O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Jeremias

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 44

(Versículos e sumário)

44 Palavra que foi dirigida por Jeremias a todos os judeus, que habitavam na terra do Egito, aos que moravam em Magdalo, e em Tafnis, e em Menfis, na terra, de Faturés, dizendo:

2 Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Vós tendes visto todo esse mal, que fiz vir sobre Jerusalém, e sobre todas as cidades de Judá. E vede que estão hoje despovoadas, e não há nelas morador;

3 Pela maldade, que fizeram para me provocarem a ira, e indo a sacrificar, e adorar a deuses estranhos a quem não conheciam nem eles, nem vós, nem vossos pais.

4 E vos enviei todos os meus servos os profetas, levantando-me de noite, e enviando-os com efeito e dizendo: Não façais coisa de tanta abominação, como esta que detesto.

5 E não ouviram, nem inclinaram o seu ouvido para se converterem das suas maldades, e para não sacrificarem a deuses estranhos.

6 E acendeu-se a minha indignação e o meu furor, e ateou-se nas cidades de Judá, e nas praças de Jerusalém; e trocaram-se em deserto, e desolação, como hoje se estão vendo.

7 E agora isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Porque vós fazeis esse grande mal contra as vossas almas, para que do meio de Judá pereça dentre vós o varão e a mulher, o pequenino e o que mama, e que não fique resto algum de vós;

8 Provocando-me com as obras de vossas mãos, sacrificando a deuses estranhos na terra do Egito, na qual haveis entrado para nela habitar; e pereçais, e sejais um objeto de maldição, e de opróbrio a todas as gentes da terra?

9 Acaso estais esquecidos das maldades de vossos pais, e das maldades dos reis de Judá, e das maldades das mulheres de cada um, e de vossas maldades, e das maldades de vossas mulheres, que fizeram na terra de Judá, e nos bairros de Jerusalém?

10 Não se purificaram até o dia de hoje; e não tiveram temor, nem andaram na lei do Senhor, e nos meus mandamentos, que dei na vossa presença, e na de vossos pais.

11 Portanto, isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: eis aqui estou eu que porei o meu rosto sobre vós para mal; e destruirei a todo o Judá.

12 E tomarei os que restaram de Judá, que se obstinaram a entrar na terra do Egito, e habitarem nela; e serão todos consumidos na terra do Egito. Cairão mortos à espada, e de fome; e serão consumidos desde o mais pequeno até ao maior à espada, e morrerão de fome; e ficarão sendo um objeto de execração, e de espanto, e de maldição, e de opróbrio.

13 E virei com a minha visita sobre os moradores da terra do Egito, como fui sobre Jerusalém com espada, e fome, e peste.

14 E das relíquias dos judeus, que vão a habitar na terra do Egito, não haverá quem escape, e seja reservado; e que torne à terra de Judá, à qual eles levantam as suas almas para tornarem, e morarem ali. Não tornarão senão os que fugirem.

15 E responderam a Jeremias todos os varões, que sabiam que sacrificavam suas mulheres a deuses estranhos; e todas as mulheres, de que havia ali grande multidão, e todo o povo dos que moravam na terra do Egito em Faturés, dizendo:

16 Não escutaremos de ti a palavra que nos disseste em nome do Senhor.

17 Mas pontualmente cumpriremos toda a palavra, que sair da nossa boca, de sacrificarmos à rainha do céu, e de lhe oferecermos libações, como nós o temos feito, e nossos pais, nossos reis, e nossos príncipes nas cidades de Judá, e nas praças de Jerusalém; e tivemos fartura de pão, e nos ia bem, e não vimos mal algum.

18 Porém desde aquele tempo em que nós cessamos de sacrificar à rainha do céu, e de lhe oferecer libações, estamos necessitados de tudo, e temos sido consumidos pela espada, e pela fome.

19 Assim é que nós sacrificamos à rainha do céu, e lhe oferecemos libações. Mas acaso fizemos-lhe nós as tortas para a honrar, e oferecemos-lhe as libações sem os nossos maridos?

20 E falou Jeremias a todo o povo contra os maridos, e contra as mulheres, e contra toda a plebe, que lhe haviam dado esta resposta, dizendo:

21 Acaso não se lembrou o Senhor dos sacrifícios, que lhe oferecestes nas cidades de Judá, e nas praças de Jerusalém, vós e vossos pais, vossos reis, e vossos príncipes, e o povo da terra, e não chegou isto ao seu coração?

22 E não podia já sofrer mais o Senhor pela malícia dos vossos desígnios, e pelas abominações que fizestes, e a vossa terra se tem convertido em desolação, e em espanto, e em maldição, até não haver morador, como se acha neste dia.

23 Pelo motivo de que sacrificastes aos ídolos, e pecastes contra o Senhor; e não ouvistes a voz do Senhor, e não andastes na sua lei, e nos seus mandamentos, e testemunhos. Por isso vos vieram estes males, como se veem neste dia.

24 E disse Jeremias a todo o povo, e a todas as mulheres: Ouvi a palavra do Senhor todos os de Judá, que estais na terra do Egito;

25 Isto fala o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Vós, e vossas mulheres falastes por vossa boca, e cumpristes com vossas mãos, dizendo: Cumpramos os nossos votos, que fizemos, de sacrificar à rainha do céu, e de lhe oferecer libações. Cumpristes os vossos votos, e os pusestes por obra.

26 Portanto ouvi a palavra do Senhor todos os de Judá, que habitais na terra do Egito: eis aqui estou eu que jurei pelo meu grande nome, diz o Senhor: que de nenhum modo será pronunciado mais o meu nome por boca de nenhum homem judeu, dizendo: Vive o Senhor Deus em toda a terra do Egito.

27 eis aqui eu que vigiarei sobre vós para mal, e não para bem; todos as varões de Judá, que há na terra do Egito, perecerão à espada, e de fome, até que de todo sejam consumidos.

28 E os homens, que escaparem da espada, saindo da terra do Egito, voltarão à terra de Judá em curto número. E todas as relíquias de Judá dos que entram na terra do Egito para morarem nela, saberão que palavra será cumprida, se a minha, ou a deles.

29 E isto vos servirá de sinal, diz o Senhor, de que eu hei de vir com a minha visita sobre vós neste lugar; para que saibas que verdadeiramente se cumprirão contra vós as minhas palavras em dano vosso.

30 Isto diz o Senhor: eis aqui estou eu que entregarei a Faraó Efrée, rei do Egito, na mão de seus inimigos, e na mão dos que demandam a sua alma; assim como entreguei a Sedecias, rei de Judá, na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, seu inimigo, e que procurava a sua alma.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir