O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice |  Princípio  | Continuar

Esther

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 6

(Versículos e sumário)

  6 Passou o rei aquela noite sem dormir, e mandou que lhe trouxessem as histórias e os anais dos tempos precedentes. E quando eles se liam diante dele,

  2 Chegou-se àquele lugar onde estava escrito como Mardoqueu tinha avisado da conjuração dos eunucos Bagathan e Tharés, que haviam intentado assassinar o rei Assuero.

  3 O que tendo ouvido o rei, disse: Que honra e que recompensa recebeu Mardoqueu por esta fidelidade? Os seus servos e ministros lhe disseram: Não tem recebido a menor recompensa.

  4 E o rei imediatamente disse: Quem está na antecâmara? Porque Aman havia entrado no quarto interior da casa real, para sugerir ao rei que mandasse por a Mardoqueu no patíbulo, que lhe tinha preparado.

  5 Responderam os criados: Aman está na antecâmara. E disse o rei: Entre.

  6 E havendo entrado, lhe disse: Que deve fazer-se com aquele homem, a quem o rei deseja honrar? E Aman pensando no seu coração, e crendo que o rei a nenhum outro queria honrar, senão a ele,

  7 Respondeu: O homem, a quem o rei deseja honrar,

  8 Deve ser adornado de vestiduras reais, e montar sobre um cavalo, dos de que se serve o rei, e levar sobre a sua cabeça a coroa real,

  9 E que o primeiro dos príncipes, e dos grandes do rei leve pelas rédeas o seu cavalo, e indo pela praça da cidade, diga em alta voz: Assim é que será honrado todo aquele a quem o rei quiser honrar.

  10 E disse-lhe o rei: Vai depressa, e tomando o manto real, e o cavalo, faze tudo que tens dito ao Judeu Mardoqueu, que está assentado diante das portas do palácio. Vê não deixes de fazer coisa alguma das que disseste.

  11 Tomou pois Aman o manto real, e o cavalo, e tendo vestido a Mardoqueu na praça da cidade, e depois de o montar a cavalo, ia ele diante, e clamava: De tal honra é digno aquele a quem o rei quiser honrar.

  12 E voltou Mardoqueu para a porta do palácio; e Aman se recolheu a toda a pressa para sua casa, chorando e com a cabeça coberta;

  13 E contou a Zarés sua mulher, e aos amigos tudo o que lhe tinha acontecido. E os sábios, com quem ele se aconselhava, e sua mulher lhe responderam: Se este Mardoqueu, diante do qual tu começaste a cair, é da linhagem dos Judeus, tu não lhe poderás resistir, mas cairás diante dele.

  14 Ao tempo que eles ainda falavam, chegaram os eunucos do rei, e o obrigaram a ir à pressa ao banquete, que a rainha havia preparado.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir