1 Peso de Nínive: Livro da visão de Naum de Elcese.
2 O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e se arma de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e ele mesmo se ira contra seus inimigos;
3 O Senhor é paciente, e ao mesmo tempo grande em fortaleza, e não tratará como a inocente o pecador, tendo-o por isento de culpa. O Senhor anda entre a tempestade e o torvelinho, e debaixo dos seus pés se levantam nuvens de poeira.
4 Ele ameaça o mar, e ele o seca; e muda todos os rios num deserto. Basan e o Carmelo perderam a força; e a flor do Líbano amorteceu.
5 Os montes foram por ele abalados, e os outeiros ficaram desolados; e a terra, e o orbe, e todos os que nele habitavam, tremeram diante dele.
6 Diante da face da sua indignação quem é que poderá subsistir? E quem resistirá contra a ira do seu furor? A sua indignação se derramou como um fogo; e ela fez que se derretessem as mesmas pedras.
7 O Senhor é bom, e ele conforta no dia da tribulação; e conhece aos que esperam nele;
8 E com uma inundação impetuosa acabará de uma vez com o lugar dela; e as trevas perseguirão aos seus inimigos.
9 Por que formais vós projetos contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a tribulação.
10 Porque bem como os espinhos se entrelaçam uns com os outros, assim se unirão eles quando beberem juntos nos seus banquetes; eles serão consumidos como uma palha cheia de secura.
11 De ti sairá quem forme contra o Senhor negros desígnios; quem nutra no seu coração pensamentos de prevaricação.
12 Isto diz o Senhor: Por mais fortes que eles forem, e por mais numerosos que sejam, ainda assim serão todos tosquiados, e ele passará. Eu te afligi mas não te afligirei mais.
13 E agora esmigalharei eu a sua vara de cima do teu espinhaço e desfarei as tuas cadeias.
14 E o Senhor pronunciará a sua sentença contra ti, não haverá mais semente do teu nome; eu exterminarei os ídolos e as estátuas da casa do teu deus; eu porei o teu sepulcro, porque tu caíste no desprezo.
15 Eis vejo eu sobre os montes os pés do que traz a boa nova e anuncia a paz; celebra, ó Judá, as tuas festividades e cumpre os teus votos; porque Belial não passará mais por ti; ele inteiramente pereceu.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.