39 O nono ano de Sedecias, rei de Judá, no décimo mês, veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, e todo o seu exército a Jerusalém, e a sitiaram.
2 O undécimo ano porém de Sedecias, ao quinto dia do quarto mês, se fez a brecha na cidade.
3 E todos os príncipes do rei de Babilônia entraram e se alojaram junto à porta do meio; a saber, Neregel, Sereser, Semegárnabu, Sarsaquim, Rabsares, Neregel, Sereser, Rebmag, e todos os outros príncipes do rei de Babilônia.
4 Sedecias, rei de Judá, e toda a gente de guerra tendo-o visto, fugiram; e de noite saíram da cidade pelo caminho do jardim do rei, e pela porta, que estava entre dois muros, e foram buscar o caminho do deserto.
5 Mas foi em seu alcance o exército dos Caldeus; e apanharam a Sedecias no campo da solidão de Jericó, e o levaram cativo a Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Reblatha, que está na terra de Emath; e este lhe pronunciou a sua sentença.
6 E o rei de Babilônia matou em Reblatha aos filhos de Sedecias diante de seus olhos; e a todos os nobres de Judá fez matar o rei de Babilônia.
7 Mandou também arrancar os olhos a Sedecias; e fê-lo carregar de ferros para ser levado a Babilônia.
8 Queimaram outrossim os caldeus o palácio do rei, e a casa do povo, lançando-lhe fogo, e derribaram o muro de Jerusalém.
9 E os restos do povo, que haviam ficado na cidade, e os desertores, que se tinham ido entregar a ele, e o resto inútil dos do vulgo, que haviam ficado, os levou a Babilônia Nabuzardan, general do exército.
10 E aos mais pobres da plebe, que não tinham absolutamente coisa alguma, Nabuzardan, general do exército, os deixou ficar na terra de Judá; e lhes deu vinhas e cisternas naquele dia.
11 Mas Nabucodonosor, rei de Babilônia, tinha dado esta ordem a Nabuzardan, general do exército, acerca de Jeremias, dizendo:
12 Toma-o, e põe sobre ele os teus olhos e não lhe faças mal nenhum, mas concede-lhe tudo o que ele quiser.
13 Enviou pois Nabuzardan, general do exército, e Nabusezban, e Rabsares, e Neregel, e Sereser, e Rebmag, e todos os magnatas do rei de Babilônia,
14 Enviaram, e tomaram a Jeremias do vestíbulo do cárcere, e o entregaram a Godolias, filho de Ahicão, filho de Safan, para que ele habitasse em sua casa, e vivesse entre o povo.
15 E tinha sido dirigida a palavra do Senhor a Jeremias, quando este estava preso no vestíbulo do cárcere, a qual dizia:
16 Vai e fala a Abdemelec etíope, dizendo: Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: eis aqui estou eu que farei cumprir as minhas palavras sobre esta cidade em dano seu, e não em bem; e verificar-se-ão naquele dia à tua vista.
17 Mas eu te livrarei nesse dia, diz o Senhor; e não serás entregue nas mãos dos homens, que tu temes;
18 Mas eu tirando-te delas te livrarei, e não cairás morto à espada; e salvarás a tua vida, porque tiveste confiança em mim, diz o Senhor.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.