos motivo de deplorar elogios que dispensamos a alguns médiuns, com o intuito de os animar.
229.
A par disto, ponhamos em evidência o quadro do médium verdadeiramente
bom, daquele em que se pode confiar. 2
Supor-lhe-emos, antes de tudo, uma grandíssima facilidade de execução,
que permita se comuniquem livremente os Espíritos, sem encontrarem qualquer
obstáculo material. 3
Isto posto, o que mais importa considerar é de que natureza são os Espíritos
que habitualmente o assistem, para o que não nos devemos ater aos nomes,
porém, à linguagem. 4
Jamais deverá ele perder de vista que a simpatia, que lhe dispensam
os bons Espíritos, estará na razão direta de seus esforços por afastar
os maus. 5
Persuadido de que a sua faculdade é um dom que só lhe foi outorgado
para o bem, de nenhum modo procura prevalecer-se dela, nem apresentá-la
como demonstração de mérito seu. 6
Aceita as boas comunicações, que lhe são transmitidas, como uma graça,
de que lhe cumpre tornar-se cada vez mais digno, pela sua bondade, pela
sua benevolência e pela sua modéstia. O primeiro [n.º 228]
se orgulha de suas relações com os Espíritos superiores; este outro
se humilha, por se considerar sempre abaixo desse favor.
[Dissertação de um Espírito sobre a influência
moral.]
230.
A seguinte instrução deu-no-la, sobre o assunto, um Espírito de quem
temos inserido muitas comunicações:
2 “Já o dissemos: os médiuns, apenas como tais, só secundária influência exercem nas comunicações dos Espíritos; o papel deles é o de uma máquina elétrica, que transmite os despachos telegráficos, de um ponto da Terra a outro ponto distante. 3 Assim, quando queremos ditar uma comunicação, agimos sobre o médium, como o empregado do telégrafo sobre o aparelho, isto é, do mesmo modo que o tique-taque do telégrafo traça, a milhares de léguas, sobre uma tira de papel, os sinais reprodutores do despacho, também nos comunicamos, por meio do aparelho mediúnico, através das distâncias incomensuráveis que separam o mundo visível do mundo invisível, o mundo imaterial do mundo carnal, o que vos queremos ensinar. 4 Mas, assim como as influências atmosféricas atuam, perturbando, muitas vezes, as transmissões do telégrafo elétrico, igualmente a influência moral do médium atua e perturba, às vezes, a transmissão dos nossos despachos de além-túmulo, porque somos obrigados a faze-los passar por um meio que lhes é contrário. Entretanto, essa influência, amiúde, se anula, pela nossa energia e vontade, e nenhum ato perturbador se manifesta.
5 Com efeito, os ditados de alto alcance filosófico, as comunicações de perfeita moralidade são transmitidas algumas vezes por médiuns impróprios a esses ensinos superiores; enquanto que, por outro lado, comunicações pouco edificantes chegam também, às vezes, por médiuns que se envergonham de lhes haverem servido de condutores.
6 “Em tese geral, pode afirmar-se que os Espíritos atraem Espíritos que lhes são similares e que raramente os Espíritos das Plêiades elevadas se comunicam por aparelhos maus condutores, quando têm à mão bons aparelhos mediúnicos, bons médiuns, numa palavra.
7 “Os médiuns levianos e pouco sérios atraem, pois, Espíritos da mesma natureza; por isso é que suas comunicações se mostram cheias de banalidades, frivolidades, ideias truncadas e, não raro, muito heterodoxas, espiriticamente falando. 8 Certamente, podem eles dizer, e às vezes dizem, coisas aproveitáveis; mas, nesse caso, principalmente, é que um exame severo e escrupuloso se faz necessário, porquanto, de envolta com essas coisas aproveitáveis, Espíritos hipócritas insinuam, com habilidade e preconcebida perfídia, fatos de pura invencionice, asserções mentirosas, a fim de iludir a boa-fé dos que lhes dispensam atenção. 9 Devem riscar-se, então, sem piedade, toda palavra, toda frase equívoca e só conservar do ditado o que a lógica possa aceitar, ou o que a Doutrina já ensinou. 10 As comunicações desta natureza só são de temer para os espíritas que trabalham isolados, para os grupos novos, ou pouco esclarecidos, visto que, nas reuniões onde os adeptos estão adiantados e já adquiriram experiência, a gralha perde o seu tempo a se adornar com as penas do pavão: acaba sempre desmascarada.
11 “Não falarei dos médiuns que se comprazem em solicitar e receber comunicações obscenas. Deixemos se deleitem na companhia dos Espíritos cínicos. Aliás, os autores das comunicações desta ordem buscam, por si mesmos, a solidão e o isolamento; porquanto só desprezo e nojo poderão causar entre os membros dos grupos filosóficos e sérios. 12 Onde, porém, a influência moral do médium se faz realmente sentir, é quando ele substitui, pelas que lhe são pessoais, as ideias que os Espíritos se esforçam por lhe sugerir e também quando tira da sua imaginação teorias fantásticas que, de boa-fé, julga resultarem de uma comunicação intuitiva. É de apostar-se então mil contra um que isso não passa de reflexo do próprio Espírito do médium. Dá-se mesmo o fato curioso de mover-se a mão do médium, quase mecanicamente às vezes, impelida por um Espírito secundário e zombeteiro. 13 É essa a pedra de toque contra a qual vêm, quebrar-se as imaginações ardentes, por isso que, arrebatados pelo ímpeto de suas próprias ideias, pelas lantejoulas de seus conhecimentos literários, os médiuns desconhecem o ditado modesto de um Espírito criterioso e, abandonando a presa pela sombra, o substituem por uma paráfrase empolada. 14 Contra este escolho terrível vêm igualmente chocar-se as personalidades ambiciosas que, em falta das comunicações que os bons Espíritos lhes recusam, apresentam suas próprias obras como sendo desses Espíritos. 15 Daí a necessidade de serem, os diretores dos grupos espíritas, dotados de fino tato, de rara sagacidade, para discernir as comunicações autênticas das que não o são e para não ferir os que se iludem a si mesmos.
16 “Na dúvida, abstém-te, diz um dos vossos velhos provérbios. 17 Não admitais portanto, senão o que seja, aos vossos olhos, de manifesta evidência. Desde que uma opinião nova venha a ser expendida, por pouco que vos pareça duvidosa, fazei-a passar pelo crisol da razão e da lógica e rejeitai desassombradamente o que a razão e o bom-senso reprovarem. 18 Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, n uma só teoria errônea. 19 Efetivamente, sobre essa teoria poderíeis edificar um sistema completo, que desmoronaria ao primeiro sopro da verdade, como um monumento edificado sobre areia movediça, ao passo que, se rejeitardes hoje algumas verdades, porque não vos são demonstradas clara e logicamente, mais tarde um fato brutal, ou uma demonstração irrefutável virá afirmar-vos a sua autenticidade.
20 “Lembrai-vos, no entanto, ó espíritas! de que, para Deus e para os bons Espíritos, só há um impossível: a injustiça e a iniquidade.
21 “O Espiritismo já está bastante espalhado entre os homens e já moralizou suficientemente os adeptos sinceros da sua santa doutrina, para que os Espíritos já não se vejam constrangidos a usar de maus instrumentos, de médiuns imperfeitos. 22 Se, pois, agora, um médium, qualquer que ele seja, se tornar objeto de legítima suspeição, pelo seu proceder, pelos seus costumes, pelo seu orgulho, pela sua falta de amor e de caridade, repeli, repeli suas comunicações, porquanto aí estará uma serpente oculta entre as ervas. 23 É esta a conclusão a que chego sobre a influência moral dos médiuns.”
Erasto.
[1]
[Essa regra de ouro do Espiritismo, dada, como se vê, pelo Espírito
Erasto,
discípulo de Paulo, espalhou-se como sendo do próprio Kardec e em forma
diferente, ou seja: mais vale rejeitar noventa e nove verdades do
que aceitar uma mentira. Foi por esse motivo que a grifamos no texto.
Trata-se, realmente, de uma regra que deve ser constantemente observada
nos trabalhos e nos estudos espíritas (Essa nota foi extraída do Livro
dos Médiuns editada pela LAKE. Ela é a 11ª nota de rodapé
do tradutor J. Herculano Pires deste mesmo capítulo do livro citado,
colocamo-la aqui pela importância do esclarecimento que contém).]