O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 22

(Versículos e sumário)

  22 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  2 E tu, filho do homem, não julgas, não julgas a cidade dos sangues?

  3 Mostrar-lhe-ás pois todas as suas abominações, e dirás: Isto diz o Senhor Deus: Esta é a cidade que derrama o sangue no meio dela, para que depressa chegue o dia da sua destruição; e a que formou ídolos contra si mesma, para se manchar.

  4 Tu te fizeste culpável pelo sangue, que por ti foi derramado; e te manchaste pelos teus ídolos, que fabricaste; e fizeste avizinhar os teus dias, e abreviaste o espaço dos teus anos; por isso eu te fiz o opróbrio das nações, e o ludíbrio de toda a terra.

  5 Os povos vizinhos, e os povos distantes triunfarão de ti; imunda, famosa, grande pela tua ruína.

  6 Eis-aí está que os príncipes de Israel se firmaram cada um na força do seu braço, para derramarem o sangue no meio de ti.

  7 Eles trataram com afrontas no meio de ti a seu pai, e a sua mãe, caluniaram o estrangeiro no meio de ti, e entristeceram em tua casa o pupilo e a viúva.

  8 Desprezaste o meu santuário, e profanaste os meus sábados.

  9 No meio de ti houve homens caluniadores para derramarem o sangue, e entre ti comeram sobre os montes, cometeram a maldade no meio de ti.

  10 Descobriram as mais recatadas partes de seu pai no meio de ti, humilharam no meio de ti a mulher na ocasião do seu mênstruo;

  11 E cada um desonrou a mulher do seu próximo com abomináveis atos, e o sogro corrompeu com um horrível incesto a sua nora, o irmão fez violência à própria irmã, à filha de seu pai, no meio de ti.

  12 Eles receberam presentes no meio de ti para derramarem o sangue; tu recebeste ganhos e interesses ilegítimos, e levado da avareza caluniavas a teus próximos; e tu te esqueceste de mim, diz o Senhor Deus.

  13 Por isso eu bati com as mãos uma na outra, declarando-me contra a tua avareza, que exercitaste, e contra o sangue que se derramou no meio de ti.

  14 Porventura estará firme o teu coração, ou prevalecerão as tuas mãos contra mim nos calamitosos dias que eu farei vir sobre ti? Eu o Senhor o disse, e o farei.

  15 E te espalharei por entre as nações, e te deitarei ao vento para diversas terras, e farei cessar em ti a tua impureza.

  16 E te possuirei à vista das gentes; e tu saberás que eu sou o Senhor.

  17 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  18 Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escória; todos eles são como o cobre, e o estanho, e o ferro, e o chumbo no meio da fornalha; eles se fizeram como a escória da prata.

  19 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Pelo motivo de que vos tornastes todos em escória, por isso eis-aí vou eu a congregar-vos no meio de Jerusalém;

  20 Como quando se lançam de mistura a prata, e o cobre, e o estanho, e o ferro, e o chumbo no meio da fornalha; de sorte que acenderei nela o fogo para vos fundir. Assim é que eu vos ajuntarei no meu furor, e na minha ira, e eu me satisfarei; e vos fundirei.

  21 E eu vos ajuntarei, e vos abrasarei nas chamas do meu furor, e vós sereis fundidos no meio de Jerusalém.

  22 Assim como a prata se funde no meio da fornalha, assim o sereis vós no meio desta cidade; e sabereis que eu sou o Senhor, quando eu tiver derramado a minha indignação sobre vós.

  23 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

  24 Filho do homem, dize a Jerusalém; Tu és uma terra imunda, que não foi regada das chuvas no dia do furor.

  25 Os profetas se conjuraram no meio dela, eles devoraram as almas, como um leão que ruge, e que arrebata a sua presa, receberam grandes bens e grandes recompensas, multiplicaram as suas viúvas no meio dela.

  26 Os seus sacerdotes desprezaram a minha lei, e mancharam o meu santuário; não distinguiram entre o santo e o profano; e não fizeram diferença entre o limpo e o sujo; e apartaram os seus olhos dos meus sábados, e eu era profanado no meio deles.

  27 Os seus príncipes eram no meio dela como uns lobos, que arrebatam a sua presa, para derramar o sangue, e para perder as almas, e para correr atrás do ganho por satisfazer a sua avareza.

  28 E os seus profetas lhes punham o reboco nas paredes, sem lhe misturar nada que o segurasse, quando tinham visões falsas, e lhes profetizavam a mentira, dizendo: Isto diz o Senhor Deus, sendo que o Senhor lhes não tinha falado.

  29 Os povos da terra intentavam calúnias, e roubavam por violência, afligiam o pobre e o necessitado, e oprimiam com calúnias o estrangeiro, sem alguma forma de juízo.

  30 E busquei entre eles um homem que se entrepusesse como uma sebe, e que posto em campo contra mim acudisse por esta terra, para eu a não destruir; e não o achei.

  31 Por isso eu derramei a minha indignação sobre eles, eu os consumi no fogo da minha ira; fiz que o seu caminho recaísse sobre as cabeças deles, diz o Senhor Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir