25 Neste tempo estava Israel em Setim, e o povo caiu em fornicação com as filhas de Moab,
2 As quais o chamaram para os seus sacrifícios. E eles comeram e adoraram os deuses delas,
3 E Israel se consagrou a Beelfegor; n e irado o Senhor,
4 Disse a Moisés: Toma todos os príncipes do povo, e pendura-os em forcas contra o sol, para que o meu furor se aparte de Israel.
5 E Moisés disse aos juízes de Israel: Mate cada um aos seus mais chegados, que se consagraram a Beelfegor.
6 E ao mesmo tempo um dos filhos de Israel entrou à vista de seus irmãos em casa de uma prostituta Madianita, vendo Moisés, e todos os filhos de Israel, que choravam diante das portas do tabernáculo.
7 O que vendo Fineas, filho de Eleazar, filho do sacerdote Arão, levantou-se do meio do povo, e tomando um punhal,
8 Entrou após o Israelita naquele lugar infame, e atravessou dum só golpe a ambos, isto é; ao homem e à mulher, pelas suas partes genitais. E logo cessou a praga; que os filhos de Israel padeciam;
9 E foram mortos vinte e quatro mil homens.
10 E o Senhor disse a Moisés:
11 Fineas, filho de Eleazar, filho do sacerdote Arão, apartou dos filhos de Israel a minha ira; porque animado do meu zelo foi contra eles, para que eu mesmo não extinguisse os filhos de Israel no meu zelo.
12 Por isso lhe dirás: Adverte que eu lhe dou a paz do meu concerto,
13 E que a ele e à sua descendência lhe será dado o sacerdócio por um pacto eterno; porque foi zeloso pelo seu Deus, e expiou a maldade dos filhos de Israel.
14 O Israelita porém, que foi morto com a Madianita, chamava-se Zambri, e era filho de Salu, chefe de uma família da tribo de Simeão.
15 E a mulher Madianita, que foi morto com ele, chamava-se Cozbi, e era filha de Sur, o mais ilustre príncipe dos Madianitas.
16 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
17 Os Madianitas vos experimentem por inimigos, e castigai-os.
18 Porque também eles vos trataram a vós como inimigos, e vos seduziram artificiosamente por meio do ídolo de Fogor, e de Cozbi sua irmã, filha do príncipe de Madian, que foi morta no dia da praga por causa do sacrilégio de Fogor.
Beelfegor: Ou
Baal-Peor, nome de uma divindade moabita, adorada no cimo do monte Peor,
(ou Fogor). Vide Baal.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.