O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 19

(Versículos e sumário)

  19 E tu desfaze-te em pranto, sobre os príncipes de Israel.

  2 E dirás: Por que razão a leoa tua mãe repousou entre os leões, criou ela os teus cachorros no meio dos leõezinhos?

  3 E produziu um dos seus leõezinhos, e ele se fez leão; e aprendeu a apanhar a presa, e a tragar os homens.

  4 E as gentes ouviram falar dele, e o tomaram, não sem receber dele muitas feridas; e o levaram preso em cadeias para a terra do Egito.

  5 Porém a mãe, vendo que estava sem força, e que as suas esperanças se tinham malogrado, pegou noutro dos seus leõezinhos, ela o constituiu leão.

  6 Ele andava entre os leões, e fez-se leão; e aprendeu a apanhar a presa, e a devorar os homens.

  7 Aprendeu a fazer viúvas, e a tornar em deserto as cidades deles. E ficou desolada a terra, e quanto nela havia ao ouvir o seu rugido.

  8 E se ajuntaram contra eles as gentes de todas as partes das províncias e estenderam sobre ele a sua rede; foi apanhado ficando elas com feridas.

  9 E meteram-no numa gaiola, levaram-no ao rei de Babilônia carregado de cadeias; e fecharam-no num cárcere, para que mais se não tornasse a ouvir o seu rugido sobre os montes de Israel.

  10 Tua mãe, sendo como uma vinha, foi plantada no teu sangue à borda das águas; os seus frutos, e as suas folhas cresceram pelas muitas águas.

  11 E se lhe vieram a fazer sólidas as suas varas para cetros de soberanos, e foi exaltada a sua estatura entre as suas folhas; e viu a sua altura na multidão dos seus lançamentos.

  12 Mas ao depois ela foi arrancada com ira, e lançada por terra, e um vento abrasador secou o seu fruto; murcharam-se, e secaram-se as varas da sua fortaleza; o fogo a devorou.

  13 E agora ela se acha transplantada num deserto, numa terra sem caminho, e sem água.

  14 E da vara dos seus ramos saiu uma chama, que devorou o seu fruto; e não houve nela vara forte, cetro de soberanos. Tudo isto é digno de lágrimas, e será para o futuro um motivo de pranto.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir