O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Josué

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 20

(Versículos e sumário)

  20 E falou o Senhor a Josué, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes:

  2 Separai as cidades dos que se refugiam, das quais eu vos falei por meio de Moisés;

  3 A fim de que todo o que matar um homem sem querer, se retire a elas; e possa evitar a ira do mais próximo parente do morto, que quiser vingar o seu sangue;

  4 Quando ele se refugiar a uma destas cidades, apresentar-se-á à porta da cidade, exporá aos anciãos dela tudo o que possa comprovar a sua inocência; e deste modo o receberão, e dar-lhe-ão onde habite.

  5 E se aquele que quer vingar o morto o perseguir, não lho entregarão às suas mãos; porque matou por ignorância a seu próximo, nem se prova, que dois ou três dias antes fosse seu inimigo.

  6 E habitará nesta cidade, até que compareça em juízo, para dar conta do que fez, e até que morra o sumo sacerdote, que for naquele tempo; então voltará o homicida, e entrará na sua cidade e na sua casa donde tinha fugido.

  7 E decretaram que fossem cidades de refúgio Cedes na Galileia sobre o monte de Nefthali, e Siquém, sobre o monte d’Efraim e Cariatharbe, que é Hebron no monte de Judá.

  8 E na outra banda do Jordão para o nascente de Jericó destinaram a Bosor, que está situada na planície do deserto da tribo de Ruben, e a Ramoth em Galaad da tribo de Gad, e a Gaulon em Basan da tribo de Manassés.

  9 Estas foram as cidades constituídas para todos os filhos de Israel, e para os estrangeiros que habitavam entre eles; para que aquele que tivesse morto a alguém sem querer, se pudesse refugiar nelas, e não morresse às mãos do parente, que quisesse vingar o sangue derramado, até se apresentar ante o povo, e defender a sua causa.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir