Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Caridade — Autores diversos


3


Caridade

1 Nos caminhos claros da inteligência, muitas vezes, as rosas da alegria incompleta produzem os espinhos da dor, 2 mas, nas sendas luminosas da caridade, os espinhos da dor oferecem rosas de perfeita alegria.

3 Onde a mão doce da caridade não passou, no campo da vida, as pedras e a erva daninha alimentam o deserto; e, 4 enquanto não atinge o cérebro, elevando-se do sentimento ao raciocínio, a ciência é simples cálculo que a maldade inclina à destruição.

5 Indubitavelmente, a fé improvisa revolucionários, a instrução erige doutores, a técnica forma especialistas e a própria educação, venerável em seus fundamentos, burila gentis homens para as manifestações do respeito recíproco e da solidariedade comum. 6 Só a caridade, porém, edifica os apóstolos do bem que regeneram o mundo e lhe santificam os destinos.

7 A investigação e a cultura erguerão universidades e academias, onde o pensamento se entronize vitorioso, entretanto, somente a caridade possui as chaves do coração humano para tornar melhor a vida.

8 Cristãos abnegados da era nova, uni-vos sob o estandarte da divina virtude! Não convertais o tesouro do Céu em motivo para indagações ociosas quando, ao redor de vossos passos, se agita a multidão atormentada. 9 Multiplicai o pão da crença e o do reconforto, à frente da turba aflita e esfaimada, porque o Senhor vos renovará os dons de ajudar, toda vez que o cântaro de vosso esforço trouxer aos mananciais de Cima o sublime sinal da caridade benfeitora. 10 Estudai e meditai, monumentalizando as obras de benemerência pública e ensinando a verdade imperecível com que a Nova Revelação vos enriquece, mas não vos esqueçais de instalar no peito um coração fraterno e compadecido.

11 Instituições materiais primorosas, sem o selo íntimo da caridade, são frutos admiráveis sem sementes. 12 Sem a compreensão, filha da piedade generosa e construtiva, nossa organização doutrinal seria um palácio em trevas.

13 Iluminemos a luta em torno, clareando a vida por dentro.

14 Aspiremos ao paraíso, cooperando para que o bem alcance toda a Terra.

15 Fora de Deus não há vida e fora da caridade, que é o Divino Amor, não há redenção.


.Thereza



A nosso ver trata-se do Espírito de S. Thereza D’Ávila

Essa mensagem foi publicada originalmente em 1950 pela LAKE e é a 42ª lição da 1ª Parte do livro “Nosso livro


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir