5 Passado isto, entraram Moisés e Arão, e disseram a Faraó: Estas cousas diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me faça sacrifícios no deserto.
2 Mas ele respondeu: Quem é Senhor, para que eu ouça a sua voz, e deixe ir a Israel? não conheço o Senhor, e não deixarei sair a Israel.
3 E prosseguiram dizendo: O Deus dos Hebreus nos chamou, para que vamos caminho de três dias pelo deserto, e ofereçamos sacrifício ao Senhor nosso Deus, não suceda que venha sobre nós peste ou espada.
4 O rei do Egito lhes respondeu: Moisés e Arão, porque distraís vós das suas obras ao povo? Ide para as vossas tarefas.
5 E disse Faraó: O povo desta terra é muito; bem vedes que a multidão se aumentou; quanto mais se os aliviardes dos trabalhos?
6 Naquele dia pois deu o rei esta ordem aos Prefeitos das obras, e aos Exatores do povo, dizendo-lhes:
7 Não torneis a dar palha, como antes, a este povo para fazer tijolo; sejam eles mesmos, os que ajuntem a palha.
8 E não deixeis de os executar pela mesma quantidade de tijolo, que antes davam, sem lhes diminuir nada; porque eles estão ociosos, e por isso gritam, dizendo: Vamos, e façamos sacrifícios ao nosso Deus.
9 Sejam oprimidos com trabalho, e cumpram com ele, para que não deem ouvidos a palavras mentirosas.
10 Saíram pois os Prefeitos das obras, e os Exatores e disseram ao povo: Assim o diz Faraó: Não vos dou mais palha;
11 Ide, e ajuntai-a, se em algum lugar a puderdes achar; e nem por isso se diminuirá alguma coisa do vosso trabalho.
12 Espalhou-se pois o povo por todo o Egito a ajuntar palha.
13 E os Prefeitos das obras instavam com eles, dizendo: Dai todos os dias a mesma quantidade de tijolo, que costumáveis dar, quando se vos punha pronta a palha.
14 Aqueles pois, que estavam encarregados das obras dos filhos de Israel, foram açoitados pelos exatores de Faraó, os quais lhes diziam: Porque não destes vós nem ontem, nem hoje, a mesma quantidade de tijolo, que dáveis antes?
15 E vieram os inspetores dos filhos de Israel, e gritaram com Faraó, dizendo: Porque maltratas tu assim os teus sevos?
16 A palha já se nos não dá, e se nos manda fazer tijolo na mesma quantidade; eis aqui nós, que somos teus servos, somos açoitados, e iniquamente se procede contra o teu povo.
17 Faraó lhes respondeu: Estais ociosos, e por isso dizeis: Vamos fazer sacrifícios ao Senhor.
18 Ide pois, e trabalhai; não se vos há de dar palha, e vós cada dia haveis de pôr pronta a mesma quantidade de tijolo.
19 Assim os que estavam incumbidos das obras dos filhos de Israel, se viam em aperto por se lhes haver dito: Nada se há de diminuir do número dos tijolos, que haveis de dar cada dia.
20 E topando com Moisés e Arão, que estavam defronte, quando eles saíam da presença de Faraó,
21 Lhes disseram: O Senhor veja, e ele seja o juiz porque vós fizestes, que nós cheirássemos mal diante de Faraó e de seus servos, e lhe metestes a espada na mão para nos matar.
22 Moisés tornando-se para o Senhor, lhe disse: Senhor, porque afligiste a este povo? porque me enviaste?
23 Pois desde que eu me apresentei diante de Faraó, para lhe falar em teu nome, ele atormentou o teu povo, e tu os não livraste.
Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.