21 Peso do deserto do mar. Como vem os tufões da parte do Áfrico, assim a assolação vem do deserto, de uma terra horrível.
2 Anunciada me foi uma dura visão; o que é incrédulo, perfidamente obra; e o que é assolador, tudo devasta. Marcha Elam, sitia Médo; já fiz cessar todo o seu gemido.
3 Por esta causa se encheram de dor os meus lombos, a angústia se apoderou de mim como angústia de mulher na hora do parto; caí desfalecido quando tal ouvi, fiquei de todo perturbado quando o vi.
4 O meu coração se murchou, as trevas me fizeram pasmar; a minha amada Babilônia se tornou para mim em assombro.
5 Põe a mesa, contempla de uma guarita os que comem e bebem; levantai-vos, príncipes, arrebatai o escudo.
6 Porque o Senhor me disse estas coisas: Vai e põe uma sentinela; e a mesma te anuncie tudo quanto vir.
7 E viu um carro de dois homens a cavalo, um montado num asno, e outro montado num camelo; e pôs-se a contemplar atentamente isto com grande miramento.
8 E gritou o leão: Sobre a atalaia do Senhor eu me acho, estando em pé continuamente de dia; e sobre a minha guarda eu me acho, estando em pé noites inteiras.
9 eis que chega um e outro assim montado, cada qual fazendo parelho com o seu carro, e respondeu, e disse: Caiu, caiu Babilônia, e todos os simulacros dos seus deuses se fizeram pedaços arremessados em terra.
10 Debulha minha, e filhos da minha eira, o que eu ouvi ao Senhor dos exércitos, ao Deus de Israel, isso mesmo vos tenho anunciado.
11 O peso de Duma me brada desde Seir: Guarda, que viste de noite? Guarda, que viste de noite?
12 O guarda respondeu: Chegou a manhã e a noite; se buscais, buscai; convertei-vos, vinde.
13 Peso em Arábia. Vós dormireis à tarde no bosque, nas veredas do Dedanim.
14 Vós os que habitais a terra do meio dia, saindo ao encontro do sequioso, trazei-lhe água, socorrei com pão ao que foge.
15 Porque eles fugiram de diante das espadas, de diante da espada iminente, de diante do arco armado, de diante da sanguinolenta refrega;
16 Porque o Senhor me diz estas coisas: Ainda se conservará no espaço de um ano, como em ano de mercenário, e depois será tirada toda a glória de Cedar.
17 E estes restos do número dos fortes flecheiros dos filhos de Cedar se diminuirão; porque o Senhor Deus de Israel falou.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.