Médiuns mecânicos. (179.)
— Intuitivos. (180.)
— Semimecânicos. (181.)
— Inspirados ou involuntários. (182,
183.) — De pressentimentos. (184.)
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178.
De todos os meios de comunicação, a escrita manual é o mais simples,
mais cômodo e, sobretudo, mais completo. 2
Para ele devem tender todos os esforços, porquanto permite se estabeleçam,
com os Espíritos, relações tão continuadas e regulares, como as que
existem entre nós. 3
Com tanto mais afinco deve ser empregado, quanto é por ele que os Espíritos
revelam melhor sua natureza e o grau do seu aperfeiçoamento ou da sua
inferioridade.
4 Pela facilidade que encontram em exprimir-se por esse meio, eles nos revelam seus mais íntimos pensamentos e nos facultam julgá-los e apreciar-lhes o valor. 5 Para o médium, a faculdade de escrever é, além disso, a mais suscetível de desenvolver-se pelo exercício.
Médiuns mecânicos.
179.
Quem examinar certos efeitos que se produzem nos movimentos da mesa,
da cesta, ou da prancheta que escreve não poderá duvidar de uma ação
diretamente exercida pelo Espírito sobre esses objetos. 2
A cesta se agita por vezes com tanta violência, que escapa das mãos
do médium e não raro se dirige a certas pessoas da assistência para
nelas bater. Outras vezes, seus movimentos dão mostra de um sentimento
afetuoso. 3
O mesmo ocorre quando o lápis está colocado na mão do médium; frequentemente
é atirado longe com força, ou, então, a mão, bem como a cesta, se agitam
convulsivamente e batem na mesa de modo colérico, ainda quando o médium
está possuído da maior calma e se admira de não ser senhor de si. 4
Digamos, de passagem, que tais efeitos demonstram sempre a presença
de Espíritos imperfeitos; os Espíritos superiores são constantemente
calmos, dignos e benévolos; se não são escutados convenientemente, retiram-se
e outros lhes tomam o lugar. 5
Pode, pois, o Espírito exprimir diretamente suas ideias, quer movimentando
um objeto a que a mão do médium serve de simples ponto de apoio, quer
acionando a própria mão.
6 Quando atua diretamente sobre a mão, o Espírito lhe dá uma impulsão de todo independente da vontade deste último. Ela se move sem interrupção e sem embargo do médium, enquanto o Espírito tem alguma coisa que dizer, e para, assim ele acaba.
7 Nesta circunstância, o que caracteriza o fenômeno é que o médium não tem a menor consciência do que escreve. Quando se dá, no caso, a inconsciência absoluta, têm-se os médiuns chamados passivos ou mecânicos. 8 É preciosa esta faculdade, por não permitir dúvida alguma sobre a independência do pensamento daquele que escreve.
Médiuns intuitivos. †
180.
A transmissão do pensamento também se dá por meio do Espírito do médium,
ou, melhor, de sua alma, pois que por este nome designamos o Espírito
encarnado. 2
O Espírito livre, neste caso, não atua sobre a mão, para faze-la escrever;
não a toma, não a guia. Atua sobre a alma, com a qual se identifica.
A alma, sob esse impulso, dirige a mão e esta dirige o lápis. 3
Notemos aqui uma coisa importante: é que o Espírito livre não se substitui
à alma, visto que não a pode deslocar. Domina-a, mau grado seu, e lhe
imprime a sua vontade. 4
Em tal circunstância, o papel da alma não é o de inteira passividade;
ela recebe o pensamento do Espírito livre e o transmite. 5
Nessa situação, o médium tem consciência do que escreve, embora não
exprima o seu próprio pensamento. É o que se chama médium intuitivo.
6 Mas, sendo assim, dir-se-á, nada prova seja um Espírito estranho quem escreve e não o do médium. Efetivamente, a distinção é às vezes difícil de fazer-se, porém, pode acontecer que isso pouca importância apresente. 7 Todavia, é possível reconhecer-se o pensamento sugerido, por não ser nunca preconcebido; nasce à medida que a escrita vai sendo traçada e, amiúde, é contrário à ideia que antecipadamente se formara. Pode mesmo estar fora dos limites dos conhecimentos e capacidades do médium.
8 O papel do médium mecânico é o de uma máquina; o médium intuitivo age como o faria um intérprete. 9 Este, de fato, para transmitir o pensamento, precisa compreendê-lo, apropriar-se dele, de certo modo, para traduzi-lo fielmente e, no entanto, esse pensamento não é seu, apenas lhe atravessa o cérebro. Tal precisamente o papel do médium intuitivo.
Médiuns semimecânicos.
181.
No médium puramente mecânico, o movimento da mão independe da vontade;
no médium intuitivo, o movimento é voluntário e facultativo. O médium
semimecânico participa de ambos esses gêneros. 2
Sente que à sua mão uma impulsão é dada, mau grado seu, mas, ao mesmo
tempo, tem consciência do que escreve, à medida que as palavras se formam.
