O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Isaías

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 43

(Versículos e sumário)

43 E entretanto eis aqui o que diz o Senhor que te criou, ó Jacob, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi, e te chamei pelo teu nome; tu és meu.

2 Quando tu passares pelas águas, eu serei contigo, e os rios não te submergirão; quando andares pelo fogo, não serás queimado, e a chama não arderá em ti;

3 Porque eu sou o Senhor teu Deus, o santo de Israel teu Salvador, em teu lugar entreguei o Egito, a Etiópia e Sabá para tua propiciação.

4 Desde que te fizeste digno de honra diante de meus olhos, e glorioso, eu te amei, e entregarei os homens por ti, e os povos pela tua vida.

5 Não temas porque eu sou contigo; eu trarei do oriente a tua posteridade, e te congregarei do Ocidente.

6 Eu direi ao Aquilão: Dá-mos cá. E ao meio-dia: Não os tolhas; traze meus filhos de climas remotos, e minhas filhas das extremidades da terra.

7 E a todo aquele que invoca o meu nome, eu para minha glória o criei, o formei, e o fiz.

8 Tira para fora um povo cego, e que tem olhos; surdo, e que tem ouvidos.

9 Todas as gentes se congregaram juntamente, e as tribos se reuniram. Qual dentre vós anunciará isto, e quanto às coisas que são as primeiras, quem no-las fará ouvir? Produzam testemunhas delas, verifiquem-se as suas predições, e ouçam, e digam: Essa é a verdade.

10 Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo a quem escolhi; para que saibais, e me acrediteis, e entendais que eu sou o mesmo. Antes de mim não houve quem fosse formado Deus, nem haverá depois de mim.

11 Eu é que sou, eu é que sou o Senhor, e sem mim não há salvador.

12 Eu é que vos anunciei, e eu é que vos salvei; eu vos fiz ouvir, e não houve entre vós estranho. Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e eu sou Deus.

13 E eu sou o mesmo desde o princípio, e não há quem livre a outro da minha mão. Obrarei, e quem mo impedirá?

14 eis aqui o que diz o Senhor vosso redentor, o santo de Israel: Por amor de vós mandei eu contra Babilônia, e tirei todas as trancas das suas portas, e destruí os caldeus, que se gloriavam nas suas naus.

15 Eu sou o Senhor, o vosso santo, o criador de Israel, vosso rei.

16 eis aqui o que diz o Senhor, que vos abriu um caminho no meio do mar, e uma vereda entre as torrentes das águas.

17 O que fez sair carros e cavalos; tropas e esforçados combatentes, todos eles juntos dormiram, nem se levantaram; foram desfeitos como uma torcida, e à semelhança dela ficaram apagados.

18 Não vos lembreis das coisas passadas, e não olheis para as antigas.

19 eis aqui estou eu que faço novas maravilhas, e elas agora sairão à luz, vós por certo as conhecereis; abrirei no deserto um caminho, e farei arrebentar rios numa terra por onde se não podia andar.

20 Glorificar-me-á a alimária montesina, os dragões e os avestruzes; porque de águas no deserto, rios numa terra por onde se não podia andar, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido.

21 Eu formei este povo para mim, ele publicará o meu louvor.

22 Tu, Jacob, não me invocaste, nem tu, Israel te aplicaste a me servir.

23 Não me ofereceste o carneiro do teu holocausto, nem me glorificaste com as tuas vítimas. Não te fiz render serviços com oblações, nem te dei trabalho com perfumes.

24 Tu não deste o teu dinheiro para me comprares cana aromática, nem me embriagaste com a gordura das tuas vítimas. Antes porém me fizeste servir nos teus pecados; deste-me trabalho com as tuas iniquidades.

25 Eu sou, eu mesmo sou o que apago as tuas iniquidades por amor de mim, e não me lembrarei dos teus pecados.

26 Aviva-me a memória, e juntos advoguemos em juízo a nossa causa. Faze o teu arrazoado, se algum fundamento tens para te justificar.

27 Teu pai me ofendeu primeiro, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim.

28 E por isso eu contaminei os príncipes do Santuário, entreguei Jacob ao matadouro, e Israel à blasfêmia.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir