13 Foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:
2 Filho do homem, dirige as tuas profecias aos profetas de Israel, que se metem a profetizar. E dirás a estes que profetizam de sua cabeça: Ouvi a palavra do Senhor:
3 Isto diz o Senhor Deus: Ai dos profetas insensatos, que seguem o seu próprio espírito, e não veem nada!
4 Os teus profetas, ó Israel, eram como raposas nos desertos.
5 Vós não subistes a encontrar o inimigo, nem vos opusestes como um muro em defensa da casa de Israel, para que vos tivésseis firmes no combate no dia do Senhor.
6 Eles veem coisas vãs, e adivinham a mentira, dizendo: O Senhor assim o disse; sendo que o Senhor os não enviou. E eles perseveram em afirmar o que uma vez disseram.
7 Porventura não é vã a visão que tivestes, e mentirosa a adivinhação que proferistes? e depois dizeis vós, assim o disse o Senhor: sendo que eu tal não falei.
8 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Porquanto haveis falado coisas vãs, e visto a mentira; por isso eu sou contra vós, diz o Senhor Deus.
9 E a minha mão descarregará pesada sobre os profetas, que têm visões vãs, que adivinham a mentira. Eles se não acharão no conselho do meu povo, e não serão escritos na matrícula da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. E vós sabereis que eu sou o Senhor Deus.
10 Porque eles enganaram o meu povo, dizendo: Paz, e tal paz não havia! E o mesmo levantava uma parede, e eles a rebocavam de barro sem palha.
11 Dize aos que rebocam a parede sem misturar nada, que ela cairá porque haverá uma chuva de inundação, e enviarei pedras mui grandes que cairão de cima, e vento tempestuoso que tudo destrua.
12 Porquanto eis aí caiu a parede. Não é assim que se vos dirá então: Onde está o reboco, que fizestes?
13 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: E farei sair impetuosamente um vento de tempestades da minha indignação, e haverá uma chuva que tudo inunde no meu furor; e pedras grandes com ira para total perdição.
14 E destruirei a parede, que vós rebocastes sem misturardes nada com barro; e eu a igualarei com terra, e se descobrirá o seu fundamento; e ela cairá e o que a rebocou será consumido no meio dela; e vós sabereis que eu sou o Senhor.
15 E satisfarei a minha indignação na ruína da parede, e na perda dos que a rebocam sem lhe misturar o que a teria firmado, e vos direi então: Já não há parede, nem já existem os que rebocaram.
16 Já não existem os profetas de Israel que se metiam a profetizar a Jerusalém, e que tinham acerca dela visões de paz; e tal paz não havia, diz o Senhor Deus.
17 E tu, filho do homem, volta o teu rosto contra as filhas do teu povo, que se metem a profetizar o seu próprio coração; e profetiza contra elas.
18 E dize-lhes: Isto diz o Senhor Deus: Ai daquelas que cosem almofadinhas para as meterem por baixo de todos os cotovelos; e que fazem travesseiros para debaixo das cabeças de pessoas de toda a idade, a fim de lhe apanharem as almas; e estas depois de terem apanhado as almas do meu povo, pretendiam dar-lhes vida.
19 E elas me desautorizavam para com o meu povo por um punhado de cevada, e por um pedaço de pão, ameaçando de morte as almas, que não deviam morrer, e prometendo a vida às que não deviam viver, mentindo ao meu povo acreditador de mentiras.
20 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Eis-aí vou eu contra as vossas almofadinhas, com que vós apanhais as almas, como a pássaros no seu voo; e romperei essas almofadinhas entre os vossos braços; e deixarei fugir as almas, que vós apanhais, essas almas para que voem.
21 E romperei os vossos travesseiros, e livrarei o meu povo do vosso poder, e eles não serão mais expostos à presa entre as vossas mãos; e vós sabereis que eu sou o Senhor.
22 Pelo motivo de que vós fizestes entristecer o coração do justo com falsas suposições, quando eu mesmo o não entristeci; e fortificastes as mãos do ímpio, para que ele não voltasse do seu mau caminho, e vivesse;
23 por isso vós não tornareis mais a ter visões vãs, nem a vender adivinhações, porque eu livrarei o meu povo das vossas mãos; e vós sabereis que eu sou o Senhor.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition. | La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899 | Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.