O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Salmos — Livro I

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 39

(Versículos e sumário)

39 (Para o fim, n ao mesmo Idithun, cântico de David.) Disse: Guardarei os meus caminhos, para não delinquir com a minha língua; pus guarda à minha boca, quando o pecador estava em frente contra mim.

2 Emudeci, e me humilhei, e nem ainda falei de cousas boas; e a minha dor se renovou.

3 O meu coração se escandeceu dentro de mim; e na minha meditação se incenderá fogo.

4 Falei com a minha língua: Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e o número dos meus dias qual é; para que eu saiba o que me resta.

5 eis aqui puseste os meus dias em medida; e a minha substância é como nada diante de ti; todavia é pura vaidade todo o homem que vive.

6 Pois certamente o homem passa como em sombra, e assim em vão se conturba; entesoura, e não sabe para quem ajunta aquelas cousas.

7 E agora qual é a minha esperança? Porventura não é o Senhor? pois em ti está a minha substância.

8 Livra-me de todas as minhas iniquidades; tu me fizeste um objeto de opróbrio para o insensato.

9 Emudeci, e não abri a minha boca, porque tu o fizeste.

10 Aparta de mim os teus flagelos.

11 Debaixo da força da tua mão eu desfaleci quando me repreendeste; tu, por causa da iniquidade, castigaste o homem, e fizeste que a sua alma se consumisse como aranha; certamente em vão se conturba todo o homem.

12 Ouve, Senhor, a minha oração e a minha súplica; recebe em teus ouvidos as minhas lágrimas; não te cales, porque adventício sou diante de ti, e peregrino como todos meus pais.

13 Deixa que tome algum alento, antes que me vá, e não exista mais.



[1] Este salmo na Bíblia do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, tanto em latim como em português, possui 14 versículos, entretanto, para se conformar com a enumeração de versões atuais da Bíblia a introdução que ocupava todo o 1º versículo foi colocada entre parênteses.


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt (Nota importante sobre a enumeração dos salmos)


Abrir