7 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:
2 E tu, filho do homem, dize: Isto diz o Senhor Deus à terra de Israel: O fim vem, vem o fim sobre as quatro plagas desta terra.
3 Agora é que vem o fim sobre ti, e eu desafogarei o meu furor contra ti; e te julgarei conforme os teus caminhos; e te porei diante dos olhos todas as tuas abominações.
4 E o meu olho te verá sem se magoar, nem me compadecerei de ti; mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e vós sabereis que eu sou o Senhor.
5 Isto diz o Senhor Deus: Eis uma aflição, eis que logo vem outra aflição!
6 O fim vem, vem o fim, ele despertou contra ti. Ei-lo aí vem.
7 Ó tu, que habitas na terra, uma total ruína vem sobre ti; é chegado o tempo, está perto o dia da mortandade, e não da glória dos montes.
8 Agora derramarei eu de perto a minha ira sobre ti, e satisfarei em ti o meu furor; e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas maldades.
9 E o meu olho te verá sem se magoar, nem eu me compadecerei de ti, mas por-te-ei às costas os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e vós sabereis que eu sou o Senhor que firo.
10 Eis aqui o dia, ei-lo aí vem; saiu a total destruição, floresceu a vara, brotou a soberba.
11 A iniquidade se levantou sobre a vara da impiedade; não restará nada deles, nem do povo, nem do seu estrondo; e não haverá neles descanso.
12 Chegou o tempo, está próximo o dia; o que compra não se alegre; e o que vende, não chore; porque a ira está sobre todo o seu povo.
13 Porque o que vende, não tornará a possuir o que vendeu, e ainda estará a sua vida entre os viventes; porque a visão concernente a toda a sua multidão não tornará atrás; e nenhum será reforçado por causa da iniquidade da sua vida.
14 Tocai a trombeta, preparem-se todos, mas não há ninguém que vá à batalha; porque a minha ira está sobre todo o seu povo.
15 Fora a espada, e dentro a peste e a fome; o que está no campo, morrerá à espada; e os que estão na cidade, serão devorados pela peste e pela fome.
16 E os que dentre eles fugirem, salvar-se-ão; mas eles estarão sobre os montes como pombas dos vales, todos tremendo, cada um por causa da sua iniquidade.
17 Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos destilarão águas.
18 E cingir-se-ão de cilícios, e o medo os cobrirá, e em todo o rosto haverá confusão, e em todas as suas cabeças calva.
19 A sua prata será lançada fora, e o seu ouro será reputado como um monturo. A sua prata e o seu ouro não os poderão livrar no dia do furor do Senhor. Eles não fartarão a sua alma, e os seus ventres se não encherão; porque lhe têm servido de tropeço para a sua iniquidade.
20 E converteram em soberba o adorno de seus colares, e dele fizeram representativos das suas abominações e simulacros; por isso fiz que fosse para eles uma imundície.
21 E pô-lo-ei nas mãos dos estranhos para ser saqueado, e aos ímpios da terra servirá de presa, e eles o contaminarão.
22 E apartarei deles a minha face, e violarão o secreto do meu santuário; e entrarão nele saqueadores e o profanarão.
23 Acaba com a tua conclusão; porque a terra está, cheia de juízo de sangues, e a cidade cheia de iniquidade.
24 E farei vir os péssimos dentre as gentes, e eles se apoderarão das suas casas; e farei cessar a soberba dos poderosos, e aqueles péssimos possuirão os santuários deles.
25 Ao sobrevir-lhes de repente a angústia, eles buscarão a paz, e não a haverá.
26 A um susto sucederá outro susto, e a um estrondo outro estrondo; e buscarão alguma visão de algum profeta, e a lei perecerá na boca do sacerdote, e o conselho na boca dos anciãos.
27 O rei chorará e o príncipe cobrir-se-á de tristeza e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Eu os tratarei conforme o seu caminho, e os julgarei conforme eles julgaram os outros; e saberão que eu sou o Senhor.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.