O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 3

(Versículos e sumário)

  3 E ele me disse: Filho do homem, come tudo quanto achares. Come esse volume, e pondo-te a caminho vai falar aos filhos de Israel.

  2 E eu abri a minha boca, e ele me deu a comer aquele volume;

  3 E me disse: Filho do homem, o teu ventre comerá, e encher-se-ão as tuas entranhas deste volume, que eu te dou. E eu comi; e ele na minha boca se fez doce como o mel.

  4 E ele me disse: Filho do homem, vai à casa de Israel, e tu lhe anunciarás as minhas palavras.

  5 Porque tu não és enviado a nenhum povo de profunda linguagem, nem de língua desconhecida, senão à casa de Israel;

  6 Nem a diversos povos de profunda linguagem, e de língua desconhecida, cujas palavras não possas entender; e se aos tais foras enviado, eles te ouviriam.

  7 Mas os da casa de Israel não te querem ouvir a ti; porque me não querem ouvir a mim; porquanto toda a casa de Israel é duma fronte desavergonhada, e d’um coração endurecido.

  8 Eis-aí te dei eu uma cara mais de aço que as suas caras, e uma fronte mais sem vergonha que suas frontes.

  9 Eu te dei uma cara como de diamante e como de pederneira; não os temas, nem tenhas medo diante deles; porque é uma casa que me exaspera.

  10 E ele me disse: Filho do homem, põe no teu coração todas as minhas palavras, que eu te falo, e ouve-as com os teus ouvidos;

  11 E vai, entra para ir ter com os da transmigração, com os filhos do teu povo, e falar-lhes-ás, e lhes dirás: Eis aqui o que diz o Senhor Deus: A ver se acaso eles ouvem e cessam.

  12 E me tomou o espírito, e ouvi por detrás de mim esta voz de grande comoção: Bendita seja a glória do Senhor, que se vai do seu lugar.

  13 E ouvi outrossim o estrondo das asas dos animais, que batiam uma contra a outra, e o estrondo das rodas que seguiam aos animais, e um sonido de grande estrépito.

  14 Também o Espírito me levantou, e me levou consigo; e eu me fui cheio de amargura na indignação de meu Espírito; porém a mão do Senhor estava comigo, confortando-me.

  15 E fui ter com os cativos junto ao montão dos trigos novos, ajuntando-me com aqueles que moravam junto do rio Cobar, e assentei-me onde eles estavam assentados; e fiquei ali sete dias no meio deles, todo melancolizado.

  16 E passados que foram os sete dias, foi dirigida a mim a palavra do Senhor, a qual dizia:

  17 Filho do homem, eu te dei por atalaia à casa de Israel; e tu ouvirás da minha boca a palavra, e lha anunciarás a eles da minha parte.

  18 Se dizendo-te eu que digas ao ímpio: Infalivelmente morrerás; tu lho não anunciares, e não lhe falares, para que ele se tire do seu caminho ímpio, e viva; morrerá o mesmo na sua iniquidade, mas eu requererei da tua mão o seu sangue.

  19 Se pelo contrário anunciares tu isso ao ímpio, e ele se não converter da sua impiedade, e do seu ímpio caminho; morrerá ele por certo na sua iniquidade, e tu livraste a tua alma.

  20 Mas também se o justo deixar a sua justiça, e cometer a iniquidade; eu porei diante dele uma pedra de tropeço, ele morrerá, porque tu lho advertiste; morrerá no seu pecado, e não ficarão postas em lembrança as suas ações de justiça, que obrou; mas eu requererei da tua mão o seu sangue.

  21 Se pelo contrário advertires tu ao justo, para que o tal justo não peque, e ele não pecar; viverá a verdadeira vida, porque tu o advertiste e assim livraste a tua alma.

  22 Então se apoderou de mim a mão do Senhor, e ele me disse: Levantando-te, sai ao campo, e lá falarei contigo.

  23 Eu pois levantando-me saí ao campo; e eis que estava ali a glória do Senhor, como a glória que vi junto ao rio Cobar; e me prostrei com o rosto em terra.

  24 E o Espírito entrou em mim, e me firmou sobre os meus pés; e me falou, e me disse: Entra, e encerra-te no meio da tua casa.

  25 E tu, filho do homem, sabe que eles te têm deitado sobre ti cadeias, e te ligarão com elas; e tu não sairás do meio deles.

  26 E eu farei que a tua língua se pegue ao teu paladar e ficarás mudo, e não como varão que repreende; porque é casa que exaspera.

  27 Mas depois que eu te tiver falado, abrirei a tua boca, e tu lhes dirás: Isto diz o Senhor Deus: O que ouve, ouça; e o que descansa, descanse; porque é casa que exaspera.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir