Luís IX de França ou São Luís de França, (Poissy, França,
25 de Abril de 1214 - Tunis, Norte de África, 25 de Agosto de 1270)
foi rei de França de 1226 até à sua morte, o nono da chamada dinastia
dos capetianos diretos, e também conde de Artois de 1226 a 1237.
No seu reinado a França viveu um excepcional momento político, econômico, militar e cultural, conhecido como o “o século de ouro de São Luís”. Houve um grande desenvolvimento da justiça real, passando o monarca a representar o juiz supremo.
Participou também da Sétima Cruzada e da Oitava Cruzada, † tendo morrido no decurso
desta última, o que influenciou em grande medida a sua posterior canonização
no reinado do seu neto Filipe
o Belo. — Continue esta resenha biográfica na Wikipédia. †
São Luís foi o patrono da SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS, fundada por Allan Kardec. No artigo Comunicações espontâneas obtidas em sessões da Sociedade, a 3ª comunicação é de Júlio César, e no final da mensagem ele afirma: “Por várias existências miseráveis e obscuras, tive de expiar minhas faltas, tendo vivido pela última vez na Terra sob o nome de Luís IX”
No Boletim da sessão de 29 de junho de 1860 da SPEE encontra-se a seguinte informação: O Sr. T… observa que, em vida, nem sempre São Luís se submeteu à Igreja, visto ter lutado contra as suas pretensões. Responde São Luís: “Dizendo que me submeti às penitências impostas pelos chefes da Igreja, disse-vos a verdade. Mas não vos disse que minha conduta tenha sido sempre irrepreensível; fui um grande pecador perante Deus, embora os homens, mais tarde, me tenham concedido o glorioso título de santo.”
O Sr. Allan Kardec acrescenta que São Luís sempre se submeteu às decisões da Igreja no tocante aos dogmas; só lutou contra as pretensões de outra natureza.