O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 24

(Versículos e sumário)

  24 E no ano nono, no décimo mês, a dez dias do mês, foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  2 Filho do homem, escreve com pontualidade este dia, em que o rei de Babilônia se postou contra Jerusalém hoje mesmo.

  3 E dirás por modo de provérbio à casa irritadora esta parábola, e assim lhes falarás: Isto diz o Senhor Deus: Põe uma marmita ao lume; põe-na, digo, e deita-lhe água dentro.

  4 Mete nela pedaços de carne, todas as boas porções, a coxa e a espádua, o escolhido e cheio de ossos.

  5 Pega na carne das rezes mais gordas, põe-lhe também por baixo a ruma dos ossos; ferveu o que se cozia nela, e ficaram cozidos os seus ossos no meio dela.

  6 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Ai da cidade dos sangues, que é como uma marmita, que está cheia de ferrugem e a sua ferrugem não saiu dela; lança fora as viandas que tem dentro por partes, e uma depois das outras; não caiu sorte sobre ela.

  7 Porque o seu sangue está no meio dela, sobre pedras mui limpas o derramou; não o derramou sobre a terra, de sorte que se possa cobrir com o pó.

  8 Assim para fazer cair sobre ela a minha indignação, e para me vingar como ela merece espalhei eu o seu sangue sobre as pedras mais limpas, para que não fosse coberto.

  9 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Ai da cidade dos sangues, da qual eu farei uma grande fogueira.

  10 Põe os ossos uns sobre os outros, para que eu os faça queimar no fogo as carnes consumir-se-ão, e toda esta composição ficará cozida, e os ossos reduzidos a nada.

  11 Põe também a marmita vazia sobre as brasas, para que ela aqueça, e o seu cobre se derreta; e se funda no meio dela a sua imundície e se consuma a sua ferrugem.

  12 Trabalhou-se com muito suor por limpá-la, e não saiu dela a sua demasiada ferrugem, nem por meio do fogo.

  13 A tua imundície é execrável; porque eu quis limpar-te, e não te limpaste das tuas impurezas; mas nem tu ficarás limpa, menos que eu não faça repousar sobre ti a minha indignação.

  14 Eu o Senhor falei: Virá o tempo, e eu o farei; não passarei, nem perdoarei, nem me aplacarei; segundo os teus caminhos, e segundo o capricho das tuas invenções eu te julgarei, diz o Senhor.

  15 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  16 Filho do homem, eis aqui estou eu que te tiro de um golpe o objeto mais agradável de teus olhos; mas tu não te lamentarás nem chorarás, nem te correrão as lágrimas pelo rosto.

  17 Geme lá para ti, não tomarás luto, como se faz pelos mortos. Fique-te atada na cabeça a tua coroa, e tu terás metidos nos pés os teus sapatos; não te cobrirás o rosto com véu, nem comerás dos manjares que se dão aos que estão de luto.

  18 Eu pois falei de manhã ao povo, e à tarde morreu minha mulher; e ao outro dia pela manhã fiz o que o Senhor me tinha ordenado.

  19 Então me disse o povo: Porque nos não descobres tu que é o que significam estas coisas que tu fazes?

  20 E eu lhes disse: Foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  21 Fala à casa de Israel: Isto diz o Senhor Deus: Eis-aí vou eu profanar o meu santuário, ornamento soberbo do vosso império, e objeto mais agradável de vossos olhos, e sobre cuja ruína está em susto a vossa alma. Os vossos filhos e as vossas filhas, que deixastes, cairão aos golpes da espada.

  22 E vós fareis como eu fiz; não vos cobrireis o rosto com véu, nem comereis dos manjares que se dão aos que estão de luto.

  23 Tereis coroas nas vossas cabeças, e calçados nos pés; não vos lamentareis nem chorareis, mas definhar-vos-eis nas vossas iniquidades, e cada um afogará os gemidos, olhando para seu irmão.

  24 E Ezequiel será para vós um portento do futuro; tudo o que ele fez, fareis vós igualmente quando chegar este tempo; e vós sabereis que eu sou o Senhor Deus.

  25 E tu, filho do homem, nota que no dia em que eu tirar deles a sua fortaleza, e o gozo da sua dignidade, e o cobiçoso emprego de seus olhos, sobre que descansam as suas almas, a saber, seus filhos e filhas;

  26 Naquele dia, quando vier ter contigo algum que escapar, para te dar novas;

  27 Quando aquele dia, digo, tiver chegado abrir-se-á a tua boca para falares com aquele que escapou fugindo; e tu falarás, e não ficarás mais em silêncio; e tu lhes serás um portento do futuro, e vós sabereis que eu sou o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir