33 Levantando porém Jacob os seus olhos, viu vir Esaú e com ele quatrocentos homens, e repartiu os filhos de Lia e de Rachel, e de ambas as escravas.
2 E pôs ambas as escravas e os filhos delas na frente; a Lia porém, e a seus filhos no segundo lugar; Rachel pois, e José no último de todos.
3 E ele mesmo adiantando-se o adorou sete vezes prostrado por terra, até chegar a seu irmão,
4 Portanto correndo Esaú ao encontro de seu irmão, o abraçou; e apertando-o pelo pescoço e beijando-o, chorou.
5 E levantando os olhos, viu as mulheres e seus filhinhos, e disse: Que meninos são estes? Porventura pertencem-te? Respondeu: São uns pequeninos que Deus me deu a mim teu servo.
6 E chegando-se as escravas, e os filhos delas, se inclinaram profundamente.
7 Chegou também Lia com seus meninos, e como o adorassem do mesmo modo, em último lugar o adoraram José e Rachel.
8 E disse Esaú: A que vem estas partidas, que encontrei? Respondeu: Para achar graça diante do meu senhor.
9 Porém ele respondeu: Tenho muitos bens, meu irmão, guarda para ti o que é teu.
10 E disse Jacob: Não obres assim, te peço; mas se eu achei graça diante de teus olhos, recebe esta pequena dádiva, porquanto vi a tua face do mesmo modo, como se eu tivera visto o rosto de Deus; sê-me favorável,
11 E recebe a bênção que eu te trouxe e que Deus me deu, que é quem dá todas as coisas. Apenas recebendo-o pelo obrigar o irmão,
12 Diz: Caminhemos juntamente, e eu te acompanharei no teu caminho.
13 E disse Jacob: Tu bem sabes, meu senhor, que tenho meninos tenros; e ovelhas, e vacas prenhes comigo; às quais se eu as cansar fazendo-as andar mais, morrerão no mesmo dia todos os rebanhos.
14 Vá meu senhor adiante do seu servo; e eu seguirei pouco a pouco as suas pisadas, assim como vir que os meus pequeninos podem; até chegar à casa de meu senhor em Seir.
15 Respondeu Esaú: Peço-te, que do povo que está comigo, ao menos fique quem te acompanhe no caminho. Respondeu-lhe Jacob: Não é necessário; de uma única coisa necessito, meu senhor, que é achar graça em tua presença.
16 Voltou portanto Esaú naquele dia pelo caminho, por onde tinha vindo, para Seir.
17 E Jacob veio para Socoth, onde edificada uma casa, e levantados os pavilhões, pôs àquele lugar o nome de Socoth, que quer dizer, tendas.
18 E passou, depois que voltou da Mesopotâmia, da Síria, para Salém, cidade dos Siquemitas, a qual está na terra de Canaã, e habitou junto da cidade.
19 E comprou parte do campo, onde armara as tendas, aos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem cordeiros.
20 E ereto ali um altar, invocou sobre ele o Deus fortíssimo de Israel.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo
do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias