O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Jeremias

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 14

(Versículos e sumário)

  14 Palavra do Senhor, que foi dirigida a Jeremias, pelo que diz respeito a uma seca.

  2 Chorou a Judeia, e caíram as suas portas, e ficaram obscurecidas por terra, e subiu o clamor de Jerusalém.

  3 Os magnatas enviaram os seus inferiores por água; foram a tirá-la, não acharam água, voltaram com os seus cântaros vazios; confundiram-se e afligiram-se e cobriram as suas cabeças.

  4 Pela desolação da terra, porque não veio chuva sobre a terra, se confundiram os lavradores, cobriram as suas cabeças.

  5 Porquanto a cerva também pariu no campo a sua cria, e a abandonou; porque não havia erva.

  6 E os asnos monteses puseram-se nos rochedos, engoliram vento como os dragões, desfaleceram os seus olhos, porque não havia erva.

  7 Se nossas iniquidades houverem dado testemunho contra nós; tu, Senhor, usa conosco de clemência por amor do teu nome, porque muitas são as nossas rebeldias, contra ti temos pecado.

  8 Ó esperança de Israel, salvador seu no tempo da tribulação; por que hás de ser nesta terra como um estranho, e como um viandante que toma o seu caminho para albergar na estalagem por pouco tempo?

  9 Porque hás de ser como um homem vagabundo, como um homem forte que não pode salvar? mas tu, Senhor, entre nós estás, e o teu nome tem sido invocado sobre nós, não nos desampares.

  10 Isto diz o Senhor a este povo, que gostou de mover os seus pés, e não repousou, nem agradou ao Senhor. Agora se lembrará das maldades deles, e visitará os seus pecados.

  11 Outrossim me disse o Senhor: Não me peças que eu perdoe a este povo.

  12 Quando eles jejuarem, eu não escutarei as suas rogativas; e se eles me oferecerem holocaustos, ou vítimas, eu os não aceitarei; porque os consumirei pela espada, e pela fome, e pela peste.

  13 E disse eu: Ah, ah, ah, Senhor Deus! os profetas lhes dizem: Não vereis espada, e não haverá fome entre vós, mas Ele vos dará paz verdadeira neste lugar.

  14 E me disse o Senhor: Os profetas falsamente vaticinam em meu nome; não os enviei, nem lho mandei, nem lhes falei; tudo o que vos profetizam é uma visão mentirosa, e uma adivinhação, e impostura, e engano do seu coração.

  15 Portanto isto diz o Senhor: Acerca dos profetas, que profetizam em meu nome, ainda que eu os não tenha enviado, dizendo: A espada, e a fome não afligirão esta terra; estes mesmos profetas hão de ser consumidos à espada e à fome.

  16 E os povos, a quem profetizam, serão lançados nas ruas de Jerusalém com a fome e a espada, e não haverá quem os sepulte, eles mesmos, e suas mulheres, seus filhos e filhas, e derramarei o seu mal sobre eles.

  17 E lhes dirás a eles esta palavra: Derramem os meus olhos lágrimas de noite e de dia, e não cessem; porque de grande ruína ficou maltratada a virgem filha do meu povo, de chaga muito maligna em extremo.

  18 Se eu sair aos campos, eis ali se veem mortos à espada; e se entrar na cidade, eis ali se acham extenuados de fome. Até o profeta, e o sacerdote foram a uma terra, que não conheciam.

  19 Porventura rejeitaste de todo a Judá? ou aborreceu a tua alma a Sião? logo por que nos tens ferido, sem que nos reste melhora alguma? esperamos a paz, e não há bem; e o tempo da cura, e eis nós todos em perturbação.

  20 Nós reconhecemos, Senhor, as nossas impiedades, as iniquidades de nossos pais, porque pecamos contra ti.

  21 Não nos entregues ao opróbrio por amor do teu nome, nem permitas que sejamos a afronta do sólio da tua glória; lembra-te, não anules a tua aliança conosco.

  22 Acaso há entre os simulacros das gentes alguns que façam chover? ou podem os céus dar chuvas? não és tu o Senhor nosso Deus, a quem esperamos? pois tu tens feito todas essas coisas.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir