O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Jeremias

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 22

(Versículos e sumário)

  22 Isto diz o Senhor: Vai à casa do rei de Judá, e lhe falarás aí por estes termos,

  2 E dirás: Ouve a palavra do Senhor, ó rei de Judá, que te assentas sobre o trono de David tu, e os teus servos, e o teu povo, que entrais por estas portas.

  3 Isto diz o Senhor: Julgai com retidão e justiça, e livrai da mão do caluniador ao oprimido violentamente; e não contristeis ao estrangeiro, nem ao órfão nem à viúva, nem os aperteis injustamente; nem derrameis sangue inocente neste lugar.

  4 Porque se verdadeiramente obrardes conforme a isto que vos digo; entrarão pelas portas desta casa reis da linhagem de David, que se assentarão sobre o seu trono, e montarão em carros e em cavalos, eles e os seus servos, e o povo deles.

  5 Mas se não ouvirdes estas palavras, por mim mesmo tenho jurado, diz o Senhor, que em ermo será tornada esta casa.

  6 Porque isto diz o Senhor sobre a casa do rei de Judá: Galaad, tu és para mim a cabeça do Líbano. Juro que te reduzirei a ermo, e a cidades inabitáveis.

  7 E consagrarei sobre ti ao varão matador, e as suas armas; e cortarão os teus cedros escolhidos, e os arrojarão ao fogo,

  8 E passarão muitas gentes por esta cidade; e dirá cada um ao seu vizinho: Porque se houve Deus assim com esta grande cidade?

  9 E responderão: E porque abandonaram a aliança do Senhor seu Deus, e adoraram a deuses estranhos, e os serviram.

  10 Não choreis ao morto, nem tomeis dó por ele; chorai aquele que sai, porque não voltará mais, nem verá a terra onde nasceu.

  11 Porque isto diz o Senhor a Sellum, filho de Josias, rei de Judá, que reinou por seu pai Josias, que saiu deste lugar. Não tornará aqui mais;

  12 Porém no lugar, para onde o transferi, ali morrerá, e não verá esta terra jamais.

  13 Ai daquele que edifica a sua casa na injustiça; e as suas grandes salas não em equidade; ao seu amigo oprimirá sem causa, e não lhe pagará o seu salário.

  14 Que diz: Edificarei para mim uma casa espaçosa, e magníficos salões; o que se abre janelas, e faz tetos de cedros, e os pinta de sinopla.

  15 Porventura reinarás tu, pois que te comparas ao cedro? Acaso teu pai não comeu e bebeu, e praticou a equidade e justiça então quando tudo lhe sucedia bem?

  16 Julgou a causa do pobre e do indigente para bem seu. E não foi isto por que ele me conheceu? diz o Senhor.

  17 Mas os teus olhos e coração se dirigem à avareza, e a derramar sangue inocente, e à calúnia, e à carreira da obra má.

  18 Porquanto isto diz o Senhor a Joaquim, filho de Josias, rei de Judá: Não o lamentarão: Ai irmão! e ai irmã! Não farão retinir a seu respeito estas vozes: Ai, Senhor! e ai esclarecido!

  19 A sua sepultura será como a do asno, apodrecerá e será lançado fora das portas de Jerusalém.

  20 Sobe ao Líbano, e clama; e em Basan levanta a tua voz, e grita aos que passam, porque todos os teus amadores estão despedaçados.

  21 Na tua abundância te tenho falado; e disseste: Não ouvirei. Este é o teu caminho desde a tua mocidade, porque não ouviste a minha voz.

  22 A todos os teus pastores alimentará o vento, e os teus amadores irão para o cativeiro; e então serás confundida, e te envergonharás de toda a tua malícia.

  23 Tu que tens o teu assento no Líbano, e fazes o teu ninho nos seus cedros, como gemeste quando te vieram as dores, como dores da que está de parto?

  24 Vivo eu, diz o Senhor: que ainda que Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, fosse um anel na minha mão direita, eu o arrancaria dela.

  25 E te entregarei na mão dos que procuram a tua alma, e na mão daqueles, cuja vista te causa espanto, e na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, e na mão dos Caldeus.

  26 E enviar-te-ei a ti, e a tua mãe que te gerou, a uma terra estranha, em que não haveis nascido, e ali morrereis;

  27 E à terra, à qual eles levantam o seu coração para tornarem lá; não tornarão.

  28 Acaso Jeconias, este homem tão distinto, é algum vaso de terra já quebrado? Acaso é ele um vaso que a ninguém agrada? Por que têm sido lançados, ele e sua linhagem; e arrojados para uma terra que não conheceram?

  29 Terra, terra, terra, ouve as palavras do Senhor.

  30 Isto diz o Senhor: Escreve, que este homem será estéril, homem a quem nos seus dias nada lhe sucederá bem; pois não sairá da sua linhagem varão que se assente sobre o trono de David, e que daqui em diante tenha poder soberano em Judá.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir