37 A mão do Senhor veio sobre mim, e me tirou para fora pelo Espírito do Senhor; e ela me deixou no meio de um campo, que estava cheio de ossos.
2 E ela me levou por toda a roda deles; eram porém muitos em grande número os que se viam sobre a face do campo, e todos sobremaneira secos.
3 Então me disse o Senhor: Filho do homem, acaso julgas tu que estes ossos possam reviver? E eu lhe respondi: Senhor Deus, tu o sabes.
4 E ele me disse: Vaticina acerca destes ossos; e dir-lhes-ás: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor;
5 Isto diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis-aí vou eu a introduzir em vós o Espírito, e vós vivereis.
6 E porei sobre vós nervos, e farei crescer carnes sobre vós, e sobre vós estenderei pele; e dar-vos-ei o Espírito, e vós vivereis e sabereis que eu sou o Senhor.
7 Eu pois vaticinei, como o Senhor me tinha mandado; e ao tempo que eu vaticinava, se ouviu um estrondo, e eis aqui se fez um reboliço; e os ossos se chegaram uns para os outros, pondo-se cada um na sua juntura.
8 E olhei, e eis que vieram sobre tais ossos, nervos, e carnes para os revestir; e neles foi estendida a pele por cima, mas eles ainda não tinham o Espírito.
9 Então me disse o Senhor: Vaticina ao Espírito, vaticina, filho do homem, e dirás ao Espírito: Isto diz o Senhor Deus: Espírito, vem dos quatro ventos, e assopra sobre estes mortos, e revivam.
10 Eu profetizei pois, como o Senhor me tinha ordenado; e entrou o Espírito naqueles ossos, e viveram; e se levantaram sobre seus pés feitos um exército numeroso em grande extremo.
11 Então me disse o Senhor: Filho do homem, todos estes ossos são a casa de Israel; eles dizem: Os nossos ossos se tornaram secos, e a nossa esperança se perdeu, e nós fomos cortados.
12 Por cuja causa vaticina, e dir-lhes-ás: Isto diz o Senhor Deus: Povo meu, eis-aí vou eu a abrir os vossos túmulos, tirar-vos-ei dos vossos sepulcros; e eu vos introduzirei na terra de Israel.
13 E vós sabereis, povo meu, que eu sou o Senhor, quando eu tiver aberto os vossos sepulcros, e vos tiver tirado dos vossos túmulos;
14 E tiver infundido o meu Espírito em vós e vós tiverdes recobrado a vida, e eu vos farei repousar sobre a vossa terra. E vós sabereis que eu sou o Senhor que falei, e o fiz, diz o Senhor Deus.
15 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:
16 Filho do homem, toma também tu um pedaço de tábua; e escreve sobre ele: A favor de Judá, e a favor dos filhos de Israel seus sócios. E toma outro pedaço de tábua, e escreve nela: Por José lenho de Efraim, e por toda a casa de Israel, e de seus sócios.
17 Depois ajunta estes dois pedaços de tábua um ao outro para os unir; e eles ficarão sendo na tua mão um só pedaço de tábua.
18 E quando os filhos do teu povo te falarem, dizendo: Não nos descobrirás que é o que tu nos queres significar nisto?
19 Tu lhes responderás: Isto diz o Senhor Deus: Eis-aí vou eu a tomar o lenho de José que está na mão de Efraim, e as tribos de Israel, que lhe são unidas; po-las-ei juntas com o lenho de Judá, e fá-las-ei ajuntar num só lenho; e eles serão um só na sua mão.
20 E terás na tua mão diante de seus olhos estes dois pedaços de tábua, sobre que escreveres.
21 E lhes dirás: Isto diz o Senhor Deus: Eis-aí vou eu a tomar os filhos de Israel do meio das nações, para onde eles foram, e eu os ajuntarei de todas as partes e os tornarei a trazer para a sua terra.
22 E não farei deles mais que um só povo na terra sobre os montes de Israel, e será um só o rei, que os comande a todos, e nunca mais serão duas nações, nem se dividirão para o futuro em dois reinos.
23 Eles se não mancharão mais nos seus ídolos nem nas suas abominações, nem em todas as suas iniquidades, e eu os tirarei salvos de todos os lugares, em que pecaram, e os purificarei; e eles serão para mim o meu povo, e eu serei para eles o seu Deus.
24 E meu servo David reinará sobre eles, e de todos eles será um só o pastor; n eles andarão nas minhas ordenanças, e guardarão os meus preceitos, e praticá-los-ão.
25 E habitarão sobre a terra que eu dei a meu servo Jacob, na qual vossos pais habitaram, e eles mesmos habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos para sempre; e meu servo David será para sempre o seu príncipe.
26 E farei com eles um concerto de paz, o meu pacto com eles será eterno; e eu os estabelecerei sobre um firme fundamento, e os multiplicarei, e porei para sempre o meu santuário no meio deles.
27 E o meu tabernáculo estará entre eles; e eu serei o seu Deus, eles serão o meu povo.
28 E as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santificador de Israel, quando o meu santuário se conservar para sempre no meio deles.
[1] Vide também Ezequiel 34.20-24 e Oseias 3.5
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.