28 Portanto Isaac chamou a Jacob, e o abençoou, e lhe pôs por preceito dizendo: Não tomes mulher da geração de Canaã;
2 Mas vai, e parte para a Mesopotâmia na Síria, a casa de Bathuel, pai de tua mãe, e desposa-te com uma das filhas de Labão, teu tio.
3 Deus pois onipotente te abençoe, e te faça crescer, e te multiplique, para que sejas pai de muitos povos.
4 Ele te dê a ti, e à tua posteridade depois de ti, as bênçãos prometidas a Abraão, para que tu possuas a terra da tua peregrinação, que ele prometeu a teu avô.
5 E como Isaac o tivesse despedido, partiu e veio à Mesopotâmia na Síria para casa de Labão, filho de Bathuel Siro, irmão de Rebeca sua mãe.
6 Vendo pois, Esaú que seu pai abençoara a Jacob, e o mandara para a Mesopotâmia na Síria, para daí tomar mulher; e que depois da bênção lhe ordenara, dizendo: Não tomarás mulher das filhas de Canaã;
7 E que Jacob obedecendo a seus pais fora para a Síria,
8 E reconhecendo também, que seu pai não olhava com bons olhos para as filha de Canaã,
9 Foi buscar a casa de Ismael, e afora as mulheres que já tinha, tomou por mulher a Mahelet, filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nabajoth.
10 Portanto tendo saído Jacob de Bersabé, ia para Haran.
11 E como tivesse chegado a um certo lugar, e quisesse nele descansar depois do sol posto, tomou uma das pedras que ali estavam, e pondo-a debaixo de sua cabeça, dormiu neste mesmo lugar.
12 E viu em sonhos uma escada posta sobre a terra, e a sua sumidade tocava no céu; e também os anjos de Deus subindo e descendo por ela,
13 E o senhor firmado na escada que lhe dizia: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e Deus de Isaac; eu te darei a ti e à tua descendência a terra, em que dormes.
14 E a tua posteridade será como o pó da terra; tu te dilatarás para o Ocidente, e Oriente, e para o Setentrião, e Meio-dia; e serão abençoadas em ti e na tua geração todas as tribos da terra.
15 E serei teu guarda para onde quer que fores, e te reconduzirei para esta terra; nem te desampararei sem cumprir tudo o que te disse.
16 E como Jacob tivesse despertado do sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu o não sabia.
17 E cheio de pavor disse: Quão terrível é este lugar não há aqui outra cousa senão a casa de Deus, e a porta do céu.
18 Levantando-se pois Jacob logo ao amanhecer, tirou a pedra, que tinha debaixo da sua cabeça, e a erigiu em padrão, derramando óleo sobre ela.
19 E pôs o nome de Bethel à cidade, que antes se chamava Luza.
20 Também fez voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar no caminho, por que ando, e me der pão para comer, e vestido para me cobrir,
21 E eu voltar felizmente para casa de meu pai; o Senhor será o meu Deus.
22 E esta pedra, que erigi em padrão, se chamará casa de Deus; e de todas as cousas que tu me deres, te oferecerei o dízimo.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo
do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias