O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Jeremias

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 41

(Versículos e sumário)

  41 E aconteceu no mês sétimo, que veio Ismael, filho de Nathanias, filho de Elisama, de linhagem real, e os grandes reis, e dez homens com ele, ter com Godolias, filho de Ahicão, a Masfath; e comeram ali pão juntos em Masfath.

  2 E levantou-se Ismael, filho de Nathanias, e os dez homens, que com ele estavam, e feriram a Godolias, filho de Ahicão, filho de Safan, às cutiladas, e mataram aquele que o rei de Babilônia havia posto por governador da terra.

  3 Matou também Ismael a todos os judeus, que estavam com Godolias em Masfath e aos Caldeus que foram ali achados, e aos homens de guerra.

  4 E ao outro dia depois que matara a Godolias, sem ninguém ainda o saber,

  5 Vieram uns homens de Siquem, e de Silo, e de Samaria oitenta homens; com a barba rapada, e rasgados os vestidos, e o rosto todo desfigurado; e traziam nas mãos incenso, e ofertas, para as apresentar na casa do Senhor.

  6 Saindo pois de Masfath a recebê-las Ismael, filho de Nathanias, ia andando e chorando; e quando chegou a eles, lhes disse: Vinde a Godolias filho de Ahicão.

  7 Quando eles chegaram ao meio da cidade, Ismael, filho de Nathanias, ele mesmo e os homens que estavam com ele, os mataram no meio do lago.

  8 Mas entre eles se acharam dez homens, que disseram a Ismael: Não nos mates; porque temos no campo tesouros de trigo, e de cevada, e de azeite, e de mel. E os deixou: E não matou a estes, como a seus irmãos.

  9 O lago pois, em que lançara Ismael todos os cadáveres dos homens, que matou por causa de Godolias, é o mesmo que fez o rei Asa por causa de Baasa, rei de Israel; a este mesmo encheu de mortos Ismael, filho de Nathanias.

  10 E a todos os que do povo haviam ficado em Masfath, levou presos Ismael as filhas do rei, e todo o povo, que havia ficado em Masfath; os que Nabuzardan, general do exército, havia deixado encarregados a Godolias, filho de Ahicão. E tomou-os Ismael, filho de Nathanias, e se foi para passar aos filhos de Ammon.

  11 E ouviu Johanan, filho de Carée, e todos os oficiais de guerra, que estavam com ele, todo o mal que havia feito Ismael, filho de Nathanias.

  12 E tomando consigo toda a sua gente, saíram a pelejar contra Ismael, filho de Nathanias, e acharam-no perto das muitas águas, que há em Gabaon.

  13 E quando todo o povo, que estava com Ismael, viu a Johanan, filho de Carée, e a todos os oficiais de guerra, que estavam com ele, se alegraram.

  14 E todo o povo, que Ismael havia feito prisioneiro, voltou a Masfath; e tendo dado volta, se foi para Johanan, filho de Carée.

  15 Mas Ismael, filho de Nathanias, escapou com oito homens do encontro de Johanan, e se passou aos filhos de Ammon.

  16 Por onde Johanan, filho de Carée, e todos os oficiais de guerra, que estavam com ele, tomaram em Masfath todos os que restavam da plebe, que ele havia recobrado de Ismael, filho de Nathanias, depois que matou a Godolias, filho de Ahicão; aos homens de valor para a guerra, e as mulheres, e os meninos, e os eunucos, que havia feito voltar de Gabaon.

  17 E foram-se dali, e estiveram de passagem em Camaão, que está ao pé de Belém, com o fim de passarem adiante, e entrarem no Egito,

  18 Por medo dos Caldeus; porque os temiam por causa de haver assassinado Ismael, filho de Nathanias, a Godolias, filho de Ahicão, que o rei de Babilônia havia posto por governador na terra de Judá.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir