22 Falou também o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala a Arão e a seus filhos, que se abstenham de tocar as coisas, que foram consagradas pelos filhos de Israel, e não profanem o que foi santificado em honra minha, e que eles me oferecem. Eu sou o Senhor.
3 Dize-lhes a eles e a seus descendentes: Todo o homem da vossa estirpe, que estando imundo se chegar às coisas que foram consagradas, e que os filhos de Israel ofereceram ao Senhor, perecerá diante do Senhor. Eu sou o Senhor.
4 O homem da estirpe de Arão, que for leproso, ou padecer purgação branca, não comerá das coisas que me foram sacrificadas, até que esteja são. O que tocar ao que está imundo, por ter tocado algum morto, ou algum que padece purgação branca,
5 E o que tocar um réptil, e geralmente tudo o que é imundo, cujo tato é impuro,
6 Será imundo até à tarde, e não comerá daquelas coisas, que foram santificadas; mas lavando o seu corpo em água,
7 E posto o sol, então limpo comerá das coisas santificadas, porque é seu sustento.
8 Não comerão coisa de animal morto por si, ou tomado por outro, nem se mancharão com estas viandas. Eu sou o Senhor.
9 Guardem os meus preceitos, para que não caiam no pecado, e não morram no santuário, depois de o terem manchado. Eu sou o Senhor que os santifico.
10 Nenhum estrangeiro comerá das coisas santificadas; o hóspede do sacerdote e o jornaleiro não comerão delas.
11 Porém aquele, que o sacerdote tiver comprado, e o que tiver nascido em sua casa, estes comerão delas.
12 Se a filha do sacerdote casar com algum do povo, não comerá das coisas santificadas, nem das primícias.
13 Mas se ficando viúva, ou sendo repudiada, e sem ter filhos, voltar para casa de seu pai, comerá das viandas, de que seu pai come, como costumava, sendo donzela. Nem um estrangeiro tem faculdade de comer delas.
14 O que por ignorância comer das coisas santificadas, juntará uma quinta parte ao que comeu, e dará tudo ao sacerdote para o santuário.
15 E não profanarão o que tiver sido santificado pelos filhos de Israel, que oferecem ao Senhor,
16 Para que não sofram a pena do seu delito, tendo comido das coisas santificadas. Eu sou o Senhor, que os santifico.
17 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
18 Fala a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e lhes dirás: O homem da casa de Israel e dos estrangeiros, que habitam convosco, que, apresentar a sua oblação, ou cumprindo os seus votos, ou oferecendo-a espontaneamente; tudo o que oferecer em holocausto ao Senhor,
19 Para que seja apresentado por vós, será um macho sem defeito de vacas, ou de ovelhas, ou de cabras;
20 Se tiver defeito, não o oferecereis, nem será aceito.
21 O homem que oferecer ao Senhor uma vítima pacífica, ou cumprindo os seus votos, ou fazendo uma oferta voluntária, ou de vacas; ou de ovelhas, a oferecerá sem defeito; para que seja agradável; não haverá nela mácula alguma.
22 Se for cego, ou tenha qualquer membro quebrado, ou cicatriz, ou bostelas [feridas], ou sarna, ou impigem, não os oferecereis ao Senhor, nem queimareis deles sobre o altar do Senhor.
23 Poderás oferecer voluntariamente um boi, ou uma ovelha com a orelha ou cauda cortada; mas com eles não se pode cumprir um voto.
24 Não oferecereis ao Senhor animal algum, que tenha os testículos ou trilhados, ou moídos, ou cortados, ou arruinados; e de nenhum modo façais isto na vossa terra.
25 Da mão do estrangeiro não oferecereis ao vosso Deus pães, nem qualquer outra coisa, que ele queira dar, porque todos estes dons são corruptos e impuros; vós os não recebereis.
26 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
27 Quando nascer um boi; ou uma ovelha, ou uma cabra, estarão sete dias mamando debaixo de suas mães; mas ao dia oitavo, e daí por diante, se poderão oferecer ao Senhor.
28 Ou seja vaca, ou seja ovelha, não serão imoladas num mesmo dia com as suas crias.
29 Se imolardes alguma hóstia em ação de graças ao Senhor, para que vos seja propício,
30 Comê-la-eis no mesmo dia, e não ficará coisa alguma para a manhã do dia seguinte. Eu sou o Senhor.
31 Guardai os meus mandamentos; e cumpri-os. Eu sou o Senhor.
32 Não mancheis o meu santo nome; para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor, que vos santifico,
33 E vos tirei da terra do Egito, para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo
do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias