O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Josué

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 5

(Versículos e sumário)

5 Depois que todos os reis dos Amorreus, que habitavam na outra banda do Jordão ao Ocidente, e todos os reis de Canaã, que possuíam os lugares vizinhos ao mar grande, ouviram que o Senhor tinha secado as águas do Jordão à vista dos filhos de Israel até que passassem, enfraqueceu-se-lhes o coração, e não ficou neles alento, temendo a entrada dos filhos de Israel.

2 Naquele tempo disse o Senhor a Josué: Faze umas facas de pedra, e circuncida segunda vez aos filhos de Israel.

3 Fez Josué o que o Senhor lhe mandara, e circuncidou os filhos de Israel no Outeiro dos Prepúcios.

4 E a causa desta segunda circuncisão é esta: Todos os varões de entre o povo, que tinham saído do Egito em idade de tomar armas, tinham falecido no deserto em os larguíssimos rodeios do caminho,

5 E estes todos tinham sido circuncidados. Porém o povo que nasceu no deserto,

6 Durante os quarenta anos de marcha por aquela vastíssima solidão estava por circuncidar; até que morreram aqueles que não tinham ouvido a voz do Senhor, e aos quais ele antes tinha jurado que lhes não mostraria a terra que manava leite e mel.

7 Os filhos destes sucederam no lugar de seus pais, e foram circuncidados por Josué; porque estavam com o seu prepúcio, assim como tinham nascido, e ninguém os tinha circuncidado no caminho.

8 Porém depois que todos foram circuncidados, ficaram no mesmo lugar do acampamento, até que sarassem.

9 E disse o Senhor a Josué: Hoje tirei eu de cima de vós o opróbrio do Egito. E ficou aquele lugar chamando-se Galgala, até o dia presente.

10 E permaneceram os filhos de Israel em Galgala, e celebraram a Páscoa, no dia catorze do mês pela tarde, na planície de Jericó;

11 E ao outro dia comeram dos frutos da terra, pães asmos, e farinha de cevada torrada do mesmo ano.

12 E depois que eles comeram dos frutos da terra, cessou o maná, nem os filhos de Israel usaram mais deste alimento, mas comeram dos frutos, que a terra de Canaã tinha dado aquele ano.

13 E estando Josué no campo da cidade de Jericó, levantou os olhos, e viu um homem posto em pé diante dele, que tinha uma espada nua, e foi ter com ele, e disse-lhe: Tu és dos nossos, ou dos inimigos?

14 O qual lhe respondeu: Não; mas sou o príncipe do exército do Senhor, e agora venho.

15 Josué se lançou com o rosto em terra. E adorando-o disse: Que diz meu Senhor ao seu servo?

16 Tira, lhe disse ele, o calçado de teus pés; porque o lugar, em que estás, é santo. E Josué fez como se lhe havia mandado.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir