17 Naquele tempo houve um homem do monte de Efraim por nome Micas,
2 Que disse a sua mãe: As mil e cem moedas de prata que tinhas posto à parte, e sobre as quais tinhas jurado diante de mim, eis aqui as tenho eu, e estão em meu poder. Ela lhe respondeu: Bendito seja do Senhor meu filho.
3 Entregou-as pois a sua mãe, a qual lhe tinha dito: Eu consagrei e fiz promessa deste dinheiro ao Senhor, para que meu filho o receba da minha mão, e faça dele uma imagem de escultura e de fundição; e por isso to dou agora.
4 Entregou-as pois a sua mãe; que tomou duzentas moedas de prata, e as deu a um ourives, para daquela matéria fazer uma imagem de escultura, e de fundição, que ficou em casa de Micas.
5 O qual edificou também nela uma capela para o Deus, e fez um efod, n e uns terafins, isto é, vestidura sacerdotal, e ídolos; e encheu a mão dum de seus filhos, e o criou sacerdote.
6 Naquele tempo não havia rei em Israel, mas cada um fazia o que lhe parecia melhor.
7 Houve também outro mancebo de Belém de Judá, desta mesma família; e era levita, e habitava ali.
8 E tendo saído da cidade de Belém, quis mudar de domicílio onde achasse maior comodidade. E como tivesse chegado ao monte de Efraim, seguindo o seu caminho, e desviando-se um pouco para a casa de Micas,
9 Perguntou-lhe este de onde vinha. Ele lhe respondeu: Eu sou um levita de Belém de Judá, e vou estabelecer-me onde puder, e onde vir que me faz conta.
10 E Micas lhe disse: Fica comigo, servir-me-ás de pai e de sacerdote, dar-te-ei cada ano dez moedas de prata, e dois vestidos, e o que te for necessário para sustento.
11 Acomodou-se a isto, e ficou em sua casa, e Micas o tratou como a um de seus filhos,
12 E Micas lhe encheu a mão, e teve consigo a este moço em qualidade de sacerdote.
13 Dizendo: Agora sei que Deus me fará bem, pois que tenho comigo um sacerdote da linhagem de Levi.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.