4 E Jonas se angustiou com uma grande aflição e ficou todo apaixonado.
2 E orou ao Senhor e disse: Rogo-te, Senhor, se porventura não é isto o de que eu me receava, quando ainda estava na minha terra? Por isto é que eu me preveni com o expediente de fugir para Tharsis; porque eu sei que tu és um Deus clemente e misericordioso, paciente de muita comiseração e que perdoas os pecados.
3 Eu pois te rogo, Senhor, que tires agora a minha alma do meu corpo; porque me é melhor a morte do que a vida.
4 E o Senhor lhe disse: Julgas tu que tens razão para te apaixonares?
5 Ao depois saiu Jonas da cidade e se assentou contra o oriente da mesma cidade. E ali fez para si uma pequena coberta, e debaixo dela repousava à sombra, até ver que era o que acontecia à cidade.
6 Então fez nascer o Senhor Deus uma hera, que se levantou por cima da cabeça de Jonas, para fazer sombra à sua cabeça e para o defender; porque estava muito incomodado; e se encheu Jonas por aquela hera de grande alegria.
7 Ao outro dia porém ao romper da manhã enviou Deus um bicho; e roeu as raízes à hera e ela se secou.
8 Depois como apareceu o sol; mandou o Senhor um vento quente e abrasador; e deram os raios do sol na cabeça a Jonas, e se abrasava; e desejou com toda a sua alma a morte, e disse: Melhor me é morrer do que viver.
9 Então disse o Senhor a Jonas: Julgas tu que tens razão para te enfadares por amor desta hera? E Jonas lhe respondeu: Tenho razão de me enfadar até o ponto de desejar a morte.
10 Disse pois o Senhor: Tu enfadas-te por amor de uma hera, que te não custou trabalho algum, nem a fizeste crescer; que nasceu numa noite, e numa noite feneceu.
11 E então eu não perdoarei à grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e um grande número de animais?
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.