3
No primeiro o pensamento vem depois do ato da escrita; no segundo, precede-o;
no terceiro, acompanha-o. 4
Estes últimos médiuns são os mais numerosos.
Médiuns inspirados. †
182. — Todo aquele que, tanto no estado normal, como no de êxtase, recebe,
pelo pensamento, comunicações estranhas às suas ideias preconcebidas,
pode ser incluído na categoria dos médiuns inspirados. 2
Estes, como se vê, formam uma variedade da mediunidade intuitiva, com
a diferença de que a intervenção de uma força oculta é aí muito menos
sensível, por isso que, ao inspirado, ainda é mais difícil distinguir
o pensamento próprio do que lhe é sugerido. 3
A espontaneidade é o que, sobretudo, caracteriza o pensamento deste
último gênero. 4
A inspiração nos vem dos Espíritos que nos influenciam para o bem, ou
para o mal, porém, procede, principalmente, dos que querem o nosso bem
e cujos conselhos muito amiúde cometemos o erro de não seguir. 6
Ela se aplica, em todas as circunstâncias da vida, às resoluções que
devamos tomar. Sob esse aspecto, pode dizer-se que todos são médiuns,
porquanto não há quem não tenha seus Espíritos protetores e familiares,
a se esforçarem por sugerir aos protegidos salutares ideias. 6
Se todos estivessem bem compenetrados desta verdade, ninguém deixaria
de recorrer com frequência à inspiração do seu anjo de guarda, nos momentos
em que se não sabe o que dizer, ou fazer. 7
Que cada um, pois, o invoque com fervor e confiança, em caso
de necessidade, e muito frequentemente se admirará das ideias que lhe
surgem como por encanto, quer se trate de uma resolução a tomar, quer
de alguma coisa a compor. 8
Se nenhuma ideia surge, é que é preciso esperar. 9
A prova de que a ideia que sobrevém é estranha à pessoa de quem se trate
está em que, se tal ideia lhe existira na mente, essa pessoa seria senhora
de, a qualquer momento, utilizá-la e não haveria razão para que ela
se não manifestasse à vontade. 10
Quem não é cego nada mais precisa fazer do que abrir os olhos, para
ver quando quiser. Do mesmo modo, aquele que possui ideias próprias
tem-nas sempre à disposição. Se elas não lhes vêm quando quer, é que
está obrigado a buscá-las algures, que não no seu íntimo.
11 Também se podem incluir nesta categoria as pessoas que, sem serem dotadas de inteligência fora do comum e sem saírem do estado normal, têm relâmpagos de uma lucidez intelectual que lhes dá momentaneamente desabitual facilidade de concepção e de elocução e, em certos casos, o pressentimento de coisas futuras. 12 Nesses momentos, que com acerto se chamam de inspiração, as ideias abundam, sob um impulso involuntário e quase febril. Parece que uma inteligência superior nos vem ajudar e que o nosso espírito se desembaraçou de um fardo.
183.
Os homens de gênio, de todas as espécies, artistas, sábios, literatos,
são sem dúvida Espíritos adiantados capazes de compreender por si mesmos
e de conceber grandes coisas. Ora, precisamente porque os julgam capazes,
é que os Espíritos, quando querem executar certos trabalhos, lhes sugerem
as ideias necessárias e assim é que eles, as mais das vezes, são médiuns
sem o saberem. 2
Têm, no entanto, vaga intuição de uma assistência estranha, visto que
todo aquele que apela para a inspiração, mais não faz do que uma evocação.
3
Se não esperasse ser atendido, por que exclamaria, tão frequentemente:
meu bom gênio, vem em meu auxílio?
As respostas seguintes confirmam esta asserção:
a— Qual a causa primaria da inspiração?
“O Espírito que se comunica pelo pensamento.”
b — A revelação das grandes coisas não é que constitui o objeto único da inspiração?
“Não, a inspiração se verifica, muitas vezes, com relação às mais comuns circunstâncias da vida. 2 Por exemplo, queres ir a alguma parte: uma voz secreta te diz que não o faças, porque correrás perigo; ou, então, te diz que faças uma coisa em que não pensavas. É a inspiração. 3 Poucas pessoas há que não tenham sido mais ou menos inspiradas em certos momentos.”
c — Um autor, um pintor, um músico, por exemplo, poderiam, nos momentos de inspiração, ser considerados médiuns?
“Sim, porquanto, nesses momentos a alma se lhes torna mais livre e como que desprendida da matéria; recobra uma parte das suas faculdades de Espírito e recebe mais facilmente as comunicações dos outros Espíritos que a inspiram.”
Médiuns de pressentimentos.
184.
O pressentimento é uma intuição vaga das coisas futuras. 2
Algumas pessoas têm essa faculdade mais ou menos desenvolvida. Pode
ser devida a uma espécie de dupla vista, que lhes permite entrever as
consequências das coisas atuais e a filiação dos acontecimentos. 3
Mas, muitas vezes, também é resultado de comunicações ocultas e, sobretudo
neste caso, é que se pode dar aos que dela são dotados o nome de médiuns
de pressentimentos, que constituem uma variedade dos médiuns
inspirados.