O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Êxodo

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 10

(Versículos e sumário)

  10 Lançando pois Nadab e Abiu, filhos de Arão, mão dos seus turíbulos, puseram neles fogo e incenso, oferecendo diante do Senhor um fogo estranho; o que não lhes havia sido ordenado.

  2 E vindo um fogo do Senhor os devorou, e morreram diante do Senhor.

  3 E disse Moisés a Arão: Isto é o que disse o Senhor: Eu serei santificado naqueles que se chegam a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. O que ouvindo Arão, se calou.

  4 Porém Moisés, chamando Misael e Elisafan filhos de Oziel, tio de Arão, lhes disse: Ide, tirai vossos irmãos de diante do santuário, e levai-os para fora do campo.

  5 E indo logo os tiraram, assim como estavam vestidos com as suas túnicas de linho, e lançaram-nos fora, como lhes fora mandado.

  6 E Moisés disse a Arão, e a Eleazar, e a Ithamar, filhos de Arão: Não descubrais as vossas cabeças, nem rasgueis os vossos vestidos, não suceda morrerdes vós, e levantar-se a ira do Senhor contra todo o povo. Vossos irmãos e toda a casa de Israel chorem o incêndio que o Senhor suscitou;

  7 Vós porém não saireis das portas do tabernáculo, de outro modo perecereis; porque está sobre vós o óleo da santa unção. Os quais fizeram tudo conforme o preceito de Moisés.

  8 Disse também o Senhor a Arão:

  9 Tu e teus filhos não bebereis vinho, nem coisa que possa embebedar, quando entrardes no tabernáculo do testemunho, para que não morrais; porque este é um preceito eterno para as vossas gerações;

  10 E para que tenhais a ciência de discernir entre o santo e profano; entre o impuro e o puro;

  11 E para que ensineis aos filhos de Israel todas as minhas leis, que o Senhor lhes prescreveu por mão de Moisés.

  12 Disse então Moisés a Arão, e a Eleazar, e a Ithamar, que eram os filhos, que lhe tinham ficado: Tomai o sacrifício, que ficou da oblação do Senhor, e comei-o sem fermento ao pé do altar, porque é uma coisa santíssima.

  13 Comê-lo-eis no lugar santo, como dado que foi a ti e a teus filhos, das oblações do Senhor, conforme me foi ordenado.

  14 Comereis também tu, e teus filhos, e tuas filhas contigo, num lugar muito limpo, o peito, que dele foi oferecido, e a espádua que se separou. Porque isto é o que se reservou para ti e para teus filhos, das hóstias pacíficas dos filhos de Israel;

  15 Porque eles elevaram diante do Senhor a espádua, o peito e as banhas, que se queimam no altar; e por isso estas coisas te pertencem a ti, e a teus filhos por uma lei perpétua, como o Senhor o mandou.

  16 Entretanto buscando Moisés o bode, que tinha sido oferecido pelo pecado, achou-o queimado. E cheio de ira contra Eleazar e Ithamar, que eram os filhos, que tinham ficado a Arão, disse-lhes:

  17 Porque não comestes vós no lugar santo a hóstia pelo pecado, que é santíssima, e vos foi dada, para que vós carregueis com a iniquidade do povo, e rogueis por ele diante do Senhor;

  18 Maiormente não sendo o sangue desta hóstia levado ao santuário, e devendo-a vós ter comido no santuário, conforme o que se me tinha mandado?

  19 Arão lhe respondeu: Hoje se ofereceu a vítima pelo pecado, e o holocausto diante do Senhor; a mim porém aconteceu-me o que tu vês. Como poderia eu logo comer desta vítima, ou agradar ao Senhor nas cerimônias, achando-me com o coração tão penalizado?

  20 O que tendo ouvido Moisés, admitiu a escusa.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias


Abrir