17 Entrava Abrão no ano noventa e nove de sua idade, quando o Senhor lhe apareceu, e lhe disse: Eu sou o Deus Todo Poderoso: anda em minha presença, e sê perfeito.
2 Eu farei concerto contigo, e te multiplicarei infinitamente.
3 Abrão se prostrou com o rosto em terra.
4 E Deus lhe disse: Eu sou, e o meu pacto contigo, e tu serás pai de muitas gentes.
5 Daqui em diante não te chamarás mais Abrão; mas chamar-te-ás Abraão; porque eu te tenho destinado para pai de muitas gentes.
6 Eu farei crescer a tua posteridade infinitamente; e te farei chefe das nações; e de ti sairão reis.
7 Eu estabelecerei o meu pacto entre mim e ti, e entre os teus vindouros no decurso das suas gerações, por um concerto eterno, para que eu seja o teu Deus, e o da tua posteridade depois de ti.
8 Eu te darei a ti e à tua posteridade a terra da tua peregrinação, que é todo o país de Canaã, em possessão eterna; e eu serei o seu Deus.
9 Disse mais Deus a Abraão: E tu pois guardarás o meu pacto, tu e teus descendentes depois de ti, nas suas gerações.
10 eis aqui o meu pacto, que haveis de guardar entre mim e vós, e a tua posteridade depois de ti. Todos os machos dentre vós serão circuncidados.
11 E vós circuncidareis a carne do vosso prepúcio, para que seja o sinal do concerto, que há entre mim e vós.
12 O menino de oito dias será circuncidado entre vós, todo o que for macho nas vossas gerações. Tanto o escravo nascido em casa, como o que comprardes, e qualquer que não for da vossa linhagem, será circuncidado.
13 E este meu pacto será na vossa carne para concerto eterno.
14 O macho, que não tiver sido circuncidado na carne do seu prepúcio, será aquela alma apagada do seu povo, porque tornou irrito o meu pacto.
15 Disse também Deus a Abraão: A Sarai tua mulher não a chamarás mais Sarai, mas Sara.
16 Eu a abençoarei, e dela te darei um filho, o qual abençoarei; e ele será o chefe das nações, e dele sairão os reis dos povos.
17 Abraão se prostrou com o rosto em terra, e riu-se, dizendo lá no seu coração: Pois quê! A um homem de cem anos nascerá um filho? e Sara parirá, sendo de noventa?
18 E ele disse a Deus: Oxalá que Ismael viva em tua presença.
19 E Deus lhe respondeu: Sara tua mulher te parirá um filho, a quem tu chamarás Isaac; e eu farei o meu concerto com ele e com seus descendentes depois dele, para que esta aliança seja eterna.
20 Eu te ouvi também acerca de Ismael: eis-aí o abençoarei eu, e o farei crescer, e multiplicarei muito a sua posteridade; ele gerará doze capitães, e eu o farei chefe d’um grande povo.
21 Mas quanto ao meu pacto, eu o estabelecerei para com Isaac, que Sara te parirá dentro d’um ano neste mesmo tempo.
22 E acabada que foi esta sua prática com a Abraão, se retirou Deus dele.
23 Então tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os escravos nascidos em sua casa, e a todos os que ele tinha comprado, e geralmente a todos os machos de sua casa, e circuncidou a carne do prepúcio deles, logo no mesmo dia, como o Senhor lhe tinha ordenado.
24 Tinha Abraão noventa e nove anos, quando circuncidou a carne do seu prepúcio.
25 E Ismael seu filho tinha treze anos completos, quando foi circuncidado.
26 Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados num mesmo dia.
27 E todos os homens da sua casa, assim os nascidos nela, como os comprados e estrangeiros, do mesmo modo foram circuncidados.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt — Estudo
do Velho Testamento com Haroldo Dutra Dias