O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 39

(Versículos e sumário)

  39 Tu pois, filho do homem, vaticina contra Gorg, e dir-lhe-ás; Isto diz o Senhor Deus: Eis-me aqui sobre ti, Gorg, príncipe e chefe de Mosoch e de Thubal;

  2 E eu te farei andar à roda de uma parte para a outra, e te tirarei para fora, e te farei vir das bandas do Aquilão; e eu te levarei para sobre os montes de Israel.

  3 E quebrarei o teu arco na tua mão esquerda, e farei que te caiam da tua mão direita as tuas flechas.

  4 Cairás sobre os montes de Israel tu, e todos os teus esquadrões, e os teus povos, que são contigo. Eu te entregarei às feras, às aves, e a todo o animal volátil, e às alimárias da terra, para que te devorem.

  5 Tu cairás sobre a face do campo; porque eu sou o que falei, diz o Senhor Deus.

  6 E meterei o fogo em Magog, e nos que habitam confiadamente nas ilhas. E eles saberão que eu sou o Senhor.

  7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel, e não deixarei profanar mais o meu santo nome. E eles saberão que eu sou o Senhor, o santo de Israel.

  8 Eis-aí veio o tempo, e assim sucedeu diz o Senhor Deus: este é o dia de que falei.

  9 E os habitantes das cidades de Israel sairão delas, e queimarão, e reduzirão em cinzas as armas, os escudos, e as lanças, os arcos, e as flechas, e os bordões que traziam nas mãos, e os piques; e eles as consumirão no fogo sete anos.

  10 E não trarão lenha dos campos, nem a cortarão das matas; porque eles farão fogo das suas armas, e farão presa daqueles de quem tinham sido presa, e roubarão aqueles que o tinham roubado, diz o Senhor Deus.

  11 E acontecerá isto naquele dia; eu darei a Gog em Israel um lugar célebre por sepulcro; o vale dos passageiros ao oriente do mar, que fará pasmar os que por ele passarem. E lá sepultarão a Gog, e a todas as suas tropas, e este vale se chamará o vale das tropas de Gog.

  12 E os da casa de Israel os sepultarão por sete meses, para purgarem a terra.

  13 E todo o povo da terra o sepultará, e será para eles célebre o dia em que eu fui glorificado, diz o Senhor Deus.

  14 E eles constituirão homens, que incessantemente visitem a terra, para sepultarem e buscarem aqueles que tinham ficado sobre a face da terra, a fim de a purificarem; eles porém começarão a fazer esta busca depois de sete meses.

  15 E girando correrão toda a terra, e quando tiverem achado o osso de um homem, por-lhe-ão ao pé um sinal, até que os enterradores dos mortos o sepultem no vale das tropas de Gog.

  16 E o nome da cidade será Amona e eles purificarão a terra.

  17 Quanto a ti, filho do homem, isto diz o Senhor Deus: Dize a todo o animal volátil, e a todas as aves, e a todas as alimárias do campo: Vinde todas juntas, apressai-vos, concorrei de todas as partes à minha vítima, que eu vos sacrifico, a esta grande vítima degolada sobre os montes de Israel, para que vós lhe comais a carne, e bebais o sangue.

  18 Vós comereis as carnes dos fortes, e bebereis o sangue dos príncipes da terra; dos carneiros, e dos cordeiros, e dos bodes, e dos touros, e das aves domésticas, e de tudo quanto é pingue.

  19 E comereis a grossura até vos fartardes, e bebereis o sangue até que fiqueis embriagados, da vítima que eu vos sacrificarei.

  20 E vós vos fartareis sobre minha mesa da carne dos cavalos, e da carne dos cavaleiros valentes, e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus.

  21 E eu estabelecerei a minha glória entre as gentes; e todas as gentes verão o juízo, que eu tiver exercitado, e a minha mão, que eu sobre eles tiver descarregado.

  22 E os da casa de Israel saberão que eu sou o Senhor seu Deus, desde aquele dia e dali em diante.

  23 E saberão as gentes que a casa de Israel veio a ser cativa, por causa da sua iniquidade, porque eles me abandonaram, e eu escondi deles a minha face; e os entreguei nas mãos de seus inimigos, e todos eles caíram mortos ao fio da espada.

  24 Eu me houve com eles segundo a sua impureza, e maldade, e escondi deles a minha face.

  25 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Agora tornarei eu a trazer os cativos de Jacob, e me compadecerei de toda a casa de Israel; e me revestirei de zelo pela honra do meu santo nome.

  26 E trarão sobre si a sua confusão e toda a prevaricação, com que prevaricaram contra mim, quando habitarem na sua terra com grande confiança, sem ter medo de ninguém;

  27 e quando eu os tiver trazido de entre povos, e os tiver ajuntado das terras de seus inimigos, e tiver sido santificado no meio deles aos alhos de muitíssimas nações.

  28 E saberão que eu sou o Senhor seu Deus vendo que eu os transportei para entre as nações; e os fiz tornar todos juntos para a sua terra, e que não deixei lá nenhum deles.

  29 E eu lhes não esconderei mais a minha face, porque tenho derramado o meu espírito sobre toda a casa de Israel, diz o Senhor Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir