24 Mostrou-me o Senhor a seguinte visão; e eis que estavam ali dois cabazes cheios de figos postos diante do templo do Senhor, depois que transportou Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, e os seus príncipes, e os artífices, e os lapidários de Jerusalém, e os levou a Babilônia.
2 Um dos cabazes tinha uns figos excelentes em extremo, quais são de ordinário os figos da primeira sazão [estação]. E o outro cabaz tinha uns figos muito maus, que se não podiam comer, de maus que eram.
3 E me disse a mim o Senhor: Que vês tu, Jeremias? E eu disse: Figos, figos bons, mui bons; e maus, muito maus; que não se podem comer, porque são maus.
4 E me foi dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:
5 Isto diz o Senhor Deus de Israel: Assim como estes figos são bons; assim conhecerei eu para bem aos desterrados de Judá, que eu mandei para fora deste lugar para a terra dos caldeus.
6 E porei sobre eles favoravelmente os meus olhos, e restituí-los-ei a este país. Eu os edificarei, e não os destruirei, e plantá-los-ei, e não os arrancarei.
7 E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, sabendo que eu sou o Senhor. E serão para mim o meu povo, e eu serei para eles o seu Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.
8 E assim como se rejeitam os figos muito maus, que se não podem comer, porque são maus; isto diz o Senhor: Assim desprezarei eu a Sedecias, rei de Judá, e a seus príncipes, e aos restantes de Jerusalém, que ficaram nesta cidade, e aos que moram na terra do Egito.
9 E entregá-los-ei à vexação, e à aflição em todos os reinos da terra; em opróbrio, e para exemplo, e provérbio, e maldição em todos os lugares, para onde ou os arrojei.
10 E enviarei sobre eles a espada, e a fome, e a peste; até que sejam consumidos da terra, que lhes dei a eles, e a seus pais.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.