6 Armai-vos de fortaleza, filhos de Benjamim, no meio de Jerusalém, e fazei soar a trombeta em Thecua, e levantai o estandarte sobre Bethacarem; porque da banda do Aquilão apareceu um mal, e uma grande ruína.
2 A uma formosa e delicada assemelhei a filha de Sião.
3 A ela virão os pastores, e os seus rebanhos, puseram nela ao redor as suas tendas; cada um apascentará aqueles que estão debaixo da sua mão.
4 Preparai-vos a lhe declarar a guerra; levantai-vos, e subamos ao Meio-dia. Ai de nós, que declinou o dia, porque as sombras se fizeram mais compridas pela tarde.
5 Levantai-vos e subamos de noite e deitemos abaixo todas as suas casas.
6 Porque isto diz o Senhor dos exércitos: Cortai as árvores do contorno, e fazei um marachão à roda de Jerusalém. Esta é a cidade destinada à minha vingança, porque todo o gênero de calúnia reina no meio dela.
7 Como a cisterna tornou fria a água que em si recebeu, assim esta cidade tornou fria a sua malícia; a iniquidade e a desolação se ouvirá nela; diante de mim estão sem cessar a miséria e o açoite.
8 Escarmenta, Jerusalém, para que não suceda que a minha alma se aparte de ti, não suceda que eu te torne em terra deserta e despovoada.
9 eis aqui o que diz o Senhor dos exércitos: Até ao. último cacho, como em vindima, se rabiscarão os restos de Israel. Volta a tua mão como o vindimador ao cesto.
10 A quem falarei eu? E a quem admoestarei que me ouça? eis que os seus ouvidos estão incircuncidados, e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor foi para eles um motivo de opróbrio; e não a receberão.
11 Por isso é que eu estou cheio de furor do Senhor; cansado estou de sofrer. Derrama a indignação sobre o menino que anda pela rua, e juntamente sobre o congresso dos mancebos; porque o marido será preso com a mulher, o velho com o decrépito.
12 E as suas casas passarão a estranhos, os campos e igualmente as mulheres; porque eu estenderei a minha mão sobre os habitantes da terra, diz o Senhor.
13 Porquanto desde o mais pequeno até o maior todos estão entregues à avareza; e desde o profeta até o sacerdote todos procedem com dolo.
14 E curam as chagas da filha do meu povo com ignomínia dizendo: Paz, paz! Quando não havia paz.
15 Confundiram-se porque fizeram abominação; ou por melhor dizer, nem a mesma confusão os pode confundir, nem souberam que coisa era envergonhar-se. Por isso cairão entre a turba dos mortos; no tempo da sua visitação cairão, diz o Senhor.
16 eis aqui o que diz o Senhor: Tende-vos sobre os caminhos, e vede, e perguntai, quais são as antigas veredas, para conhecerdes o bom caminho, e andai por ele; e achareis refrigério para as vossas almas, e eles responderam: Não andaremos por certo.
17 E constituí umas sentinelas sobre vós. Ouvi a voz da trombeta. E eles responderam: Não ouviremos por certo.
18 Portanto ouvi, ó gentes, e tu, ó congregação, vê com quanto rigor os tratarei eu a eles.
19 Ouve terra: Eis-aí farei eu vir calamidades sobre este povo, fruto dos seus pensamentos; porque não ouviram as minhas palavras, e rejeitaram a minha lei.
20 Para que me trazeis vós incenso de Sabá, e cana de suave cheiro de terra longínqua? os vossos holocaustos não me são aceitos, nem as vossas vítimas me agradaram.
21 Portanto isto diz o Senhor: eis aqui estou eu que trarei a ruína sobre este povo, e cairão entre eles juntamente os pais e os filhos, o vizinho, e o próximo perecerão.
22 Isto diz o Senhor: eis aqui vem um povo da terra do Aquilão, e uma nação grande se levantará dos fins da terra.
23 Tomará seta e escudo; ela é cruel, e não terá piedade; a sua voz soará como o mar; e montarão em cavalos, dispostos como um homem valente, a pelejar contra ti, filha de Sião.
24 Ouvimos a sua fama, afrouxaram-se as nossas mãos; alcançou-nos a tribulação, as dores como a que está de parto.
25 Não saiais aos campos, e não andeis pelo caminho; porque a espada do inimigo é o espanto ao redor.
26 Filho do meu povo, veste-te de cilício, e revolve-te na cinza; toma luto como por um filho único, pranto amargo, porque de repente virá sobre nós o destruidor.
27 Por averiguador forte te tenho posto sobre o meu povo; e saberás, e examinarás o caminho deles.
28 Todos estes príncipes que estão fora de caminho, que andam com engano, são cobre e ferro; todos se têm corrompido.
29 Faltou o fole, o chumbo foi consumido no fogo, debalde o meteu o fundidor na forja; porque as suas malícias não se consumiram.
30 Chamai-os uma prata falsa, porque o Senhor os rejeitou.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.