31 Jacob porém depois que ouviu as palavras dos filhos de Labão que diziam: Levou Jacob tudo o que era de nosso pai, e enriquecido de seus bens se fez um homem poderoso;
2 Tendo também advertido, que Labão lhe não mostrava a mesma cara, que mostrava ontem e anteontem;
3 E principalmente porque o Senhor lhe disse: Volta para a terra de teus pais, e para a tua parentela, e eu serei contigo,
4 Mandou, e fez vir a Rachel e a Lia ao campo, onde ele apascentava os seus rebanhos,
5 E disse-lhes: Vejo que vosso pai me não mostra a mesma cara, que me mostrava ontem e anteontem; mas o Deus de meu pai tem estado comigo;
6 E vós mesmas sabeis, que eu me empreguei com todas as minhas forças a servir a vosso pai.
7 Além disso vosso pai usou comigo de enganos, e mudou dez vezes a minha paga; e nem por isso permitiu Deus que ele me fizesse algum dano.
8 Se ele uma vez me dizia: Os manchados serão tua paga; todas as ovelhas pariam manchados os seus fetos; e quando pelo contrário dizia outra vez: Tu receberás por paga todos os brancos; todas as ovelhas os pariam brancos.
9 Assim tirou Deus a fazenda de vosso pai, para ma dar a mim.
10 Porque chegado o tempo que as ovelhas haviam de conceber, levantei eu meus olhos, e vi em sonhos que os machos, que cobriam as fêmeas, eram vários, manchados, e de diversas cores.
11 E o anjo de Deus me disse em sonhos: Jacob? E eu respondi: Aqui estou.
12 E ele prosseguiu: Levanta os teus olhos, e vê que todos os machos, que cobrem as fêmeas, são vários, manchados, e de diversas cores. Por que eu vi tudo o que te fez Labão.
13 Eu sou o Deus, que te apareceu em Bethel, onde tu ungiste a pedra, e onde me fizeste um voto. Agora pois levanta-te, e sai desta terra, e torna para o país da tua natureza.
14 Rachel e Lia lhe responderam: Acaso resta-nos a nós alguma cousa dos bens e da herança, que nós devíamos ter na casa de nosso pai?
15 Não nos reputou ele como umas estranhas, e nos vendeu, e nos comeu o que nos era devido?
16 Mas Deus tomou as riquezas de nosso pai, e no-las entregou a nós e a nossos filhos. Assim que faze tudo o que Deus te mandou.
17 Levantou-se pois Jacob, e fazendo montar sobre uns camelos seus filhos e suas mulheres, se foi;
18 E levou consigo toda a sua fazenda e rebanhos, e tudo o que tinha adquirido em Mesopotâmia, caminhando para Isaac seu pai para a terra de Canaã.
19 Naquele tempo tinha ido Labão fazer a tosquia das ovelhas, e Rachel furtou os ídolos de seu pai.
20 E Jacob não quis declarar a seu sogro o intento da sua fugida.
21 Tendo-se ele pois ido com tudo o que lhe pertencia, e quando passado já o rio caminhava para a banda do monte de Galaad,
22 Foi Labão avisado ao terceiro dia, como Jacob ia fugindo.
23 O qual, tomando consigo seus irmãos, foi em seu alcance sete dias, e o apanhou no monte Galaad.
24 Mas em sonhos viu Labão a Deus, que lhe dizia: Guarda-te, não digas a Jacob cousa que o ofenda.
25 E já tinha Jacob assentado a sua tenda no monte, e como Labão com seus irmãos o tivessem alcançado, no mesmo monte Galaad pôs a sua tenda.
26 E disse a Jacob: Porque o fizeste tu assim, levando-me minhas filhas, sem me dizeres nada, como se elas fossem algumas prisioneiras do guerra?
27 Porque razão, sem que eu o soubeste, te resolveste a fugir, nem quiseste dar-mo a saber, para que eu te acompanhasse com alegria, e com cânticos, ao som de tambores e de cítaras?
28 Não me deixaste nem sequer beijar meus filhos e minhas filhas. Nisto obraste tu como um néscio. E agora certamente,
29 Na minha mão estava vingar-me de ti; porém o Deus de teu pai me disse ontem: Guarda-te, não digas a Jacob cousa que ofenda.
30 Embora tu desejasses tornar para os teus, e tivesses saudades de ir ver a casa de teu pai, muito embora. Mas porque me furtaste tu os meus deuses?
31 Jacob lhe respondeu: O que me fez partir sem te dizer nada, foi que tive medo, não me quisesses tu tirar por torça tuas filhas.
32 Mas no tocante ao furto, de que me argúis, todo aquele, em cujo poder se acharem os teus deuses, seja castigado com pena de morte em presença de nossos irmãos. Busca e leva tudo o que aqui achares teu. Dizendo isto, ignorava que Rachel tinha furtado os ídolos.
33 Labão pois tendo entrado na tenda de Jacob e de Lia, e na das duas escravas, não achou o que buscava. E entrando na tenda de Rachel,
34 Ela muito à pressa escondeu os ídolos debaixo da cama d’um camelo, e se assentou em cima; e quando ele andava esquadrinhando toda a tenda, sem achar nada,
35 Disse-lhe: Não se agaste meu senhor, por eu me não poder levantar na tua presença; porque presentemente me acho com a indisposição, que costuma vir às mulheres, Deste modo tornou Rachel inútil aquela busca, que Labão fizera com tanto sentido.
36 Então Jacob todo alterado disse com enfado a Labão: Que culpa cometi eu, e em que te ofendi, para tu vires correndo atrás de mim com tanto calor,
37 E para esquadrinhares, e remexeres todos os meus móveis? Que achaste tu aqui de todos as cousas, que havia em tua casa? Põe-nas diante de meus irmãos e dos teus, e sejam eles juízes entre mim e ti.
38 Acaso é isto, porque eu passei vinte anos contigo? As tuas ovelhas e as tuas cabras não foram estéreis; eu não comi os carneiros do teu rebanho,
39 Nem eu te mostrei preza feita pelas feras; eu pagava todo o dano; e tudo o que se furtava, de mim o requerias.
40 Eu andava de dia e de noite, ora queimado do calor, ora traspassado do frio; e o sono fugia dos meus olhos.
41 Deste modo te servi eu em tua casa vinte anos, quatorze pelas tuas filhas, e seis pelos teus rebanhos; tu mudaste também dez vezes o que eu podia haver por paga.
42 Se o Deus de meu pai Abraão, e o temor de Isaac me não tivesse assistido, talvez que tu me tivesses recambiado nu; mas Deus olhou para a minha aflição e para o trabalho de minhas mãos; e ele te ameaçou ontem.
43 Labão lhe respondeu: As minhas filhas e os meus filhos, os teus rebanhos, e tudo que tu vês, tudo é meu. Que posso eu fazer a meus filhos e a meus netos?
44 Vem tu pois, e façamos um concerto, que sirva de testemunho entre mim e ti.
45 Tomou Jacob então uma pedra, e a levantou por padrão,
46 E disse a seus irmãos: Trazei pedras. E como tivessem ajuntado muitas, fizeram delas um cabeço, e comeram em cima dele.
47 Labão o nomeou o cabeço da testemunha; e Jacob chamou-lhe o montão do testemunho, cada um segundo a propriedade da sua língua.
48 E Labão disse: Este cabeço será hoje testemunha entre mim e ti; por isso este lugar se chamou Galaad; isto é, o cabeço da testemunha:
49 O Senhor nos veja e nos julgue, quando nós nos tivermos apartado um do outro;
50 Se tu maltratares minhas filhas, e se tomares ainda outras mulheres afora elas, ninguém é testemunha das nossas palavras senão Deus, que presente nos vê.
51 Disse mais Labão a Jacob: Este cabeço e esta pedra, que eu levantei entre mim e ti,
52 Ser-nos-ão de testemunha; este cabeço, digo, e esta pedra darão testemunho, se eu o passar indo para ti, ou tu o passares com intento de me fazeres mal.
53 O Deus de Abraão, e o Deus de Nacor, e o Deus do pai deles seja nosso juiz. Jurou pois Jacob pelo temor de seu pai Isaac.
54 E depois de ter imolado suas vítimas no monte, convidou seus irmãos para comer pão. E tendo comido, deixaram-se ficar ali.
55 Mas Labão levantando-se antes de amanhecer, beijou seus filhos e suas filhas, e abençoou-os, e tornou-se para o lugar de sua morada.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo
do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias