3 Porquanto eis aí está que naqueles dias, e naquele tempo, em que eu levantar o cativeiro de Judá e de Jerusalém;
2 Ajuntarei todas as gentes, e levá-las-ei ao vale de Josafat; e ali entrarei com elas em juízo no tocante a Israel meu povo, e minha herança, a quem eles espalharam por entre as nações, e no tocante à minha terra, que eles dividiram entre si.
3 E lançaram sortes na repartição do meu povo; e expuseram os meninos nos lugares de prostituição, e venderam as donzelas por vinho para beberem.
4 Mas que há que disputar entre mim e vós, ó Tiro e Sidônia, e todo o termo dos palestinos? Acaso tomareis vós vingança de mim? E se desafogais esta vossa vingança contra mim, eu logo vos corresponderei com toda a presteza, fazendo recair sobre a vossa cabeça o mal que me quereis fazer.
5 Porque vós levastes a minha prata, e o meu ouro; e metestes nos vossos templos o que eu tinha de mais precioso, e de mais belo.
6 E vós vendestes os filhos de Judá, e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para os pordes longe dos seus confins.
7 Eis aqui estou eu que os recordarei do lugar em que vós os vendestes; e farei recair sobre a vossa cabeça a paga que mereceis.
8 E venderei vossos filhos, e vossas filhas, por mãos dos filhos de Judá, e eles o venderão aos Sabeus, povo remoto, porque o Senhor é quem o disse.
9 Publicai isto entre as gentes, santificai-vos para a guerra, animai os valentes; cheguem-se, marchem todos os homens de guerra.
10 Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças de ferro dos vossos enxadões. Diga o fraco: Eu pois sou forte.
11 Saí de tropel, e vinde todas as gentes dos contornos, e ajuntai-vos; aí fará o Senhor perecer os teus valentes.
12 Levantem-se, e vão as gentes ao vale de Josafat; porque ali me assentarei para julgar todas as gentes em circuito.
13 Metei as foices ao trigo, porque já está madura a messe; vinde, e descei, porque o lagar está cheio, as cubas deitam por fora; porque se multiplicou a sua malícia.
14 Acudi, povos, povos, ao vale da matança! Porque o dia do Senhor está perto no vale da matança.
15 O sol e a lua se cobriram de trevas e as estrelas retiraram o seu resplendor.
16 E o Senhor rugirá de Sião, e de Jerusalém fará retinir a sua voz. Também os céus e a terra tremerão; e o Senhor será a esperança do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.
17 Vós sabereis então que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito no meu santo monte de Sião; e Jerusalém será santa, e os estrangeiros não tornarão mais a passar pelo meio dela.
18 E acontecerá isto naquele dia; os montes destilarão doçura, e os outeiros manarão leite; e as águas se espalharão por todos os regatos de Judá; e da casa do Senhor sairá uma fonte, que regará a torrente dos espinhos.
19 O Egito será todo assolado, e a Idumeia ficará sendo um deserto de perdição; por isso que eles oprimiram injustamente os filhos de Judá, e derramaram na sua terra o sangue inocente.
20 Pelo contrário, a Judeia será habitada eternamente, e Jerusalém subsistirá em geração e geração.
21 E eu purificarei o seu sangue, que eu não tinha purificado; e o Senhor morará para sempre em Sião.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew
- English Bible (A Hebrew - English Bible) — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu
- Français ( Hébreu
- Français ) — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament (Obs. O livro de Joel na versão paralela, assim
como na Vulgata, possui apenas 3 capítulos, o 2º capítulo da paralela
tem 32 versículos, que é a união dos 27 versículos do capítulo 2 e os
5 versículos do capítulo 3 do livro de Joel das bíblias modernas e da
Nova Vulgata. E tanto na versão paralela, como na Vulgata, o 3º capítulo
do livro de Joel corresponde ao 4º capítulo do mesmo livro das bíblias
modernas e da Nova Vulgata)