44 Agora pois ouve-me tu, ó Jacob servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi.
2 eis aqui o que disse o Senhor que te criou e te formou, que desde o ventre de tua mãe foi teu auxiliador. Não temas, servo meu Jacob, e tu, ó retíssimo, a quem escolhi.
3 Porque eu derramarei águas sobre a terra sequiosa, e rios sobre a seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha benção sobre a tua descendência.
4 E eles lançarão os seus rebentos entre as ervas, como os salgueiros plantados ao pé das águas correntes.
5 Este dirá: Eu sou o Senhor, e aquele se apelidará em nome de Jacob, e outro escreverá de seu punho; ao Senhor. E assemelhar-se-á no nome a Israel.
6 eis aqui o que diz do Senhor rei de Israel, e seu remidor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e o último, e fora de mim não há Deus.
7 Quem há que seja semelhante a mim? Chame e anuncie; e explique-me por ordem desde que eu formei o antigo povo; anunciem-lhe a eles o que há de vir e as coisas que têm de suceder.
8 Não temais, nem vos perturbeis; eu to fiz ouvir desde então e to anunciei: Vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim, e outro opífice [obreiro], que eu não conheça?
9 Todos os artífices de ídolos são nada, e as suas imagens tão prezadas não lhes aproveitarão; eles mesmos são testemunhas para sua confusão, de que os seus ídolos não veem nem entendem.
10 Quem formou um Deus, e fundiu uma estátua para nada útil?
11 Eis-aí está que todos os que têm parte nesta obra, serão confundidos; porque estes artífices são uns puros homens; todos se ajuntarão, apresentar-se-ão e ficarão espavoridos, e serão confundidos.
12 O oficial de ferreiro trabalhou com a lima; com brasas, e martelos o formou; e o lavrou à força do seu braço; ele terá fome e desfalecerá, não beberá água, e enfraquecerá.
13 O escultor estendeu a sua régua sobre o pau, ele o formou com o cepilho; pô-lo em esquadria, e com o compasso lhe deu as devidas proporções; e fez dele uma imagem de varão como homem bem apessoado que habita numa casa.
14 Cortou cedros, tomou uma azinheira [castanheira], e um carvalho, que estivera entre as árvores de um bosque; plantou um pinheiro, que criou a chuva.
15 E esta árvore serviu aos homens para o fogão; ele mesmo tomou parte das mencionadas árvores, e com ela se aquentou, e a acendeu, e cozeu um par de pães; e do mais que ficou fez ele um Deus, e o adorou.
16 A metade deste pau queimou ele no fogo, e com a outra metade cozinhou as carnes que comeu; acabou de cozer as suas viandas, e fartou-se delas e aquentou-se, e disse: Bom, aquentei-me, já vi aceso o fogão.
17 E do que ficou do mesmo pau fez ele para si um ídolo; diante do qual se prostra, e o adora, e lhe roga, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu Deus.
18 Eles não souberam nem entenderam; porque os seus olhos estão cobertos para que não vejam, nem entendam em seu coração.
19 Não refletem dentro no seu espírito, nem conhecem, nem entendem, para discorrer; eu acendi o lume com a metade desta madeira, e cozi esse par de pães sobre as suas brasas; cozi carnes e comi-as, e então do seu resto farei eu um ídolo? prostrar-me-ei diante do tronco de uma árvore?
20 Uma parte deste pau está já feita em cinza; sem embargo disso, o seu coração insensato adorou a outra, e ele não livrará a sua alma, nem dirá: Esta obra feita pela minha destra é talvez uma mentira.
21 Lembra-te destas coisas Jacob, e Israel, porque tu és meu servo. Eu te formei, tu és meu servo, Israel, não te esqueças de mim.
22 Eu desfiz as tuas iniquidades como uma nuvem, e os teus pecados como uma névoa; torna para mim, porque eu te resgatei.
23 Louvai-o, ó céus, porque o Senhor fez misericórdia! Saltai de júbilo, ó extremidades da terra, repeti em ecos os seus louvores; vós, montes, bosques e todas as suas árvores; porque o Senhor resgatou a Jacob, e Israel ficará sendo um povo glorioso.
24 eis aqui o que diz o Senhor que te remiu, e que te formou no ventre de tua mãe: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, eu o que só estendi os céus, o que firmei a terra, sem que ninguém para isso me ajudasse.
25 Eu sou o que faço baldar o prognóstico dos adivinhos, e o que torno furiosos aos agoureiros. Eu o que faço tornar atrás aos sábios; e o que deixo enfatuada a sua ciência.
26 Eu o que suscito a palavra dos meus profetas. O que digo a Jerusalém: Tu serás habitada; e às cidades de Judá: Vós sereis edificadas, e tornarei a povoar os seus desertos.
27 Eu o que digo ao abismo: Esgota-te, e secarei os teus rios.
28 Eu o que digo a Ciro: Tu és o pastor do meu rebanho, e tu cumprirás em tudo a minha vontade. O que digo a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.