O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 17

(Versículos e sumário)

17 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

2 Filho do homem, propõe este enigma, e refere esta parábola à casa de Israel,

3 E dir-lhe-ás: Isto diz o Senhor Deus: Uma águia corpulenta de grandes asas, de longa extensão de membros, cheia de penas, e de variedade de cores, veio ao Líbano, e levou a medula de um cedro.

4 Arrancou as últimas pontas dos seus ramos; e levou-as para a terra de Canaan, e pô-las numa cidade de negociantes.

5 E tomou da semente da terra, e pô-la na terra por semente, para que lançasse firme raiz sobre muitas águas; pô-la à superfície.

6 E depois de ter brotado, cresceu em uma vinha mui larga de pouca altura, cujos ramos olhavam para a tal águia; e as suas raízes estavam debaixo dela. Fez-se pois uma vinha, e fortificou em lançamentos, e produziu renovos.

7 E veio outra águia corpulenta de grandes asas e de muitas penas; e eis que esta vinha, como que encaminhando para a tal águia as suas raízes, estendeu para ela os seus lançamentos, para que a regasse com as águas das aréolas da sua fecundidade.

8 Foi esta vinha plantada numa boa terra à borda de copiosas águas; para lançar folhas, e dar fruto, até vir a fazer-se uma grande vinha.

9 Dize: Isto diz o Senhor Deus: Será possível que venha ela a ser bem sucedida? não lhe arrancará antes as suas raízes, e deitará abaixo os seus frutos, e secará todos os lançamentos que houver brotado, e não ficará árida? E isto não com forte abraço, nem com muito povo, para a arrancar de raiz?

10 Ei-la aí está plantada. E acaso irá ela avante ou quando a tocar um vento abrasador não se secará ela, e ficará árida nos canais da sua fecundidade?

11 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

12 Dize a esta casa exasperadora: Não sabeis que significam estas coisas? Dize: Eis-aí vem o rei de Babilônia sobre Jerusalém; e tomará o rei, e os seus príncipes, e os levará ao seu reino a Babilônia.

13 E tomará um da estirpe real, e fará aliança com ele e receberá dele juramento; mas até os fortes do país ele tirará,

14 Para que o reino fique abatido, e não se levante, mas guarde o seu pacto, e o observe.

15 O qual, apartando-se dele, enviou mensageiros ao Egito, para que lhe desse cavalos e muita gente. Acaso será prosperado, ou conseguirá a segurança que deseja quem isto praticou? e o que desfez o pacto, acaso escapará?

16 Por minha vida, diz o Senhor Deus: que no país do rei que o fez rei, cujo juramento quebrantou, e cujo pacto, que tinha com ele, violou, no meio de Babilônia morrerá.

17 E Faraó nem com grande exército, nem com muito povo dará batalha contra ele; com ereção de terraplenos, e com fábrica de trincheiras, para que mate muitas pessoas.

18 Porque tinha desprezado o juramento para romper a aliança, e eis-aí deu a sua mão; e tendo feito todas estas coisas, não escapará.

19 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Por minha vida, que farei recair sobre a cabeça dele o juramento que desprezou, e a aliança, em cuja ruptura prevaricou.

20 E estenderei a minha rede sobre ele e será apanhado na minha rede varredoura; e levá-lo-ei a Babilônia, e lá o julgarei pela prevaricação com que me desprezou.

21 E todos os seus desertores com todo o seu esquadrão, cairão mortos à espada; e os que ficarem serão espalhados a todo o vento; e sabereis que eu o Senhor é que falei.

22 Isto diz o Senhor Deus: E eu tomarei da medula do elevado cedro, e a porei à parte; cortarei do mais alto de seus ramos um tenro garfo e plantá-lo-ei sobre um alto e elevado monte.

23 Eu o plantarei no alto monte de Israel, e ele deitará rebentos, e dará fruto, e far-se-á um grande cedro; e todas as aves habitarão debaixo dele, e toda a espécie de voláteis fará o seu ninho debaixo da sombra das suas folhas.

24 E saberão todas as árvores desta região, que eu o Senhor é que humilhei a árvore alta, e exaltei a árvore humilde; e sequei a árvore verde, e fiz reverdecer a árvore seca. Eu o Senhor o disse e o fiz.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir